View Full Version : F90 - Problema no áudio digital óptico? Saída SPDIF? Leia aqui!
thundergui
01-25-2010, 12:46 PM
================================================== ===
Você liga seu F90 no seu receiver/home theater pela saída digital óptica (saída SPDIF)? E está com problema de não ter áudio em nenhum canal? Ou o áudio está bem estranho (p. ex. 2.0 funciona picotando e em 5.1 nunca funciona)? Então leia este tópico inteiro.
Em especial veja os posts 103, 104 e 105:
http://www.az-world.net/forum/showpost.php?p=55058&postcount=103
http://www.az-world.net/forum/showpost.php?p=55060&postcount=104
http://www.az-world.net/forum/showpost.php?p=55065&postcount=105
e todos que vêm em seguida deles.
IMPORTANTE:
- esse é um problema identificado, mas talvez o seu problema seja outro! Talvez até mesmo seu cabo que está quebrado ou mal encaixado.
- a fábrica do LexuzBOX já foi informada do problema para evitar repetí-lo novamente.
OXBOX
Ae galera estou com o seguinte problema no Ferr4ri 90:
Não sai som pela saída ótica.
Minha ligação aqui é a seguinte:
HDMI-F90 > TV
SPDIF-F90 > RECEIVER
mas galera não sai som nenhum pelo spdif, somente pelo vermelho e branco básico, já tentei colocar o aáudio como BS OUT mas não adianta.
No anúncio de varios sites diz ter saida 5.1 otica e coaxial, mas não achei saida spdif coaxial atrás dele.
Espero que me ajudem pois sou fanático por som e quero desfrutar o máximo do aparelho e de meu home theater.
lfcastilhos
01-25-2010, 03:44 PM
Estamos no mesmo barco então, pois temos ambos os mesmos problemas e a mesmo sonho de poder ouvir som 5.1 pela saída spdif.
Esse é um bug conhecido do F90 que eu espero que seja resolvido logo, então não adianta, vamos ter de aguardar um novo firmware e rezar para que funcione.
Também estou com meu HT um Pioneer parado aqui.
thundergui
01-25-2010, 04:31 PM
nossa cara o meu também é pioneer...
eu vi pessoas relatando que funcionou o spdif... seria uma incompatibilidade com a pioneer?
lfcastilhos
01-25-2010, 05:05 PM
Não creio que seja uma incompatibilidade.
Creio ser algo no Lexuz mesmo.
Já vi muito relato de pessoal reclamando que não funciona e alguns relatos de que funciona.
Espero ser um problema de firmware mesmo e que esteja solucionada logo.
Afinal essa saída spdif é uma das vantagens do F90 frente ao F36, mas ela no mínimo tem que funcionar.
thundergui
01-25-2010, 07:11 PM
é cara, mas que coisa, tomara que seja firmware mesmo, mas se fosse por quê funciona para algumas pessoas e para outras não?
lfcastilhos
01-25-2010, 07:25 PM
Boa pergunta.
Eu também gostaria de ter essa resposta.
O importante é testarmos, eu tenho uma placa de som com entrada spdif.
Fiz uns testes usando ela e também não tive sucesso.
Tenho outros 2 aparelhos conectados nesse Pioneer usando spdif e ambos funcionam, já troquei cabos e nada.
Pode ser um problema de hardware, se for isso só trocando o deco.
Mas o que me intriga e ao mesmo tempo me alivia é o relatos de outras pessoas que reclamam o mesmo problema, sendo que já foi reportado como bug e certamente o team dará uma investigada nesse assunto.
thundergui
01-25-2010, 07:45 PM
é vamos ter que ficar na torcida... bom de qualquer jeito eu vou chamar um cara aqui para apontar minha antena da sky(alem do lexuz comprei 2 azamericas no paraguay), dai vou dar uma perguntada pra ele, quem sabe ele tem conhecimento desse problema ou da solução.
voce disse que testou na placa de som, certeza que ela tinha entrada spdif? porque é dificil placas de som terem entrada spdif, normalmente elas tem saída.
lfcastilhos
01-25-2010, 07:49 PM
Sim, é uma Sound Blaster X-Fi Titanuim.
Tem spdif in e out.
thundergui
01-25-2010, 08:02 PM
putz, estou achando que o problema é de hardware mesmo, mas vamos aguardar né, com o áudio 2.0 mesmo, fazer o que...
thundergui
01-25-2010, 08:07 PM
ah cara, e outra coisa, eu vi em algum sites que vendem o f90 dizer ter saida spdif coaxial, mas atrás nao tem merda nenhuma de saida coaxial...
lfcastilhos
01-26-2010, 07:49 PM
Acho que não é hardware, acho que é firmware mesmo.
Vi muita gente comentando que a saída não funciona.
Esse modelo realmente não tem saída de audio coaxial. Sei que o F40 tem uma maneira de criar um saída de audio digital a partir da ótica. Tem explicado no Kit de Sobrevivência do F40.
Não dá pra acreditar muito nesses sites que anunciam o F90. Vendedor sempre gosta de exagerar um pouco e bota uma lista de características que o deco não tem.
Já vi gente dizendo que o mediaplayer dele toca tudo.
thundergui
01-26-2010, 08:36 PM
castilho, sabe onde encontro a lista de formatos que o media player dele lê? será que le legenda srt? ou video 264?
lfcastilhos
01-26-2010, 08:38 PM
Acho que só lê mpg e o formato que ele grava.
Nada mais, não creio que tenha suporte a legendas.
thundergui
01-26-2010, 08:50 PM
ponto pro azbox hd nesse quesito... ele le MKV e legendas srt
oxbox
01-26-2010, 09:08 PM
ponto pro azbox hd nesse quesito... ele le MKV e legendas srt
Lógico.
Mas não se esqueça:
- F90 é receptor cabo; AzCaixa é receptor e centro multimidia.
- F90 custa US$190; AzCaixa em modelo mais simples com placa pra cabo custa US$350.
thundergui
01-27-2010, 10:10 AM
isso é culpa da b0b0 hd e do áudio spdif, se tivesse b0b0 hd no meu lexuz e o audio spdif tivesse funcionando eu nao taria reclamando hehe :D
lfcastilhos
01-27-2010, 03:35 PM
Tem todo direito de reclamar, afinal comprou o deco para usar essa funcionalidade só que ela simplismente não funciona.
Eu acho frustante.
romeufbn
01-28-2010, 08:18 PM
Prezados, fiz um teste no meu r.e.c.e.i.v.e.r O.N.K.Y.O e funcionou corretamente. Mas as flores H>D.s que continuaram m.u.d.o.s mas o bobo normal funcionou.
lfcastilhos
01-29-2010, 10:17 AM
Prezados, fiz um teste no meu r.e.c.e.i.v.e.r O.N.K.Y.O e funcionou corretamente. Mas as flores H>D.s que continuaram m.u.d.o.s mas o bobo normal funcionou.
Tá usando HDMI dele tb?
Por curiosidade, posta aqui as configurações que vc está usando.
Tipo se é 1080i50, usando HDMI ou Video composto. Etc....
asdjkl
01-29-2010, 12:19 PM
Aqui não funcionou.
Tenho um receiver Yamaha HTR-6230 com um F-40 com a saída SPDIF funcionando perfeitamente.
Desliguei o F-40 desconectei os cabos e instalei o F-90 no lugar, não saiu som nenhum, testei tanto com BS-OUT quanto LPCM, com aquela opção que tem logo abaixo não lembro o nome e estou no trabalho se não me engano era "handdle em" tanto em ON e em OFF e não teve jeito. Aproveitando a pergunta alguém sabe para que serve esta opção. A testei tanto em 720p60 quanto em 1080i60
Qual o próximo passo, tentarei pegar o som via a saída SPDIF da TV (Sony Série Z), o F-90 esta ligado via HDMI nela, vamos ver se assim funciona, mas não adianta só ter som tem que funcionar o 5.1 senão prefiro deixar o F-40 na sala e deixar o F-90 no quarto até consertarem este problema.
Se tiverem alguam outra idéia para testar é só falar.
abraços
oxbox
01-29-2010, 12:26 PM
Meu povo!
Que tem pau no F90/S900 com SPDIF, com certeza tem. Olhando o changelog de clones deles vi que alguns problemas foram corrigidos somente em firmware mais nova (que ainda não é utilizada pelo Team aqui). O negócio é aguardar pra ver se um dia resolvem.
Mas por enquanto é legal mesmo quem tem o problema e quem não tem relatar sua instalação:
- liga o audio do F90 por HDMI ou cabo optico ou cabo coaxial?
- liga em qual marca/modelo de receiver/home theather/placa de som/etc?
- configura como no menu do F90?
- configura como nas opções do seu receiver/home theather/placa de som/etc?
- funciona/não funciona o audio em todos os canais? Os só stereo? Os 5.1?
Se todos responderem tudo do acima, fica mais facil entender o problema e talvez formas de contornar enquanto não tem uma solução de firmware mesmo.
thundergui
01-29-2010, 03:38 PM
cabo optico no HT e HDMI na TV
PIONEER(não lembro o modelo)
ja tentei de todos os jeitos possíveis
ja tentei de todos os jeitos possíveis
não sai nem um resquício de som
lfcastilhos
02-01-2010, 06:29 PM
cabo optico no HT e Video composto na TV
Pioneer VSX-1016TX
BS-Out e PCM ambos não sai nada de som, só a luz
conforme manda o figurino, configura o HT para digital input, funciona direitinho com o receptor de TV digital DTV
nenhum canal funciona
OXBOX
O que diz nesse changelog que vc mencionou acima?
thundergui
02-07-2010, 11:02 AM
castilhos, da uma testada com sua placa de som agora com o novo firmware BETA pra ver se tem algum sinal de solução. estou achando que são as unidades que vieram com algum defeito... o cara do TEAM falou que não viu nenhuma unidade com esse problema.
lfcastilhos
02-08-2010, 10:34 AM
Farei um teste essa semana, mas pelo que vi ainda tem muita gente reclamando que mesmo com o novo firmware o SPDIF não funciona.
Apenas 1 user relatou sucesso.
fabiorb
02-12-2010, 01:11 AM
Bom... também nada de som Spdif, mas sai som da maioria dos canais através do HDMI.
Sony Muteki 1500 - 6.2
Configura o HT para digital input, funciona com a TV e com receptor da op.
Funciona a maioria dos canais stereo via HDMI com exceção: blobo e alguns HD.
Por spdif nenhum, nem sinal, nem xiado! rs
oxbox
02-12-2010, 01:20 AM
Funciona a maioria dos canais stereo via HDMI com exceção: blobo e alguns HD.
Por spdif nenhum, nem sinal, nem xiado! rs
Só pra confirmar o entendimento.....funciona stereo na TV, quando liga o F90 nela via HDMI, certo?
E aproveitando....sua TV tem saida SPDIF? Se sim, se vc ligar o F90 na TV por HDMI e a TV no Receiver via SPDIF, rola 5.1?
asdjkl
02-12-2010, 08:05 AM
Só pra confirmar o entendimento.....funciona stereo na TV, quando liga o F90 nela via HDMI, certo?
E aproveitando....sua TV tem saida SPDIF? Se sim, se vc ligar o F90 na TV por HDMI e a TV no Receiver via SPDIF, rola 5.1?
