PDA

View Full Version : datos para orientar antena

yorugua
02-02-2009, 01:41 AM
Buenas noches gente, pregunta de novato con todas las letras, donde puedo encontrar informacion sobr como orientar la antena para los diferentes satelites.
Ya aprovecho, por alli lei algo de LNBF , es cierto que con ellos podria tener senal de varios satelites, me pueden aclarar; o informarme de otro metodo para podr sintonizar otros (me comentaron que quizs colocando un motor a la antena esto podria ser posible).....
Gracias por la paciencia, y la ayuda

cordial abrazo.

Yorugua

Moster2
02-02-2009, 01:52 AM
sobre eltema de orientar la antena es muy cencillo, solo tienes que saber a que satelite quieres apuntar y entras aca http://brasilsatdigital.com.br/alinhe/index.php le pones los datos del satelite y la ciudad en donde estas y te da la inclinacion de la antena, el azimut y los grados que debes darle al lnbf. te comento que como es una pagina brasilera solo tiene ciudades de brasil , pero en mi caso estoy a 70 km del Chuy y lo pongo como la ciudad y te da un error casi imperseptible,

bueno comentanos que equipo tienes y que antena asi te podemos alludar un poco mejor

salu2 desde Castillos - Rocha- Uruguay

Moster

yorugua
02-02-2009, 02:19 AM
Estimado Moster2, te quedo muy agradecido por tu respuesta, te cuanto que tengo un AZ America S810 con una antena S+ de 90 cm y un LNB S+ LOQD PLUS que dice N>F: 0.2db y Gain: 59 db. Como decia tengo muy poca idea de todo esto , pero me parece facinante, asi que todo dato que tengas la amabilidad de pasarme lo agradere grandemente.

Permitime decirte que soy ferviente consumidor de las bellezas de toda la costa Rochense, vine de Barra de Chuy hace apenas una semana, yo estoy en costa de oro de canelones.

Un cordial abrazo.

Fernando "Yorugua"

Teamember
02-05-2009, 05:18 PM
Herramienta online muy util para el apuntamiento a satelites:

DISH POINTER ('http://www.dishpointer.com')

yorugua
02-15-2009, 05:35 PM
Estimados amigos, realmente al borde de la frusteacion, no he conseguido poder acceder a ningun sat, aun siguiendo las orientaciones y uso de las herramientas que me han hecho llegar.
Hago rapida descripcion del equipo que tengo y los pasos seguidos:
Equipamiento
*Unidad AZ America modeo S810
*LNB S+ de 4 salidas
*Antena S+ de 90 cm
Pasos realizados
*Antena fijada a 49,5 grados de elevacion (usando para ello nivel para obtener la vertical y con semicirculo se coloco el varal que sostiene el LNB , tomando la medida de la eleacion el la parte trasera de dicho varal)
*Medianto el uso de Compas de oriento la antena apenas a la izquierda del Norte magnetico, realizando una busqueda a Izquierad y derecha del Norte sin exito alguno, (me fue proporcionado una Sat Finder que no me ha sido de ayuda alguna).
*Realice la bajada de achivo " S810_V1.16B6_24122008.abs" lo descomprimi en la raiz del pendrive y segui los pasos indicados por el amigo "AmericaBox" en su post "Como Atualizar o AZ-America S810" de fecha 01 febrero 2009.

Si les fuera posible, aportarme alguna idea, pues tal es la frustacion que he considerado el devolver el equipo. Desde ya muchas gracias por todo aporte que me pudieran hacer llegar.