Oxbox,
cara já fiz este teste, liguei o f90 na tv via hdmi e usei a saida spdif da tv para o home, o resultado foi que nos canais sd o som funcionava sempre, já nos hds as vezes rolava o som 5.1 outras vezes não tinha som.
Outra coisa era o som do popcorn hd que quando saiu no home estava muito estranho, embora na TV estivesse normal.
lfcastilhos
02-12-2010, 10:04 AM
já nos hds as vezes rolava o som 5.1 outras vezes não tinha som
Quando vc se refere ao 5.1, vc quer dizer que ele estava mandando 5.1 via DolbyDigital?
E nos canais SD o som era PCM 2.0?
Existem aparelhos que capturam o audio do HDMI e jogam para uma saída de áudio ótpica ou coaxial. Se realmente o F90 manda DolbyDigital para o HDMI esta pode ser uma solução.
Eu estou achando que estamos é com um problema de hardware, pois para uns essa saída funciona, para outros não.
thundergui
02-12-2010, 01:43 PM
Castilho, da uma testada com a nova Beta. eu não tenho como testar agora.
lfcastilhos
02-12-2010, 06:51 PM
Nada ainda,
mas a boa é que o problema da frequencia 423 está resolvido.
Então o Team vai focar os esforços para corrigir o nosso problema.
Still have this bugs present
1 - Audio muted on some HD channels
2 - No BS output on Spdif (Multichannel source DD/AAC)
3 - Subtitles drawed high on screen ( HD sources / 720p )
4 - Fonts of epg and info without special character support (ç,ñ,à etc)
We are working on it ...wait for new updates shortly.-
thundergui
02-12-2010, 08:41 PM
ainda bem que pelo menos reconheceram nosso problema, antes nem isso.
Agora é so questão de tempo.(isso se for software ne, se nao...)
plizf
02-17-2010, 01:16 AM
Olá a todos,
Esse é meu primeiro post mas espero ajudar algumas pessoas.
Após buscar a solução para a falta de audio no spdif sem sucesso neste topico, fui mexer no meu F90 e sem querer encontrei a solução (pelo menos no meu caso).
O problema está no conector do cabo óptico do F90,basta vc alinhar o cabo para que ele funcione, no meu caso eu coloquei o cabo um pouco pra baixo e para a direita e prendi com um durex para ficar no lugar certo.
Agora estou com todos os canais funcionando o audio 2.0 e 5.1 com exceção do popcorn hagade.
oxbox
02-17-2010, 01:22 AM
Olá a todos,
Esse é meu primeiro post mas espero ajudar algumas pessoas.
Após buscar a solução para a falta de audio no spdif sem sucesso neste topico, fui mexer no meu F90 e sem querer encontrei a solução (pelo menos no meu caso).
O problema está no conector do cabo óptico do F90,basta vc alinhar o cabo para que ele funcione, no meu caso eu coloquei o cabo um pouco pra baixo e para a direita e prendi com um durex para ficar no lugar certo.
Agora estou com todos os canais funcionando o audio 2.0 e 5.1 com exceção do popcorn hagade.
Opa! Boa dica!
Isso significa 2 coisas:
- os cabos que o povo tá usando tão com uma construção muito variável, OU
- o F90 em alguns casos tá com o conector meio desalinhado.
De um jeito o outro sua dica é muito boa! Negócio é o povo tentar mexer pra lá, pra cá, etc. e ver se rola som. Só toma cuidado pra não estragar o conector do F90.
E pra quem não tem stress de garantia, talvez vale a pena abrir o deco e olhar o conector por dentro....ver se arruma um eventual desalinhamento.
plizf
02-17-2010, 01:25 AM
Opa! Boa dica!
Isso significa 2 coisas:
- os cabos que o povo tá usando tão com uma construção muito variável, OU
- o F90 em alguns casos tá com o conector meio desalinhado.
De um jeito o outro sua dica é muito boa! Negócio é o povo tentar mexer pra lá, pra cá, etc. e ver se rola som. Só toma cuidado pra não estragar o conector do F90.
E pra quem não tem stress de garantia, talvez vale a pena abrir o deco e olhar o conector por dentro....ver se arruma um eventual desalinhamento.
Detalhe, pode mexer bem de leve, não precisa forçar.
thundergui
02-17-2010, 10:08 AM
mas que coisa hehe, vou tentar aqui =O
se funcionar você é um gênio.
--------------------------------
edit: não funcionou aqui não cara.... tentei forçar o cabo pra todos os lados mesmo assim nada de som.
lfcastilhos
02-17-2010, 11:38 AM
Eu já havia tentado, inclusive já até desmontei meu deco pra dar uma olhada.
Esse conector é padrão, uma peça só, se estiver desalinhado é culpa de quem forneceu o componente.
Eu acho prudente aguardar uma posição oficial do Team, pois tem muita gente com esse problema.
jrssantana
02-18-2010, 08:37 PM
Ola srs! estou desfrutando da minha Ferrary_90 quanto ao aúdio dolby 5.1 tranquilamente, estou usando HDMI no meu sony 7.1. Além do que foi postado aqui quanto a instabilidade dos cabos de fibra óptica, o que me intriga é a respeito da saída digital RF coaxial. Na ferrary uma das opções de RF (laranja) pode ser usado tanto para saída de vídeo para tv, quanto saída digital de áudio. Apesar de não ter testado (mesmo porque não precisei) essa opção de saída RF já utilizei a partir do meu dvd sony quando estava sem porta HDMI ou fibra óptica disponíve, e tive o retorno desejado. Bom, não sei se já houve esse tipo de relato aqui, mas o que posso afirmar a respeito, é que de fato existe a opção de coaxial digital sim, a menos que nas nossas ferrarys não foram habilitados. Não tenho o habito de postar, prefiro ler e tirar minhas coclusões, mas como sou amante de audio dolby digital, arrisquei esse meu comentário. Abraços a todos os pesquisadores de plantão.
lfcastilhos
02-18-2010, 09:03 PM
Quer dizer que temos uma saída de audio digital coaxial no F90?
Mas isso realmente não está documentado em nenhum lugar.
Algum se habilita a testar?
oxbox
02-18-2010, 09:21 PM
Quer dizer que temos uma saída de audio digital coaxial no F90?
Mas isso realmente não está documentado em nenhum lugar.
Algum se habilita a testar?
No manual do irmão gêmeo não univitelino dele (S900) é explicito que a saída de vídeo é também audio coaxial. Eu não testei pra confirmar que funciona, mas no manual ao menos tá escrito.
No F90 não sei.
lfcastilhos
02-19-2010, 12:34 AM
Faz sentido, olhando o clone do S900, o Ferguson Ariva 200 que tem o mesmo layout do S900, o conector onde no S900 indica uma saída CVBS no Ferguson indica que é Coaxial Digital.
E pelo que tenho notado a convenção indica que conector de cor laranja geralmente se refere a saída de aúdio digital coaxial, não é sempre mas em geral é assim.
E no F90 o conector é laranja, bem como no meu receptor da TV digital a saída de audio digital é laranja e a de vídeo é amarela.
Agora falta alguém que se habilite a testar sem medo e tirar a prova.
Faz sentido, olhando o clone do S900, o Ferguson Ariva 200 que tem o mesmo layout do S900, o conector onde no S900 indica uma saída CVBS no Ferguson indica que é Coaxial Digital.
E pelo que tenho notado a convenção indica que conector de cor laranja geralmente se refere a saída de aúdio digital coaxial, não é sempre mas em geral é assim.
E no F90 o conector é laranja, bem como no meu receptor da TV digital a saída de audio digital é laranja e a de vídeo é amarela.
Agora falta alguém que se habilite a testar sem medo e tirar a prova.
Não sou bom com essa estória de cabos, se puderem me ajudar a entender, tenho o meu F90 HD, ligado via cabo HDMI em uma Tv full HD com home theater embutido, pergunta:
Quando ligo via HDMI, já não estou recebendo som em 5.1 quando disponível?
Se não que cabo de audio, tenho que usar no F90 HD para ter audio digital coaxial, ligando a Tv ao F90 hd.
Grato.
lfcastilhos
02-19-2010, 10:23 AM
Levi,
Tem que ver qual o modelo da TV e se a mesma possuí decoders DolbyDigital, pois muitas vezes a TV é na verdade um sistema surround que a empresa vende como se fosse um HomeTheater.
Mas se ela for mesmo capaz de decodificar DolbyDigital então teremos que ver se ela tem uma entrada de audio coaxial digital, caso contrário não teremos como testar.
Me diz qual o modelo da sua TV pra eu ver se vc já está recebendo audio digital via HDMI.
levi,
tem que ver qual o modelo da tv e se a mesma possuí decoders dolbydigital, pois muitas vezes a tv é na verdade um sistema surround que a empresa vende como se fosse um hometheater.
Mas se ela for mesmo capaz de decodificar dolbydigital então teremos que ver se ela tem uma entrada de audio coaxial digital, caso contrário não teremos como testar.
Me diz qual o modelo da sua tv pra eu ver se vc já está recebendo audio digital via hdmi.
Ai vai o modelo TV LCD 32'' 32LG80FD Full HD com Conversor Digital Scarlet Séries - LG com Home Theater Sound um sistema Multicanal de 3.1 canais com subwoofer integrado e potência de 40W. Além disso possui resolução FULL HD e conversor para TV digital integrado.
Fico no Aguardo.
lfcastilhos
02-19-2010, 05:04 PM
O que eu entendi é que ela faz downmix do DolbyDigital para os 3.1 canais dela via HDMI.
Tem um tópico no HTforum que só fala sobre ela, não tive saco de ler tudo mas o pessoal elogia o som dela.
So que infelizmente não temos como testar pois ela não tem uma entrada de áudio digital coaxial. :(
gradiador
02-22-2010, 01:18 AM
Boa noite,
Testei as entradas coaxial e optica e realmente não funcionam...:mad:
Só receiver com entrada HDMI ira conseguir audio 5.1.
Abraço
lfcastilhos
02-22-2010, 11:55 AM
Testou a saída CVBS?
Eu tenho lá minhas dúvidas se essa saída joga mesmo audio coaxial.
No Kit de Sobrevivência do F40 tem uma dica de como obter uma saída de áudio coaxial a partir da ótica.
Seria interessante se pudessemos fazer o mesmo pro F90.
flyguy
02-22-2010, 12:30 PM
CVBS = video composto
Não é SPDIF não!
osno99
02-22-2010, 04:18 PM
Boa noite,
Testei as entradas coaxial e optica e realmente não funcionam...:mad:
Só receiver com entrada HDMI ira conseguir audio 5.1.
Abraço
Tenho receiver com entrada HDMI e consigo 5.1 sem nenhum problema. Testei a saída ótica e realmente não funciona. Não sai som nenhum, nem 5.1 nem stereo. Fica mudo!
Notei que nos canais HD sem áudio AgabeoHD, Popcorn, quando ligado no HT via HDMI, os indicadores dos 6 canais de audio do home teather ficam piscando direto. Isto também acontece em alguns canais HD (multi espetaculo HD) durante alguns segundos e depois vem o som...
lfcastilhos
02-22-2010, 07:08 PM
É bom saber que o F90 passa 6 canais de som pelo HDMI.
Mas eu gostaria de saber em qual formato este áudio está sendo transferido.
Se é em DolbyDigital ou PCM multicanal?
Teu receiver reconhece o tipo de audio que está sendo transmitido?
tenho meu f90 ligado via cabo optico num home da sony, e consigo dolby digital 5.1 quando disponivel pelos canais, o unico incoveniente e´que o controle do f90 nao responde a opçao volume, sendo obrigado a utilizar o controle do home para aumentar ou diminuir o volume. obs o som fica show.
flyguy
02-23-2010, 01:11 AM
Será que o pessoal que não está conseguindo som na saída digital não está ligando na saída errada do decoder? pois ele possui um conector laranja (que é a cor padrão para áudio digital), mas que na verdade é uma saída de vídeo composto....
A saída de áudio digital do F90 é apenas pela ótica (aquela que tem uma luz vermelha).
Aqui no RJ uso a saída ótica e não tenho problema algum... DD 5.1 sempre quando disponível!
Receiver Sony, bem antigo.
asdjkl
02-23-2010, 09:34 AM
Será que o pessoal que não está conseguindo som na saída digital não está ligando na saída errada do decoder? pois ele possui um conector laranja (que é a cor padrão para áudio digital), mas que na verdade é uma saída de vídeo composto....
A saída de áudio digital do F90 é apenas pela ótica (aquela que tem uma luz vermelha).
Aqui no RJ uso a saída ótica e não tenho problema algum... DD 5.1 sempre quando disponível!
Receiver Sony, bem antigo.
Cara
pode ter certeza que liguei na saída correta, utilizo o cabo ótico (toslink na saída de luz vermelha como tu chamou ehehhe) e tenho luz vermelha na ponta do cabo porém não tem jeito de ter som no home tanto nos hds quanto nos canais sds, o home é um yamaha.
O f40 funciona perfeito nele, porém o f90 não tem quem faça o som sair via cabo ótico, já tentei de tudo que é jeito, a única maneira que consegui foi mandar via hdmi para a tv e usar a saída ótica da tv para o home, porém não gostei da qualidade do som nesta configuração, além do que as vezes dessa maneira ficava sem som nos canais HD no home embora nos autofalantes da tv funcionasse normalmente. Resultado deixei o f90 no quarto até resolverem este problema, e por enquanto deixo o f40 na sala.
Ontem estava pensando e se o problema for o conector do f90 que esta com problema pois se não me engano alguém já relatou que mexendo no cabo conseguiu som, embora comigo não tenha funcionado, então pensei em substituir o conector do f90 porém não encontrei onde comprá-lo alguém tem alguma loja em POA ou via internet para indicar, daí experimento trocar e ver o resultado.
abraços
gradiador
02-23-2010, 10:11 AM
Caro flyguy,
O decoder F90 tem 2 saidas de audio digitais,optica e coaxial.
As entradas do decoder são as seguintes;
Uma RCA (tradicional vermelha e branca)
Uma COAXIAL (saida laranja)
Uma VIDEO COMPONENTE (entrada de video,vernelha,verde e azul)
Uma OPTICA (aquela que se retira a tampinha preta)
Abraço
lfcastilhos
02-23-2010, 10:45 AM
Uma COAXIAL (saida laranja)
Pra mim essa é uma saída CVBS (Composite Video Broadcast Signal) mais conhecida como vídeo composto.
Tá bem explicito no manual, e sabemos que o único cabo que vem de fábrica com o F90 é um RCA comum.
Vc já testou essa saída pra afirmar isso?
gradiador
02-23-2010, 11:22 AM
Pra mim essa é uma saída CVBS (Composite Video Broadcast Signal) mais conhecida como vídeo composto.
Tá bem explicito no manual, e sabemos que o único cabo que vem de fábrica com o F90 é um RCA comum.
Vc já testou essa saída pra afirmar isso?
Caro fcastilhos,
Comprei a F90 a pouco tempo e te confesso que nem li o manual,apenas instalei a caixa e sai usando.Como disse em algum post atrás testei via coaxial e optica e não obtive sucesso,o audio não funcionou.
Lendo sua resposta atentamente vejo que falei besteira,o decoder tem apenas saida optica e não coaxial como informei anteriormente,mas explico meu ato falho;
A cor laranja representa o audio coaxial,e a cor amarela é saida de video.No caso da F90 ela não seguiu o padrão e colocou a saida laranja representando saida de video.
Bom,chegando em casa hoje vou fazer novos testes pela saida optica para descobrir o problema.
Obrigado pela correção fcastilhos...:)
Abraço
flyguy
02-23-2010, 11:51 AM
Bom, então fica o meu relato: aqui no RJ o meu F90 joga áudio pela saída digital sem problemas!
Receiver: Sony
F90 no modo BS OUT (no modo LPCM OUT ele solta áudio tb, porém os canais DD 5.1 ficam em estéreo apenas)
lfcastilhos
02-23-2010, 12:22 PM
Flyguy,
tu teve sorte de pegar um deco que a SPDIF funciona, tem muitos relatos de sucesso e outros vários de que o SPDIF não funciona.
Agora o que precisamos é saber se o Team está trabalhando nisso e se eles tem em mãos um deco com a spdif que não funciona, pois até onde eu sei eles não haviam encontrato um deco com esse problema.
Eu imagino que pode ser alguma problema com a revisão da board do F90, a versão do DAC de áudio, o conector SPDIF ou até mesmo o cabo que usamos.
O fato é que o problema existe, e para algumas pessoas como eu ele é um problema bem mais crítico do que o antigo problema da frequencia 423.
Mas minha questão é:
Fluguy, vc usa um cabo ótico de grife (de marca) ou um cabo genérico?
flyguy
02-23-2010, 01:02 PM
Uso um cabo genérico, que comprei já faz uns 3 anos.
Eu já acho que o problema pode ser o receiver, alguma incopatibilidade.
Qual a marca/modelo do seu?
Seria legal fazermos uma relação e ver se temos um padrão, ou se realmente é aleatório.
Abs,
flyguy
02-23-2010, 01:06 PM
Começando:
Marca: Sony
Modelo: STR-695
Cabo Ótico: Genérico
Funciona no F90: SIM
asdjkl
02-23-2010, 01:21 PM
F -90 não funcionando
Receiver: yamaha
modelo: HTR-6230
Cabo: genérico
F-40 no mesmo lugar funciona perfeito.
lfcastilhos
02-23-2010, 02:13 PM
Marca: Pioneer
Modelo: VSX-1016TX
Cabo Ótico: Genérico (tenho 2 cabos, ambos funcionam em outro equipamento)
Funciona no F90: NÃO
ace0174
02-23-2010, 06:37 PM
Só uma dica técnica para o pessoal:
A opção BS do deco, se refere à BitStream. BitStrem nada mais é do que um passthrough, ou seja, envio direto dos bits de som da fonte para a saida de audio. Isso quer dizer que o deco não irá fazer qualquer tipo de decodificação do sinal.
Se a fonte(transmissão) for DD 5.1 ele manda os bits do DD 5.1 para a saida otica, e o receiver que fará a decodificação. O mesmo vale se a fonte for DTS, ou PCM Stereo comum.
A opção PCM, eu imagino que seja o decoder realizando a decodificação do stream da fonte, seja ele qual for, e colocando em PCM Stereo. Entretanto pode ser que o firmware não esteja decodificando legal a fonte, até pq os formatos são variados, ou então que ele não esteja empacotando o PCM no formato mais compativel.
O fato de funcionar com alguns receivers e outros não indica justamente isso. Existem varios tipos de bitrate entre outras coisas para PCM, e alguns decoders podem decodificar o PCM que o deco monta, e outros não.
Finalmente, na opção bistream, se a fonte for alguma codificação mais consagrada (DD ou DTS) e não o AAC que o SBDTV usa, e se o decoder de fato fizer o passthrough, são boas as chances que seus receivers decodifiquem o som.
Sou novo no forum, estou aprendendo ainda sobre o f90, mas espero que o post tenha sido útil. :)
lfcastilhos
02-23-2010, 07:11 PM
Ace,
A gente sabe o que é Bitstream e downmix pra PCM.
O nosso problema é que a saída SPDIF não funciona para alguns e funciona para outros, mesmo em BitStream.
O que estamos tentando descobrir é porque algumas pessoas tem sucesso com o SPDIF e outras não. E se um firmware irá corrigir isso.
asdjkl
02-23-2010, 08:40 PM
É bom saber que o F90 passa 6 canais de som pelo HDMI.
Mas eu gostaria de saber em qual formato este áudio está sendo transferido.
Se é em DolbyDigital ou PCM multicanal?
Teu receiver reconhece o tipo de audio que está sendo transmitido?
Cara,
a saída que achei aqui para usar o home já que não tem como o f90 mandar som via a saída spdif foi ligar na tv via hdmi e levar o som da tv para o home via spdif, resultado os canais geralmente tem som no home, embora algumas vezes tenha que sair do canal e entrar de novo para ter som, não consegui descobrir o porque.
Agora quanto aos formatos vamos lá Gl8b8S4t HD (no momento Sp8rttv HD passando olimpiadas de inverno) no home identificado como dolby digital 5.1 assim como t3l3c1n3 hd, popcorn hd, e hb8, F8x HD, h8b e Hb8 HD.
Mult1sh8w HD esta como PCM 2 canais (mais estranho ainda pois o decoder esta selecionado BS out) assim como Gl8b8 HD, b4nd hd, r3d3tv hd, e a maioria dos canais SD
Aparentemente além do problema da saída, temos um problema com o tratamento dos sinais.
oxbox
02-23-2010, 09:22 PM
Ace,
A gente sabe o que é Bitstream e downmix pra PCM.
O nosso problema é que a saída SPDIF não funciona para alguns e funciona para outros, mesmo em BitStream.
O que estamos tentando descobrir é porque algumas pessoas tem sucesso com o SPDIF e outras não. E se um firmware irá corrigir isso.
Tenha certeza que muita gente não tem a menor idéia do que é essa sopa de letrinhas! :D
É válida a colocação do colega aí em cima. Tá explicado de forma simples.
oxbox
02-23-2010, 09:26 PM
Mult1sh8w HD esta como PCM 2 canais (mais estranho ainda pois o decoder esta selecionado BS out) assim como Gl8b8 HD, b4nd hd, r3d3tv hd, e a maioria dos canais SD
É estranho não. É exatamente o que o colega explicou aí em cima. Em BS, se chegar 2.0 vai sair 2.0. Tudo ok.
asdjkl
02-23-2010, 09:35 PM
Oxbox,
e alguma idéia porque as vezes os canais ficarem mudo, tendo que sair e entrar de novo no canal para ter som, a só um detalhe tipo se estava no hb8 hd e ir para o popcorn hd e ele ficar sem som nao adianta voltar no hb8 hd e ir para o popcorn hd denovo é necessário ir num terceiro canal diferente e só então voltar no popcorn para ter som, estou quebrando a cabeça para entender o porque mas não tenho a mínima idéia.
flyguy
02-23-2010, 10:26 PM
O Mult1sh8w HD possui duas opções de áudio, uma 2.0 e outra 5.1
Vc deve estar na opção errada...