Un cordial abrazo Fernando "Yorugua" ?( ;( :thumbdown: :?: :?: :?: :?:

zeheno
02-15-2009, 08:38 PM
Amigo yorugua, me desculpe por postar em português mas meu "portunhol" és mui malo.
Veja... o satélite está lá em seu lugar e se voce não está conseguindo apontar não pode culpar o receptor por isso.
Vamos por partes, como diz sempre o esquartejador.
Primeiro: configurou o lnbf corretamente? Se ele estiver configurado errado não encontrará sinal mesmo corretamente apontado. Verifique a configuração do lnbf.
Segundo: a posição do lnbf está correta? lembre-se que ele deve ser alinhado ao satélite e de acordo com a sua localização isso pode variar. De uma maneira aproximada, coloque-o na posição 7 horas do relógio.
Terceiro: Colocou o último FW porém nesses últimos dias tivemos mudanças nos transponders. Pode ser que tenha escolhido algum transponder que não dará sinal por estar configurado errado. Para um bom apontamento sugiro colocar o transponder 11015 Horizontal 28888 SR, fec 3/4 (este último como automático no az-america).
Vá com calma que vale a pena perder um pouco de tempo e deixar seu canteiro florido. E tenha paciência no apontamento pois o satélite que irá apontar está a 38000km de distância portanto o apontamento tem que ser o mais correto possível.
Tenha paciência que vale a pena!

zeheno
Copywrite by pipitu 8o

yorugua
02-15-2009, 10:30 PM
Prezado Zeheno, obrigado por su respuesta, podra comprobar que mi Portugues seguramente es aun peor que lo que piensas de tu "Portunhol".
Finalmente y haciendo caso a tu consejo, el jardin esta pleno de flores.
Muito Obrigado por la mano que me tiendes y espero poder serte tan util como lo has sido tanto tu como los demas amigos de foro, siempre dispuestos a echar luz sobre las (sin duda) tontas preguntas de los "Novatos".
Esta realmente muy bueno el resultado, me falta probar con una cabo HDMI que segun e leidos en los post mejora aun mas la imagen.

Te mando un cordial saludo y muchas gracias de nuevo.

Yorugua. :D :thumbup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

HackJR
02-16-2009, 03:14 AM
Já o meu caso... :thumbdown: eu e um amigo (tb aprendiz ) passamos o domingo inteiro revendo alguns detalhes e apontando antena, e NADA. Acabamos com todas as latinhas, e NADA. :D
Minha antena é uma offset de 90cm e estou no *Ama zonas* tentando apontar para o dito cujo. :rolleyes: Deve estar sobre minha cabeça. Mas surgiu uma dúvida: o b r a s i l s a t d i g i t a l indica uma elevação de 86,6graus (que é até coerente como mostrado a seguir), mas em outros foruns disseram que a elevação mostrada nesse site é somente para antenas focal point.

Satélite: Amazonas
Latitude: -3.10º / Longitude: -60.02
ºAzimute (Norte Verdadeiro): 342.447 º
Azimute (Norte Magnetico): 355.941 º
Elevação da Antena: 86.169 º
Distância do Satélite: 35798.09 Km
Inclinação do LNB: -17.52 º

Nos cálculos do site w**. r a g i o.com. b r , ao escolher antena offset de 90cm a elevação fica em 63,27 graus. ?( Qual é o correto?
O mastro da anena está bem aprumado. Tentei de tudo para ambas elevações e não obtive sucesso. Vou ver se arrumo um tranferidor e um pêndulo para me certificar da elevação da antena. Não achei aquela graduação da mesma confiável. E uma bússola será muito bem-vinda. :DPara o azimute apelei para o d i s h p o i n t e r. Peguei a quina da casa do vizinho como referencia, mas não deu certo.

Só mais uns detalhes: no setup a opção 0/12V tem que estar ligada? E lá no menu Other, a alimentação do LNB tem que estar ligada? Tentei tudo. :wacko:
É normal a força ficar oscilando entre 44 e 45% e a qualidade entre 4 e 5%, independente do S810 estar conectado a antena? O meu nunca sai disso. Não dá nem pra saber se o lnbf tá danificado ou nao (o meu é novo).

Pessoal, paciência com este "ainda" inexperiente leigo em apontamento. Mas um dia eu chego lá. :D Com a ajuda dos companheiros deste ótimo forum, claro.