De que cidade vc é asdjkl? todos os canais HD pegam com som aí?
asdjkl
02-23-2010, 10:40 PM
O Mult1sh8w HD possui duas opções de áudio, uma 2.0 e outra 5.1
Vc deve estar na opção errada...
De que cidade vc é asdjkl? todos os canais HD pegam com som aí?
Flyguy,
boa dica foi só apertar a tecla azul e trocar o canal de áudio que o som 5.1 apareceu.
Estou em Porto Alegre, aqui todos HD´s tem som.
Se uso o audio da TV diretamente não tenho problema nenhum com o audio, agora com o audio indo via hdmi para a tv e depois via spdif para o home as vezes os canais hd´s ficam sem som, dai tenho que mudar de canal para voltar o som, ou outra coisa que acabei de descobrir que funciona também é alterar as faixas de audio.
Aparentemente quando fica mudo o home não entende quantos canais estão chegando pois ele acusa o sinal como dolby porém não acusa sinal em nenhum auto falante.
lfcastilhos
02-24-2010, 02:36 PM
Tenha certeza que muita gente não tem a menor idéia do que é essa sopa de letrinhas! :D
É válida a colocação do colega aí em cima. Tá explicado de forma simples.
Tenho de concordar, é útil pra os que não estão acostumados com siglas como SPDIF, Dolby Digital, DTS e PCM. Poderia até ser incluído no kit de Sobrevivência.
Oxbox, sabes se o Team está trabalhando nesse problema, se existe alguma posição oficial a respeito desse bug?
oxbox
02-24-2010, 03:18 PM
Tenho de concordar, é útil pra os que não estão acostumados com siglas como SPDIF, Dolby Digital, DTS e PCM. Poderia até ser incluído no kit de Sobrevivência.
Oxbox, sabes se o Team está trabalhando nesse problema, se existe alguma posição oficial a respeito desse bug?
Sei que tão trabalhando em problema já reconhecido de codificação (postado pelo próprio Teamember em algum tópico aí...). Se esse problema é o que causa todos ou parte desses sintomas listados nesse tópico aqui, não sei. Não tenho detalhes.
black_fire
02-24-2010, 04:16 PM
...Estou em Porto Alegre, aqui todos HD´s tem som....
Até o Telecinema Popcorn?
asdjkl
02-24-2010, 07:43 PM
Até o Telecinema Popcorn?
Sim, até o popcorn, como disse todos hehehehe :p
leo.uff
02-25-2010, 10:24 AM
Ele realmente tem um problema intermitente. Conectado pela óptica, algumas vezes sai som e outras vezes não. Quando ele está em algum canal sem som, se ficar trocando de canal o som acaba voltando. Existe uma solução que funcionou 100% pra mim. Toda vez que entrava num canal sem som, eu apertava a tecla MUTE e depois ligava novamente o som. Com esse procedimento o som sempre voltava. Acho que serve como teste pra quem plugou via SPDIF e não funcionou. Agora o team precisa saber qual é o problema afinal...
lfcastilhos
02-25-2010, 03:51 PM
Boa idéia, vou fazer uns testes pra ver se tenho algum progresso.
No mais estou pensando em comprar um cabo ótico de grife e ainda estudo abrir o deco e criar uma saída coaxial a partir da ótica, já sei como fazer só falta coragem pra fazer as ligações.
asdjkl
03-06-2010, 04:38 PM
Pessoal,
Estou com o mesmo problema na saída SPDIF.
Não sai audio nenhum.
Video : HDMI pra TV
Audio: cabo otico pro receiver
Receiver: Onkyo
Funciona: Não
Firmware : beta de 5 de março 2010
Cara comigo esta saída de hdmi para tv e optico para o receiver funcionou, as vezes fica sem som mas daí basta mudar de canal e voltar que o som funciona, as vezes tem que ir dois ou três canais para frente para ter som. o F90 esta configurado como BS Out meu receiver é um Yamaha, agora se ligo o cabo otico do f90 para o receiver não funciona.
cafedobrasil
03-06-2010, 08:20 PM
Até onde sei , saída SPDIF só óptica , não há saída coaxial!
System - Tv System - Digital audio out - Escolha uma das opções - LPMS ou BS
cafedobrasil
03-06-2010, 08:22 PM
Até onde sei , saída SPDIF só óptica , não há saída coaxial!
cafedobrasil
03-06-2010, 08:22 PM
Sandrinifilho
03-06-2010, 08:37 PM
Coloquem o cabo ótico sem empurrá-lo até o fim no F90. Apenas encostem sem dar o click. Pode ser a posição da lente muito proxima do cabo. No meu funcionou perfeito em 5.1 canais deste modo.
MisterHD
03-06-2010, 10:13 PM
Não consigo conectar o cabo ótico no aparelho. Não encaixa. Será que estou usando o cabo certo? Tenho um Playstation 3, que tem saída ótica e uso-a ligada no meu HT. Tirei o cabo do PS3 e tentei ligar no F90 mas não encaixa. Não seria o mesmo cabo? Alguém sabe?:confused:
lfcastilhos
03-06-2010, 10:21 PM
Coloquem o cabo ótico sem empurrá-lo até o fim no F90. Apenas encostem sem dar o click. Pode ser a posição da lente muito proxima do cabo. No meu funcionou perfeito em 5.1 canais deste modo.
Já fiz esse teste aqui e não funcionou, testei inclusive com 2 cabos diferentes.
lfcastilhos
03-06-2010, 10:22 PM
Não consigo conectar o cabo ótico no aparelho. Não encaixa. Será que estou usando o cabo certo? Tenho um Playstation 3, que tem saída ótica e uso-a ligada no meu HT. Tirei o cabo do PS3 e tentei ligar no F90 mas não encaixa. Não seria o mesmo cabo? Alguém sabe?:confused:
É o mesmo sim, tem que encaixar direitinho, mas acontece do cabo não ficar bem firme as vezes.
T_L_S
03-06-2010, 11:57 PM
Resolvi fazer um teste e levei meu dec0der na casa de um amigo pra testar.
Liguei ele num home theater integrado da samsung via cabo otico, e apesar do cabo nao encaixar direito no conector do ded0der funcionou quando eu apertava ele com a mão pois estava meio frouxo.
Isto provou que o hardware do dec0der estava funcionando.
Voltei pra casa e resolvi tentar mais uma vez, conectei tudo e desta vez forcei um pouco o cabo no conector traseiro do decoder, até que fez um "clic" e pra minha feliz surpresa começou a funcionar. Perfeitamente. Dolby 5.1.
Antes ele encaixava mas ficava meio frouxo, empurrando até o fim ele ficou firme e funcionou.
Acho que as dimensões do conector do aparelho devem estar um pouco fora da especificação, por isso a dificuldade de fixar o cabo.
Espero que o problema de todo mundo seja este, pois é fácil de resolver.
Audio: cabo otico do dec0der pro receiver
Receiver: Onkyo
Funciona: Sim!!!!!!!
Firmware : beta de 5 de março 201
Maazam
03-07-2010, 12:39 AM
Tenho lido alguns posts reclamando que a saída 0ptica não funciona.
Parece que antigamente realmente era um problema de firmware, mas foi corrigido.
Normalmente não uso essa conexão, só HDMI. Mas quando houve o apagão e a atualização foi disponibilizada, testei e a saída funcionou normalmente.
Acho que o problema que vários usuários estão encontrando não é do Efe90, mas do receiver/home theatre.
Não sou expert no assunto, mas sei que a saída optica (S/PDIF) pode 'levar' em PCM ('bitstream' ou 'descomprimido'), Dolby Digital AC3 or DTS.
Meu home reconheceu o sinal como PCM (acho que 48kHz) e como processa esse tipo de áudio tudo funcionou bem. Procurei no manual e no setup e não achei nenhuma informação ou configuração. Acho que a saída optica (S/PDIF) é só em PCM.
Então, acho que o problema que muitos estão tendo ao usar essa saída é porque o receiver/home theatre não suporta ou não está configurado para PCM.
Quem estiver com esse problema pode testar e postar se funcionou ou não.
Se eu escrevi algo errado, por favor me corrijam...
(Não sei se esse é o lugar certo para postar, mas como tem várias queixas sobre esse problema, achei que tinha a haver).
T_L_S
03-07-2010, 10:36 AM
Tenho também um ps3 e por isso já havia pesquisado qual a melhor configuração para o cabo ótico do mesmo.
Na época descobri que via cabo ótico não é possivel transmitir 6 canais (5.1) no formato PCM, por isso a melhor configuração para quem usa esse tipo de cabo é a BS (bitstream) que envia o audio compactado (seja dolby digital, DTS, AC3...).
Daí sim é possível obter som 5.1.
Usando PCM (audio descompactado) via cabo ótico só vai passar 2 canais.
Com o audio enviado via HDMI aí sim é possviel mandar 6 (5.1) ou 8 (7.1) canais PCM.
O problema que eu tinha era com o conector ótico traseiro do EFEnoventa.
Talvez o firmware antigo não funcionasse mesmo, mas agora com o firmware novo isso já é irrelevante, pois com o novo funciona.
Talvez ainda possa existir algum problema de compatibilidade ou de hardware para alguns. Mas isto vamos ver com o relato do pessoal.
Receiver: Onkyo HT-R370
Funciona: Sim!!!!!!!
Firmware : beta de 5 de março 201
Configuração: BS (bitstream)
lfcastilhos
03-07-2010, 12:34 PM
No meu caso não funciona, usando último firmware, tentei com dois cabos e nada.
Todos os outros equipamentos que tenho funciona perfeito com o meu receiver Pioneer, porém o único que não dá sinal de vida é o F90.
E temos muitas pessoas relatando que a SPDIF não funciona mesmo com a última firmware.
oxbox
03-07-2010, 12:37 PM
No meu caso não funciona, usando último firmware, tentei com dois cabos e nada.
Todos os outros equipamentos que tenho funciona perfeito com o meu receiver Pioneer, porém o único que não dá sinal de vida é o F90.
lfcastilhos o ideal pra começar a cercar de vez o problema seria:
- vc plugar seu F90 num home Samsung ou Receiver Onkyo (ou outro modelo que citaram aqui que funcionou)
OU
- vc conseguir um F90 que alguém disse estar ok e plugar no seu receiver
Tente viabilizar isso. Talvez algum conhecido.
Assim isolariamos totalmente o problema.
lfcastilhos
03-07-2010, 12:40 PM
Esse é o problema, encontrar alguém que possa ajudar aqui em Porto Alegre, mas eu vou tentar achar alguém disposto a ajudar sim.
HT Panasonic SAPT570
Configura o HT para digital input, funciona com o Playstation 2 ou outro dvd.
Não funciona em nenhum canal.
Será que é hardware ????
asdjkl
03-07-2010, 06:03 PM
Esse é o problema, encontrar alguém que possa ajudar aqui em Porto Alegre, mas eu vou tentar achar alguém disposto a ajudar sim.
Cara estou em Poa e também tenho muito interesse nesta solução mas infelizmente meu f90 também não funciona, meu home é da Yamaha.