Grato. :)

zeheno
02-16-2009, 10:27 AM
HackJR, para não confundir, utilize os dados de um dos sites que disponibilizam esses dados. Costumo usar o dishpointer.com pois além de preciso nos dados, a imagem dá uma idéia mais clara do apontamento correto.
Entre lá no site, digite seu CEp no primeiro campo e no segundo escolha o satélite, no caso o Amz 61W.
A elevação, coloque aquela na graduação da antena (no seu caso deve ser aprox 86º), a posição do lnbf, entre 6 e 7 horas olhando de frente para a antena e a direção da antena, veja o lado que o dishpoiter mostra. Garanto que não gasta mais que uma caixinha de latas para conseguir as flores.

zeheno

HackJR
02-16-2009, 11:51 AM
Zeheno, foi justamente o eu fiz, ontem a noite. O ceu estavá bem estrelado, lindo. :D A "patroa", depois, até subiu na lage comigo, e sob sob a luz das estrelas pintou um clima. :love: Só ela mesmo para me acalmar. Eu já estava fica put* comigo mesmo por não conseguir achar o sinal do bendito AMZ. :pinch:

Mas para tirar as prova dos nove, vou ver se consigo hoje um transferidor e uma bússula.
E quanto as configurações do S810..., deixei on. Fiz certo?

Muito obrigado. :)

Simpro
02-16-2009, 01:02 PM
...vou ver se consigo hoje um transferidor e uma bússula.
Amigo hacker, vc precisa principalmente de uma bússola . Use os dados do norte magnético para encontrar o azimute.Como o zeheno explicou, olhando de frente a antena coloque o lnb na posição entre 6 e 7 Horas(fazendo analogia com os ponteiros de relógio), neste caso o conector do lnb , estará apontado para a esquerda e para baixo. Com ele fixado nesta posição , e o azimute também fixado no valor indicado, basta ir inclinando lentamente a parabola para cima e para baixo, em torno do ponto recomendado, assim fica mais fácil encontrar o satélite . Use o TP 11015 para começar. Quantos aos dados do BRSATDig, a única diferença é entre a posição 0º do lnb ku e o focal point ou multiponto da banda C. Porque na posição vertical do lnb ku com o conector apontado para baixo(6H), se refere à posição 0º.No caso do monoponto ou multiponto vc deverá colocar o ferro redondo interno que atravessa o tubo(guia de onda) do lnb, inicialmente na posição vertical em relação a linha vertical central da antena , esta é a posição 0º, à partir daí é que deverá ser contado os gráus de inclinação recomendados.A diferença é só esta. Abs. Simpro

Simpro
02-16-2009, 01:04 PM
correção : onde está escrito focal point, leia-se monoponto.

HackJR
02-16-2009, 04:40 PM
Grato pelas dicas colega Simpro ('http://www.az-world.net/wbb3/index.php?page=User&userID=21'). :)

Já estou com a bússula e inclinômetro (tranferidor + pêndulo :D ). Já conferi o azimute e bateu certinho com a referencia que usei a partir do D I S H P O I N T E R. Quanto a elevação da antena, agora sim entendi. Usando o inclinômetro há diferença de cerca de 22º entre a focal point e a offset. Aquela graduação na base da antena offset já compensa isso, portanto é válido usar o ângulo de 86.16º indicado pelo B R A S I L S A T D I G, somente usando a graduação da base.
Quanto a inlinação do lnbf, não resta dúvida. ele já está paralelo ao ponteiro das horas quando este marca 6:35h. ;)
Já revi as conexões e cabos e amanhã vou usar outro lnbf universal. Como ainda não consegui nem fazer cóssegas no sinal, tenho receio de que meu S810 possa ter algum defeito, pois ele veio com a parte superior um pouco amassada. :huh:

Só me restam as dúvidas quanto a tela de setup: 0/12V e LNB Power on ou off.

Mais uma vez, obrigado.

capues
02-16-2009, 05:59 PM
Como ainda não consegui nem fazer cóssegas no sinal,

Seria interessante fazer uso de um Satfinder, e caso tenha outro deco similar para AMZ, usa-lo, pois pode esta usando um TP com SR antigo e por isso nao obtem sinal.

Se nao tiver como usar outro deco no apontamento ou sat finder, cadastre manualmente os tp: 11015 H 28880 e 12132 H 28880 (ideal pra ajuste fino)

Na tela onde tem a lista de TP so olhar a legenda pra Adicionar e deixando o TP selecionado abaixo tem uma barra que indica a FORÇA e QUALIDADE do SINAL.

Como ja tem o azimute o lance sera mesmo mover a antena verticalmente a procura de sinal, movendo ela milimetricamente.

Boa Sorte

HackJR
02-16-2009, 09:19 PM
Se nao tiver como usar outro deco no apontamento ou sat finder, cadastre manualmente os tp: 11015 H 28880 e 12132 H 28880 (ideal pra ajuste fino)

Obrigado pela ajuda colega capues ('http://www.az-world.net/wbb3/index.php?page=User&userID=28'). :)

Então... eu já havia cadastrado alguns TP manualmente (seguindo recomendação do "brodi" de manguaça Mamado :D ). Estou tentando tanto com o 11015 H 28880 quanto o 11015 H 28888.
Infezliemente não tenho como conseguir outro deco. Mas amanhã vou usar outro lnbf. Mas pelo que percebo o problema está é nessa peça que vos escreve. :D Preciso tentar mais. E com elevações mais milimetricas e suaves ainda. Afinal... uma variação de 1grau percorre uma distância kilométrica no céu. Haja paciência e latinhas, muitas. Cruel é o Sol aqui no Norte do país que está de lascar. Aqui no trampo estão todos me achando muito moreno, bronzeado, achando que meu final de semana foi ótimo. 8o Fiquei foi frustrado. :huh: Mas vou conseguir. :thumbup:

AminoAcido
02-16-2009, 10:52 PM
Estimados, para posicionar nuestra antena, les sugiero usar la página http://www.dishpointer.com/ ('http://www.dishpointer.com/') , asocia nuestra dirección con los mapas de Google.

Para los amigos de MVD Uruguay y el Sat. Amazonas, los datos orientando en el centro geométrico de la ciudad es:

Your Location Satellite Data Dish Setup Data
Latitude: -34.8847°
Longitude: -56.1660°

Name: 61.0W Amazonas
Distance: 37136km Motor Latitude: -34.9°
Declination Angle: 5.6°
Dish Elevation: °
Elevation: 49.2°
Azimuth (true): 351.6°
Azimuth (magn.): 360.9°
LNB Skew [?]: -6.9° Dish Skew [?]: 90.0°

Coloque una dirección a 20 km de distancia y la diferencia es mínima,en los decimales solamente.

Un dato práctico con las Antenas S+ , es que el ángulo del brazo de soporte del LNB con respecto al plano horizonatal es de 42.5ª

Saludos a todos

HackJR
02-17-2009, 02:03 PM
Finalmente meu jardim floriu! 8o :thumbsup: Nunca havia achado as flores tão lindas!!! A Natureza é bela! :love:

Hoje a primeira coisa que fiz foi trocar o lnbf por um de mesma marca/modelo e ajustar bem o azimute pela bússula e a elevação pelo inclinômetro. Então liguei o S810 e sem mexer mais em nada... pimmmmmmmmmmm. :D Força90% e qualidade em 80%. Depois vou fazer o ajuste fino, pois estou com cerca de 100 canais ainda.

Obrigado a todos pela consideração e pronta ajuda. :)

capues
02-17-2009, 04:12 PM
Depois vou fazer o ajuste fino, pois estou com cerca de 100 canais ainda

Experimente fazer um reset de Fabrica, nele tem no menu algo que faça de Valor... ai fala la que vai apagar os canais e tal, vc mandar fazer, e ele reinica, volta em ingles, reajusta ele, pro sat AMZ e LNB universal, vai na lista de TP, acha uma frequencia que tenha sinal, na legenda tem la Buscar (botao AZUL) manda fazer ele acha uns 19 canais, quando sair no exit e exit e chegar no canal, vai aparecer uma pergunta se deseja fazer um autoupdate, escolha sim, ele vai fazer uma busca por todos os tps e trazer os canais, deixa na bobo sp em 3 min ta linduuuuu

Faz ai e diga o resultado