T_L_S
03-07-2010, 10:21 PM
lfcastilhos o ideal pra começar a cercar de vez o problema seria:
- vc plugar seu F90 num home Samsung ou Receiver Onkyo (ou outro modelo que citaram aqui que funcionou)
OU
- vc conseguir um F90 que alguém disse estar ok e plugar no seu receiver
Tente viabilizar isso. Talvez algum conhecido.
Assim isolariamos totalmente o problema.
Concordo com o oxbox.
Pra se certificar e ter certeza de onde está o problema só fazendo o teste proposto.
Eu desconfio enormemente da qualidade do conector spdif do dec0der.
Pra solucionar o problema no meu, foi só forçando mesmo o cabo na entrada traseira do aparelho. Antes, ele ficava frouxo, mas mesmo assim dava pra ver a luz vermelha na outra ponta do cabo, mas não funcionava.
Tive que forçar o plug do cabo otico pra dentro do conector e assim funcionou. Forçar mesmo, pois não entrava.
oxbox
03-08-2010, 07:43 AM
Concordo com o oxbox.
Eu desconfio enormemente da qualidade do conector spdif do dec0der.
Alguém que não tem stress de garantia, podia abrir o F90 e ver se com ele dá pra fazer o mesmo tipo de adaptação que dá pra fazer no F40. Assim dá pra ter saída digital COAXIAL e não ter essa dúvida de conector optico, etc.
Segue o que dá pra fazer pro F40:
Colocando uma saída de áudio digital coaxial no LexuzBOX F40
Para aqueles que querem usufruir do áudio 5.1 do seu F40, mas o seu receiver/home theater só tem entrada de áudio digital coaxial - e não ótpica, como tem no Lexuz -, é possível por uma simples modificação resolver o problema.
PRIMEIRA FORMA: (totalmente reversível, mas menos prática)
- abra o F40. Dentro será possível ver o conector de áudio digital que alimenta a saída óptica.
- retire o plug branco da placa-mãe, desligando a saída óptica.
- há um plug que sai da placa mãe e vai até a porta serial do F40 (utilizada para atualições por cabo). Desligue esse da placa mãe.
- ligue o plug que vai até a porta serial onde estava o plug da saída óptica
- pronto! agora temos áudio digital no conector da porta serial! Nos pinos 2 (vivo) e 5 (terra)
- compre um conector serial fêmea e troque uma ponta do seu cabo de áudio digital por ele. Solde a malha do cabo no pino 5. O fio central no pino 2.
- agora é só ligar o cabo com a ponta do conector serial no F40 e a ponta RCA no seu receiver/home theater.
Com isso tanto a saída óptica quanto a serial ficam desabilitadas para as suas funções originais. Para voltar, basta desfazer o acima (voltar a serial e plugar a óptica).
SEGUNDA FORMA: (não reversivel, mas bastante prática)
- compre um conector RCA fêmea
- abra o F40 e faça um furo na parte de trás da carcaça
- coloque o RCA fêmea neste furo. Essa será sua saída digital coaxial.
- descasque o fio que vai da placa mãe para a saída óptica
- deste puxe (solde) par de fios também até o RCA fêmea colocado na carcaça. Cuidado para não inverter terra com vivo...o terra vai na parte externa do RCA. O vivo vai na parte central.
- isole bem o ponto descascado.
- pronto! Agora o coaxial (RCA) está em parelo com o optico! Só usar um OU outro. Não os 2 ao mesmo tempo. E com cabos padrão de mercado.
Quem sabe no F90 a montagem não é semelhante.....quem puder abrir e olhar, acho que vale a pena.
lfcastilhos
03-08-2010, 10:54 AM
Oxbox,
eu já abri o meu, mas no caso do F90 o conector de áudio que alimenta a saída ótica é diferente do conector da porta serial, então a Primeira Forma não tem como fazer.
No caso da segunda forma, existem 3 fios que saem da board do F90 e alimentam o conector ótico.
Um deles é o GND, o outro o Vcc que alimenta a conector e o terceiro é o que envia o sinal propriamente dito, o problema é que não tenho certeza qual deve ser usado como Vcc e qual será usado como signal.
Existe uma terceira opção que eu encontrei na web, que mostra uma adaptação feita no conector optico do XBOX.
http://bit.ly/bB3iUL
O que eu preciso saber é a voltagem do signal com o terra, pra ter certeza que não vou queimar meu receiver e ligar o Vcc no lugar do signal.
A quarta opção seria conversar com um especialista no assunto, poderia ser o mesmo cara que estava consertando os tunners do F90 aqui em Porto Alegre.
Tens como saber quem foi que fez esse tutorial do F40?
Daria pra conversar com esse cara e ele pode nos dar algumas dicas.
oxbox
03-08-2010, 11:04 AM
Oxbox,
eu já abri o meu, mas no caso do F90 o conector de áudio que alimenta a saída ótica é diferente do conector da porta serial, então a Primeira Forma não tem como fazer.
No caso da segunda forma, existem 3 fios que saem da board do F90 e alimentam o conector ótico.
Um deles é o GND, o outro o Vcc que alimenta a conector e o terceiro é o que envia o sinal propriamente dito, o problema é que não tenho certeza qual deve ser usado como Vcc e qual será usado como signal.
Existe uma terceira opção que eu encontrei na web, que mostra uma adaptação feita no conector optico do XBOX.
http://bit.ly/bB3iUL
O que eu preciso saber é a voltagem do signal com o terra, pra ter certeza que não vou queimar meu receiver e ligar o Vcc no lugar do signal.
A quarta opção seria conversar com um especialista no assunto, poderia ser o mesmo cara que estava consertando os tunners do F90 aqui em Porto Alegre.
Tens como saber quem foi que fez esse tutorial do F40?
Daria pra conversar com esse cara e ele pode nos dar algumas dicas.
O tuto do F40 fui eu quem fiz, com base no relato de um membro antigo aqui que fez a adaptação do dele.
Quanto a descobrir qual é o sinal e qual é o Vcc, o ideal é botar os fiozinhos num osciloscópio. Aí sem erros! Técnicos em eletrônica fazem isso com pé nas costas.
Ou...no conector óptico do F90 não tem código/marca dele? Se sim, só ver e google! Aí acha a especificação dele e vê qual pino é o que!
(E se por acaso isso for padrão da insdústria (realmente não sei), vai ser assim até em qq marca de conector optico.)
Mas acredito que dá até pra usar um simples multimetro.....já experimentou medir em DC a diferença do GND do F90 para cada um desses 3 fiozinhos?
E já que você já abriu: aquela saída CVBS no F90 é só video mesmo? Não tem audio digital junto nela não? Porque no S900 a construção é pro áudio digital...não é pra video composto não.
oxbox
03-08-2010, 11:44 AM
Dei um Google agora e achei essa página que pode ser muito util:
http://www.hydrogenaudio.org/forums/index.php?showtopic=64398
O objetivo dela é colocar saida coaxial num PC, mas as dicas no geral valem pro F90. Principalmente a questão sobre saída TTL ou não.
Pra fazer direito, importante verificar se o F90 a saída é TTL e se for, usar um circuito conversor. Mas talvez nem precise no F90...só medindo mesmo pra ver.
(que como na página sugere, dá pra achar vários facinhos com google "ttl SPDIF"....nesse link tem vários: http://www.hardwarebook.info/S/PDIF_output
O "Simplest TTL to S/PDIF coax interface" é um ótimo para testes).
E novamente o que escrevi antes: com um osciloscopio fica facinho de ver tudo isso e fazer facil facil.
Ou....olhar a especificação do conector optico do F90. E ver que tipos de entrada ele recebe (e lógico: isso é o que vem da placa do F90 e aí só usar adequadamente).
lfcastilhos
03-08-2010, 12:32 PM
Já abri e inclusive tirei algumas fotos da board do F90, se quiser dar uma olhada posso hospedar e postar aqui.
Sobre a CVBS não encontrei nada que ligue essa saída ao áudio digital, pois o conector é soldado direto na board e fica dificil de decifrar qualquer coisa usando os micro trilhos do circuito impresso.
Não estou com um multimetro em mãos mas vou tentar encontrar um, outra opção é tentar substituir o adaptador SPDIF por outro, vou ver se ele tem alguma marca específica e procurar as especificações na internet.
Se tiver algum progresso eu deixo aqui, só não fui mais a fundo nisso pois esperava que um firmware talvez corrigisse esse problema.
T_L_S
03-08-2010, 11:17 PM
lfcastilho,
Uma dica que pode facilitar pra testar no equipamento de alguém é gravar algum conteúdo Dolby Digital em um pen drive ou HD externo via USB e levar pra testar em algum lugar que tenha um receiver qualquer. Assim não precisa do sinal via cabo.
andreylm@hotmail.com
03-08-2010, 11:51 PM
Uso um cabo genérico, que comprei já faz uns 3 anos.
Eu já acho que o problema pode ser o receiver, alguma incopatibilidade.
Qual a marca/modelo do seu?
Seria legal fazermos uma relação e ver se temos um padrão, ou se realmente é aleatório.
Abs,
Receiver: lg HT502SH (no manual fala: formato de audios reproduzidos ac3 pcm mp3 wma
Funciona: NÃO!!!!!!!
Firmware : beta de 5 de março 2010
Cabo: generico
espero poder ajudar
lfcastilhos
03-09-2010, 01:30 AM
Chega de papo furado, depois de quebrar muito (mas muito mesmo) a cabeça, acabo de resolver o maldito problema do SPDIF.
A boa notícia é que o problema é muito simples de ser resolvido.
A má notícia é que tem que abrir o deco, pois o problema é físico, ou seja, fabricação.
O tutorial eu posto amanhã se alguém se interessar pela solução.
:D:D:D:D
asdjkl
03-09-2010, 09:07 AM
Chega de papo furado, depois de quebrar muito (mas muito mesmo) a cabeça, acabo de resolver o maldito problema do SPDIF.
A boa notícia é que o problema é muito simples de ser resolvido.
A má notícia é que tem que abrir o deco, pois o problema é físico, ou seja, fabricação.
O tutorial eu posto amanhã se alguém se interessar pela solução.
:D:D:D:D
Cara que boa notícia.
Estou no aguardo do teu tutorial.
Parabéns pela descoberta.
abraços
lfcastilhos
03-09-2010, 12:00 PM
Antes de tudo leiam os 3 alertas abaixo.
Essa não é uma solução oficial, é apenas uma solução feita por um user do fórum e cabe aos moderadores qualquer decisão sobre apagar ou não esse post.
Essa solução corrige o meu problema, se o SPDIF não funciona no seu deco pode ser que o problema seja relacionado a outro aspecto como cabos, receiver etc. Vamos lembrar que o SPDIF funciona perfeitamente para uma grande maioria dos users.
Faça essas alterações por sua conta e risco, eu não me responsabilizo por qualquer problema decorrente dessa alteração, bem como o fórum também não é responsável, se for abrir seu deco esteja capacitado para tal, tire o deco da tomada, procure um local com boa iluminação e não esqueça das cargas eletrostáticas (procure tocar o mínimo possível nos componentes, sugiro usar uma luva de borracha até). Caso contrário melhor seria buscar um especialista.
O problema
O meu SPDIF não funcionava porque a conecção do SPDIF dentro do deco estava invertida, isso mesmo, o cabo que conecta o SPDIF adaptor à board do F90 estava invertido. A luzinha vermelha funcionava porque ambos os fios tem carga, abaixo está ilustrado melhor, espero que entendam.
Não vou entrar no detalhe técnico do problema, vou apenas relatar como resolver e postar algumas dicas caso alguém queira conferir melhor o seu deco e se certificar que o problema pode ser o mesmo.
Passo1: Abrindo o deco
Abrir o deco é fácil, basta uma chave Philips e tirar 5 parafusos pretos, lembrando que são dois nas laterais e 3 atrás do deco.
Abrindo o deco você irá se deparar com duas placas de circuito impresso, uma da fonte de alimentação e a outra da board do F90. Na placa da fonte de alimentação está o conector SPDIF (TOTX179) bem como o barramento com 3 fios que ligam o SPDIF a board do F90.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/interior.jpg
Essa é uma foto da parte de baixo da placa da fonte de alimentação, bem onde está soldado o conector SPDIF, serve de ilustração da pinagem do componente.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/fonte2-1.jpg
O part number do SPDIF adaptor, TOTX179, e o datasheet do componente está aqui: http://eddie.dyec.com.tw/diy-products/pdf_data/totx179.pdf
Segundo o datasheet do TOTX179 o:
Pino 1: GND ou terra
Pino 2: VCC ou alimentação (+ 5Volts)
Pino 3: Input ou spdif signal ou sinal spdif mesmo (+1Volts à +2Volts)
Essa foto mostra como os fios do barramento que ligam a board ao SPIDF estão invertidos. Cheguei a essa solução usando um multímetro e calculando as voltagens de cada fio juntamente com o datasheet do TOTX179.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/erro-1.jpg
Então o que temos de fazer é inverter os fios do barramento que ligam a board do F90 com o conector SPDIF.
Passo 2: Removendo o conector
Primeiro precisamos tirar o conector do barramento que liga o SPDIF a boad do F90:
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/conector1-1.jpg
Continua
lfcastilhos
03-09-2010, 12:01 PM
Esse problema pode ser resolvido de diversas maneiras, podemos tentar forçar o conector do barramento para entrar invertido na board do F90, acho que é possível, pode danificar o conector do barramento mas vai funcionar. Só que eu achei mais prudente fazer de uma forma mais sutil, apenas invertendo os fios que ficam nas extremidades do barramento, mantendo fio terra (1 - GND) no mesmo lugar.
Ou seja, na imagem anterior, aquela onde vemos o barramento numerado, temos de inverter os fios de número 2 e 3 e manter o fio 1 no mesmo lugar.
Qualquer dúvida nesse ponto me mandem MP.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/conector2.jpg
Lembre-se que é um pouco chato trocar os fios de posição do barramento, eles tem uma travinha e puxar o fio com força vai danificar o conector, é preciso um objeto pontudo apertado contra a travinha do conector para retirar o fio do conector, quem conhece sabe do que estou falando.
Nessa foto os fios já estão trocados e conectados na board do F90, a foto não é muito boa, mas é possivel notar que o pino 2 agora conecta ao VCC, mesma coisa para o pino 3 este último conectado ao Spdif Signal.
Uma outra maneira de conferir os fios é pela cor, ou melhor textura de cada fio, o fio com a textuta vermelha mais grossa é o signal, enquanto que o fio do outro extremo com a textuta mais fininha é o VCC.
Lembre-se de não mudar o fio central, que corresponde ao GND, sob risco de queimar seu F90.
Agora basta fechar o deco e testar, espero que ajude quem tem o mesmo problema que eu tive.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/conector3-1.jpg.
Passo 3: Testar
Aqui funcionou de boa, DolbyDigital no HT.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/receiver.jpg
Atenção:
Sabemos que esse problema afeta apenas alguns users, ou seja, tivemos algum ou alguns lotes com problema e pelo que parece tudo está resolvido, eu não sei como foi resolvido, se nos decos que o SPDIF funciona mudou a revisão da board ou se mudou a revisão da placa da fonte ou se eles inverteram os fios do barramento. O ideal seria termos acesso ao interior de um F90 original e com o SPDIF funcionando de fábrica.
Segue a revisão da placa da fonte para conhecimento.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/fonte.jpg
oxbox
03-09-2010, 12:36 PM
Esse problema pode ser resolvido de diversas maneiras....
Boa!!! Muito boa!!!!
Pelo jeito valeu minha insistente sugestão de pegar um multimetro e google pelo código do conector optico! ;)
Legal que matou seu problema e certamente de alguns outros membros por aí também!!!
E fica uma dica minha de uma terceira solução alternativa:
- o que tá invertido é o fio do VCC com o SIGNAL. São os 2 fios de fora. O GND que é o fio do meio dos 3 está ok.
- não tire os conectores das placas
- com um pequeno alicate de corte (pode ser até de unha!) corte com cuidado os 2 fios errados. Bem no meio deles.
- com a unha agora puxe um pouco das 4 pontas. Elas se destacarão facilmente do fio central.
- com o mesmo alicate (ou alguma lâmina) descasque as 4 pontas.
- emende agora as pontas, mas invertidas, de forma que a de um lado junte-se com a do outro. (quem tem, legal usar um ferro de solda)
- isole as emendas com fita isolante ou passando bastante esmalte de unha e deixando secar.
A melhor solução certamente é desmontar o conector e remontar invertido como o lfcastilhos fez, mas pra quem ficar com receio de estragar o conector (acha uns do tipo em lojas de eletrônica se precisar), pode seguir a acima.
E lfcastilhos, esse erro de montagem deve ser num lote ou em função de onde é fabricado o aparelho. Sabemos que o F90 sai de 2 fábricas diferentes...talvez uma delas tá errando no cabo em todos aparelhos. Mas acho mais provável ter sido um lote mesmo. Bom o que importa é que achou o problema e já sabemos solução. Valeu!!!
Puxa cara que legal !!!
Eu tb tenho esse problema, agora quero chegar em casa a noite e fz esse teste !!!
Muito obrigado pela descoberta, tomare que seja isso no meu tambem...
Qdo testar eu volto a postar aqui...pra esclarecer....
Qdo vi vc mostrando a placa fiquei com receio, pq pensei que iria precisar soldar e tal...mas graças a Deus é só inverter os fios...
Agora deu vontade de chegar em casa logo rsrsrsr:D
Valeu pela descoberta !!!! :)
lfcastilhos
03-09-2010, 01:18 PM
Boa!!! Muito boa!!!!
Pelo jeito valeu minha insistente sugestão de pegar um multimetro e google pelo código do conector optico! ;)
A dica do multimetro foi boa mesmo, juntamento com pesquisar o datasheet do componente.
Daí eu fiquei um tempão medindo a voltagem desses fios e percebendo que algo não estava batendo, pois o Vcc estava com 2 volts e o signal estava com 5v.
Com certeza tinha algo errado, depois de algumas pesquisas no google pra me certificar da voltagem do signal eu resolvi arriscar essa mudança e funcionou de primeira.
Foi díficil acreditar que era algo tão simples.
oxbox
03-09-2010, 01:23 PM
A dica do multimetro foi boa mesmo, juntamento com pesquisar o datasheet do componente.
Daí eu fiquei um tempão medindo a voltagem desses fios e percebendo que algo não estava batendo, pois o Vcc estava com 2 volts e o signal estava com 5v.
Com certeza tinha algo errado, depois de algumas pesquisas no google pra me certificar da voltagem do signal eu resolvi arriscar essa mudança e funcionou de primeira.
Foi díficil acreditar que era algo tão simples.
Simples realmente é! Mas pra vc, pra mim e muitos por aí.
Mas.....pra uma massa enorme, mesmo depois de identificado e fotos, isso é um problemão! hehe A começar por ter que abrir o deco....tem lances de garantia, etc.
Bom, de qq forma já fixei o tópico, mudei o nome e fiz o alerta no 1o post. Valeu!
Ah...e vai pro Kit, lógico. :D
gradiador
03-09-2010, 01:39 PM
Que maravilha!!!!
Obrigado por disponibilizar um passo a passo,chegando em casa irei testar.
Abraço
andreylm@hotmail.com
03-09-2010, 01:42 PM
acabei de fazer a troca dos fios aqui no meu f90
e a tal saida esta funcionando, agora aparece ate no HT DD nos canais 5.1
porem funciona perfeitamente por uns 5 minutos, depois disso começa a dar uns barulho estranho "estalos" e tenho que desligar o HT e ligar novamente e ele funciona direito por mais alguns minutos.
resolveu um problema aqui e surgiu outro ;/
asdjkl
03-09-2010, 01:43 PM
Simples realmente é! Mas pra vc, pra mim e muitos por aí.
Mas.....pra uma massa enorme, mesmo depois de identificado e fotos, isso é um problemão! hehe A começar por ter que abrir o deco....tem lances de garantia, etc.
Bom, de qq forma já fixei o tópico, mudei o nome e fiz o alerta no 1o post. Valeu!
Ah...e vai pro Kit, lógico. :D
Lfcastilho,
parabéns cara, mostrou a todos que paciência, google, e vontade de resolver os problemas se encontram as soluções.
Hoje a noite já vou desmontar o meu.
OXBOX,
se puder na versão do kit inclua as fotos também.
Parabéns mais uma vez para o Lfcastilho pela descoberta, a comunidade toda agradece.
lfcastilhos
03-09-2010, 02:16 PM
hotmail.com;55077]acabei de fazer a troca dos fios aqui no meu f90
e a tal saida esta funcionando, agora aparece ate no HT DD nos canais 5.1
porem funciona perfeitamente por uns 5 minutos, depois disso começa a dar uns barulho estranho "estalos" e tenho que desligar o HT e ligar novamente e ele funciona direito por mais alguns minutos.
resolveu um problema aqui e surgiu outro ;/
E antes não funcionava? Bom saber que te ajudou, uma pena que ainda tens problemas, bem estranha essa descrição mas me parece um problema no lado do HT.
Testou com outro equipamento que tenha saída SPDIF ótica, e mais, quem sabe outro cabo.
O mesmo acontece com o PCM? Ou é só com o DD?
andreylm@hotmail.com
03-09-2010, 02:23 PM
E antes não funcionava? Bom saber que te ajudou, uma pena que ainda tens problemas, bem estranha essa descrição mas me parece um problema no lado do HT.
Testou com outro equipamento que tenha saída SPDIF ótica, e mais, quem sabe outro cabo.
O mesmo acontece com o PCM? Ou é só com o DD?
ola colega
antes não funcionava passou a funcionar com a sua dica de troca de fio, acontece tanto no DD quanto nos normais, quando liga fica tudo certo por uns 5 a 10 minutos depois da o tal problema tanto nos canais HD qto nos canais normais tb, vou tentar com outro cabo, outro equipamento para testar o HT eu não tenho.
lfcastilhos
03-09-2010, 02:42 PM
Está usando o último firmware? Lembra que dia 5 tivemos 2 firmwares, 1 pela manhã e outro a tarde.
Deve usar o que saiu pela tarde.
andreylm@hotmail.com
03-09-2010, 02:48 PM
Está usando o último firmware? Lembra que dia 5 tivemos 2 firmwares, 1 pela manhã e outro a tarde.
Deve usar o que saiu pela tarde.
sim estou usando o beta, quando saiu o 1º eu coloquei ai quando saiu o 2º no mesmo dia eu atualizai a noite,
parece que eu li em algum lugar alguem que ja tinha o SPDIF funcionando sem este problema da troca dos fios porem falou que voltou a usar o cabo antigo pois o optico deu problema eu só não estou achando esta postagem
leo.uff
03-09-2010, 03:05 PM
Eu prefiro não acreditar que esse problema esteja em todos os aparelhos. Erro grosseiro demais. Parabéns por ter detectado essa "cagada" dos chineses. Os F90 que eu testei, todos funcionaram de maneira intermitente. Tem que ficar entrando no mudo ou trocando de canal pro som sair, mas ele sai. Vou ver se está invertido ou não.
leo.uff
03-09-2010, 03:13 PM
Depois que eu chegar em casa vou medir tudo no multimetro pra ver se tá invertido mesmo e por isso que o som tá intermitente. Acho que pra quem quer um método mais prático, pode remover as estrias do plug com uma faca e colocar ele invertido.
lfcastilhos
03-09-2010, 03:23 PM
Se vc já tem som, mesmo que intermitente significa que seu deco está OK.
Só faça a inversão se não está saindo nada de som pelo cabo cabo SPDIF, caso contrário poderá danificar algo, lembre-se que apenas um lote dos F90 tem esse problema.
Se o som está intermitente pode ser alguma coisa no firmware, pelo que lembro o Team havia sinalizado que a codificação do DolbyDigital no F90 estava com problema. Lembre-se que o último firmware tem um fix para corrigir problema com o SPDIF, e esse problema pode estar relacionado com a codificação.
Outra dica é ficar de olho no cabo, bom comprar um cabo melhor pra testar e pesquise sobre o seu HT, se ele tem problemas ou até mesmo um firmware pra ele.
Esse procedimento é para resolver apenas um determinado problema, não use-o para outra coisa.
leo.uff
03-09-2010, 03:37 PM
Se vc já tem som, mesmo que intermitente significa que seu deco está OK.
Só faça a inversão se não está saindo nada de som pelo cabo cabo SPDIF, caso contrário poderá danificar algo, lembre-se que apenas um lote dos F90 tem esse problema.
Se o som está intermitente pode ser alguma coisa no firmware, pelo que lembro o Team havia sinalizado que a codificação do DolbyDigital no F90 estava com problema. Lembre-se que o último firmware tem um fix para corrigir problema com o SPDIF, e esse problema pode estar relacionado com a codificação.
Outra dica é ficar de olho no cabo, bom comprar um cabo melhor pra testar e pesquise sobre o seu HT, se ele tem problemas ou até mesmo um firmware pra ele.
Esse procedimento é para resolver apenas um determinado problema, não use-o para outra coisa.
Realmente o último firmware eu ainda não testei pra ver se parou de ficar intermitente, vou ver isso hoje. Mas pode ficar tranquilo que antes de qualquer alteração eu vou verificar pelo multímetro.
oxbox
03-09-2010, 03:55 PM
Eu prefiro não acreditar que esse problema esteja em todos os aparelhos. Erro grosseiro demais. Parabéns por ter detectado essa "cagada" dos chineses. Os F90 que eu testei, todos funcionaram de maneira intermitente. Tem que ficar entrando no mudo ou trocando de canal pro som sair, mas ele sai. Vou ver se está invertido ou não.
Não está em todos aparelhos com certeza.
Esse seu mesmo aí com certeza não está. Se funciona ao menos vez ou outra e ao menos com 1 canal então com certeza não é o problema de fio VCC x SIGNAL invertido. Se os fios tiverem invertidos não sairá audio nunca.
Talvez role em alguns casos....veja postagem mais a frente de um membro que tinha som às vezes só e picotando. E o comentário que fiz da postagem dele.
oxbox
03-09-2010, 04:06 PM
Pra quem tem receiver/home theater só com entrada digital coaxial:
A propósito lfcastilhos, com essa sua medição e datasheet dá pra ver que a saida SPDIF do F90 É em nivel TTL. Ou seja.....dá pra por um conector RCA com saída digital coaxial no F90, mas o ideal é usar um circuito adaptador. Mas é facil de fazer por qualquer curioso ou técnico em eletrônica.
Algumas opções estão aqui:
http://www.hardwarebook.info/S/PDIF_output
A última opção "Simplest TTL to S/PDIF coax interface" é bem simples! Usa somente 1 capacitor e 2 resistores. Dá pra montar facinho de forma aérea, direto no conector RCA/cabinho que vai pro SIGNAL e GND do F90.
Agora tem que ver se o F90 vai ter corrente suficiente pra alimentar esse circuito. Só testando pra ver. Mas deve rolar. Veja a observação na página: This circuit works if the equipment which gives out TTL level has powerful enough TTL output to run this circuit (enough current output capability). If this simple circuit does not work reliably, then you need to build a circuit which includes the buffering electronics.
Lfcastilhos e Oxbox:
só pra dar o feedback que o meu F90 tb não funcionava o spdif nem a pau, e com a solução do lfcastilhos está funcionando 100%.
E estou com o update que saiu no dia 5/3 de manhã, nem cheguei a colocar o que saiu de tarde (portanto o de manhã funciona também - na real creio que iria funcionar com a maioria das versões pois o problema era de hardware).
ps: vão notar que é meu primeiro post, no entanto sou cadastrado a algum tempo. Sou daqueles que prefere ler 1000 pra falar 1... Assim aprendo mais e incomodo menos... hehe
oxbox
03-09-2010, 04:16 PM
ps: vão notar que é meu primeiro post, no entanto sou cadastrado a algum tempo. Sou daqueles que prefere ler 1000 pra falar 1... Assim aprendo mais e incomodo menos... hehe
Desencana de número de postagens. Pouco importa se é 1 ou 1000. O que importa é o conteúdo. ;)
Com a Saida SPDIF funcionando, todos os HD´S tem som ou não?
Isso é só uma dúvida pois não utilizo a saída SPDIF por enquanto.
flyguy
03-09-2010, 04:28 PM
Levi,
Isso já foi falado VÁRIAS vezes!!! o problema do spdif não tem NADA a ver com a ausência de som de alguns canais HD!!!
mbalista
03-09-2010, 04:30 PM
Só para constar, o meu F90 funcionava o som pelo SPDIF em um Receiver Pioneer mas nao em 5.1, tinha hora que cortava o som tambem. Com a modificação proposta ficou 100%, agora os canais EightBO e os Telecinemas, e os PagueparaVer, todos com som Dolby Digital.
Parabens ao colega que compartilhou esta informação.
oxbox
03-09-2010, 04:38 PM
Só para constar, o meu F90 funcionava o som pelo SPDIF em um Receiver Pioneer mas nao em 5.1, tinha hora que cortava o som tambem. Com a modificação proposta ficou 100%, agora os canais EightBO e os Telecinemas, e os PagueparaVer, todos com som Dolby Digital.
Parabens ao colega que compartilhou esta informação.
CERTEZA?????? Não faz o menor sentido isso.
Se os fios tavam invertidos, fica como se só fosse um sinal continuo pro receiver (eletricamente só vai 5v SEMPRE pro transmissor...além do que ele não é alimentado adequadamente...fica hora alimentado e hora não). Não é pra sair som nenhum. Não faz muito sentido esse seu sintoma.
Repensando....talvez faça pouco, mas bem pouco sentido. Mas faça. Mas é muita "sorte" na real. O que podia tá acontecendo é que quando o SIGNAL ia a 5v ele acabava alimentando o transmissor. Que por sua vez tá com o signal dele plugado no VCC. Então ele transmitia "quase ok" nesse instante. Já quando o SIGNAL ia a 0v ele cortava a alimentação do transmissor momentaneamente. E aí fica sem emissão de luz. Sei lá que rolo ia isso dar...não conheço detalhes de como é a implementação optica do SPDIF. Mas pode até ser que realmente, por uma pura sorte, saia algum som sim. Mas é totalmente anomalia isso! hehe
oxbox
03-09-2010, 04:46 PM
E um ponto interessante...segundo o datasheet numa aplicação típica deve-se colocar um capacitor de 0.1uF entre VCC e GND a menos de 7mm do conector óptico. E pelas fotos aí parece que não tem.
Quem for um pouquinho mais curioso e restar algum tipo de instabilidade no som, acho que vale a pena confirmar e adicionar isso também pra ver se gera melhor resultado.
jrtux
03-09-2010, 04:48 PM
lfcastilhos, só tenho uma coisa pra te dizer...
Vc foi espetacular !!! mandou muito bem mesmo !!!
Parabéns pela solução e principalmente por partilhar dela.
E valeu Ox pela idéia de testar com base na referencia padrão do código do conector optico.
Maldito chinês que montou o VCC e o Input invertido... hehe
Aliás OX, vc não tem um f90 ainda ?
O Team deveria te presentear com 1, por toda a sua contribuição mesmo não possuindo o equipamento.
Valeu lfcastilhos !! :)
lfcastilhos
03-09-2010, 04:59 PM
Pra quem tem receiver/home theater só com entrada digital coaxial:
A propósito lfcastilhos, com essa sua medição e datasheet dá pra ver que a saida SPDIF do F90 É em nivel TTL. Ou seja.....dá pra por um conector RCA com saída digital coaxial no F90, mas o ideal é usar um circuito adaptador. Mas é facil de fazer por qualquer curioso ou técnico em eletrônica.
Eu até pensei nisso, mas tería que ver seajudaria alguém, de qualquer forma é realmente simples de fazer, parecida com a solução do F40.
Mas eu tava pensando em outro mod, me parece que tem uma segunda porta USB não usada na board do F90, tava pensando em botar um HD interno nele, usando a própria fonte dele.
lfcastilhos
03-09-2010, 05:03 PM
E um ponto interessante...segundo o datasheet numa aplicação típica deve-se colocar um capacitor de 0.1uF entre VCC e GND a menos de 7mm do conector óptico. E pelas fotos aí parece que não tem.
Quem for um pouquinho mais curioso e restar algum tipo de instabilidade no som, acho que vale a pena confirmar e adicionar isso também pra ver se gera melhor resultado.
Isso foi algo que me chamou a atenção, eu tava pensando em justamente colocar esse capacitor antes de fazer qualquer alteração.
Acho que é um erro de projeto mesmo, é bem simples de colocar e creio que não é nada perigoso, dá pra fazer um teste até sem solda.
Falei com um especialista e ele me disse que o objetivo desse capacitor é remover harmônicas que possam causar ruídos no emissor de luz.
Ele me disse que é recomendado mas que não deve trazer muita melhoria.
mbalista
03-09-2010, 05:19 PM
CERTEZA?????? Não faz o menor sentido isso.
Se os fios tavam invertidos, fica como se só fosse um sinal continuo pro receiver (eletricamente só vai 5v SEMPRE pro transmissor...além do que ele não é alimentado adequadamente...fica hora alimentado e hora não). Não é pra sair som nenhum. Não faz muito sentido esse seu sintoma.
Repensando....talvez faça pouco, mas bem pouco sentido. Mas faça. Mas é muita "sorte" na real. O que podia tá acontecendo é que quando o SIGNAL ia a 5v ele acabava alimentando o transmissor. Que por sua vez tá com o signal dele plugado no VCC. Então ele transmitia "quase ok" nesse instante. Já quando o SIGNAL ia a 0v ele cortava a alimentação do transmissor momentaneamente. E aí fica sem emissão de luz. Sei lá que rolo ia isso dar...não conheço detalhes de como é a implementação optica do SPDIF. Mas pode até ser que realmente, por uma pura sorte, saia algum som sim. Mas é totalmente anomalia isso! hehe
Realmente era uma total anomalia. O som saia em LPCM mas ficava cortando de tempos em tempos, tipo picotado. Ja em BSOUT so saia som em alguns canais tipo EIGHtBO HD, mas mesmo assim não em Dolby Digital. Isto em um Receiver Pioneer, hoje antes de mudar o conector testei em um Receiver Philips e não saiu som nenhum, em nehuma das opçoes e canais, por isso fiz a modificação e ai passou a funcionar tanto no Philips como no Pioneer. a explicação deve ser esta mesmo, o sinal as vezes conseguia alimentar o terminal SPDIf ai ele funcionava parcialmente.
asdjkl
03-09-2010, 07:57 PM
:eek:
Simplesmente perfeito, acabei de fazer a inversão dos cabos e na hora passou a funcionar a saída perfeito.
Agora só continua o problema de algumas vezes alguns canais HDs ficarem sem som dai tem que entrar e sair do canal algumas vezes até que o som passa a funcionar, mas este aqui acho que só o TEAM para resolver, até acho que a solução irá ocorrer na mesma hora que os canais HDs tiverem som em todas as cidades.
lfcastilho mais uma vez parabéns pela descoberta, o tutorial esta perfeito. :D
abraços
T_L_S
03-09-2010, 08:26 PM
Parabéns lfcastilho!!!
O meu já estava funcionando, ou seja não estava invertido.
Seria legal se pudéssemos identificar a data de fabricação do lote problemático.
Não sei se a etiqueta que tem na parte inferior identifica a data, mas pode ser.
O meu é INALBOX09102806418, pode ser que o 091028 seja ano/mes/dia.
Assim a data de fabricação seria 28/10/2009.
Alguém pode confirmar se isto procede?
lfcastilhos
03-09-2010, 08:38 PM
O meu é:
INALBOX09102806344
Só muda os 3 digitos.
Acho que é o lote sim.
Mas não diz muita coisa, o ideal seria termos uma foto do interior de um deco que NÃO tem o problema.
wagnerdamas
03-09-2010, 08:40 PM
- liga o audio do F90 por HDMI ou cabo optico ou cabo coaxial?HDMI e cabo optico.- liga em qual marca/modelo de receiver/home theather/placa de som/etc?Receiver Pioneer VSX-D414 5.1 DTS
- configura como no menu do F90?Todas as configurações possíveis e nada.
- configura como nas opções do seu receiver/home theather/placa de som/etc?Tudo certinho com todas as configurações possíveis e nada.
- funciona/não funciona o audio em todos os canais? Os só stereo? Os 5.1?O áudio funciona só stereo pelo hdmi e hgo hd, popcorn hd, foxnatgio HD sem som e atraso de som tcn HD Multis HD.
leo.uff
03-09-2010, 10:08 PM
Não está em todos aparelhos com certeza.
Esse seu mesmo aí com certeza não está. Se funciona ao menos vez ou outra e ao menos com 1 canal então com certeza não é o problema de fio VCC x SIGNAL invertido. Se os fios tiverem invertidos não sairá audio nunca.
Talvez role em alguns casos....veja postagem mais a frente de um membro que tinha som às vezes só e picotando. E o comentário que fiz da postagem dele.
Cara eu também achava estranho ter som intermitente e ter a ligação invertida. Fui lá no esqueminha, medi os terminais e realmente tava invertido. Ele funcionava de maneira precária, tendo que trocar de canal ou ficar ligando e desligando o mute pra funcionar. Simplesmente fui no conector e enfiei ele invertido apenas para fazer um teste. Ficou um pouco forçado e tortinho mas encaixou.
TCHAZAN!!!
Tudo funcionando 100%! Trocando de canal ou fazendo qualquer coisa o som sempre funciona. Então pra quem tem intermitência no som, essa é a solução.
CARACA, O CARA MERECE UM TROFÉU DO TEAM. PARABÉNS PELA SOLUÇÃO!
Pelo menos agora o Team desencana desse bug e parte pra resolver a falta de som nos canais HD e terminar de vez com o pacote cinema mudo.
Galocha
03-09-2010, 10:15 PM
O F90 também envia o som Dolby Digital atraves do cabo HDMI?
No caso ligando ele diretamente a um receiver com entrada HDMI com suporte ao audio dolby digital,
ele manda o som em 5.1 ou é necessário obrigatoriamente a conexão via saida ótica?
lfcastilhos
03-09-2010, 10:31 PM
O F90 também envia o som Dolby Digital atraves do cabo HDMI?
No caso ligando ele diretamente a um receiver com entrada HDMI com suporte ao audio dolby digital,
ele manda o som em 5.1 ou é necessário obrigatoriamente a conexão via saida ótica?
Se o receiver já tem suporte a áudio via HDMI não será necessário usar a saída óptica, mas é sempre bom fazer um teste.
asdjkl
03-09-2010, 10:34 PM
Cara eu também achava estranho ter som intermitente e ter a ligação invertida. Fui lá no esqueminha, medi os terminais e realmente tava invertido. Ele funcionava de maneira precária, tendo que trocar de canal ou ficar ligando e desligando o mute pra funcionar. Simplesmente fui no conector, cortei as saliencias e enfiei ele invertido. Ficou um pouco forçado e tortinho mas encaixou.
TCHAZAN
Tudo funcionando 100%! Trocando de canal ou fazendo qualquer coisa o som sempre funciona. Então pra quem tem intermitência no som, essa é a solução.
Leo.uff
se puder experimente trocar várias vezes nos canais hds pois aqui tinha o problema do som intermitente quando estava via hdmi para tv e depois via otico para o home agora com a alteração estou via otico direto para o home e algumas vezes ainda tenho que ficar ligando e desligando o mute ou entrar e sair do epg pra funcionar. Num primeiro momento achei que estava ok mas agora ja me aconteceu 3 vezes.
abraços
thundergui
03-09-2010, 11:14 PM
grande castilho, consegui aqui viu galera. Só nao consegui tirar as pontas dos fios. Daí eu cortei e soldei.
Galera tentei forçar o plug invertido também e não deu certo, mesmo "estourando" as laterais da fêmea, não fica bem preso porque a base não deixa, é dificil de explicar se alguem quiser tentar vai ver.
Só da certo assim se depois vc tacar alguma coisa pra segurar bem firme.
lfcastilhos
03-09-2010, 11:19 PM
thundergui,
Já testou?
Conseguiu o 5.1 no receiver?
thundergui
03-09-2010, 11:21 PM
sim, meu receiver é igualzinho o seu.
uso numas torres jbl que tenho aqui hehe, eu gosto da distribuição advanced game(nas equalizações advanced surround), vc sabe se ela "estraga" o 5.1(se é que voce esta me entendendo)? porque prefiro ela do que deixar o sinal puro.
mas de qualquer maneira ficou animal, coloquei bem alto aqui e quase derrubei um vaso da minha mãe que estava na estante... hehe
leo.uff
03-09-2010, 11:44 PM
Leo.uff
se puder experimente trocar várias vezes nos canais hds pois aqui tinha o problema do som intermitente quando estava via hdmi para tv e depois via otico para o home agora com a alteração estou via otico direto para o home e algumas vezes ainda tenho que ficar ligando e desligando o mute ou entrar e sair do epg pra funcionar. Num primeiro momento achei que estava ok mas agora ja me aconteceu 3 vezes.
abraços
Rapaz, antes da modificação tava intermitente mas depois que mudei tá direto 100% funcionando. Seja em LPCM ou BS, funciona tudo perfeitamente. Talvez ainda tenha outros problemas envolvidos mas trocar a posição do fio já foi um grande passo. Tanto é que teve gente que comentou que não tinha som nenhum e depois da modificação ficou intermitente. O meu tava intermitente e depois ficou perfeito. Cada caso é um caso. Precisa ver a qualidade do cabo, conexão no plug, etc...
fabiorb
03-10-2010, 12:47 AM
Amigos, segui os posts e bingo!
tcn popcorn e outros agora estão normais, realmente estava invertido, porém a bobo agade e agabeo agade continuam sem so, mas agora só estes dois!
Está saindo audio normal agora pelo SPDIF, menos para os dois acima.
alguma dica?
samework
03-10-2010, 02:05 AM
No meu f90 a saída óptica não funciona bem. Mesmo com versão nova do firmware 05-03-10.
Plugando o cabo óptico para um lado e outro consigo audio PCM sem 5.1, como se fosse um problema de alinhameto de cabo, mas ao trocar canal simplememte pára de funcionar.
Não sei se o problema seria compatibilidade do resiver (meu é Philips quadri core) ou o problema é a versão do firmeware.
Aqui em POA não está funcinando.
Cumprimentos a todos!
leo.uff
03-10-2010, 09:45 AM
No meu f90 a saída óptica não funciona bem. Mesmo com versão nova do firmware 05-03-10.
Plugando o cabo óptico para um lado e outro consigo audio PCM sem 5.1, como se fosse um problema de alinhameto de cabo, mas ao trocar canal simplememte pára de funcionar.
Não sei se o problema seria compatibilidade do resiver (meu é Philips quadri core) ou o problema é a versão do firmeware.
Aqui em POA não está funcinando.
Cumprimentos a todos!
se vc ler algumas páginas pra trás verá qual é a solução.
Cara vc salvou o dia com essa solução...
Ontem a noite, cheguei em casa abri o deco e troquei os fios...
Foi dificil só pra tirar os conectores, mas uma lapiseira me ajudou muuuito rsrsrs:):D
Agora tá saindo Audio Digital e os canais com DD 5.1 estão funcionando perfeitamente...
Mas uma vez muito obrigado...
jonas.johann
03-10-2010, 02:11 PM
Pergunta de quem comprou um F90 há dois dias:
Consigo fazer "rodar" 5.1 só pelos cabos de audio(branco e vermelho)
Se ligar o Cabo Sdfpoi sei lá o nome... o som da TV some e fica só o do Home?
Obrigado por esclarecer um retardado em F90
Abs
lfcastilhos
03-10-2010, 02:28 PM
Pergunta de quem comprou um F90 há dois dias:
Consigo fazer "rodar" 5.1 só pelos cabos de audio(branco e vermelho)
Se ligar o Cabo Sdfpoi sei lá o nome... o som da TV some e fica só o do Home?
Abs
Leia o kit de sobrevivência, cabos RCA fornecem apenas som stereo e analógico, se vc quer 5.1 puro será necessário o SPDIF ligado ao home.
No mais recomendo vc estudar um pouco, google está apí pra isso, perguntar é mais fácil que pesquisar, mas pesquisando vc aprende mais e se torna mais independente.
Mister Raul
03-10-2010, 02:51 PM
Grande, "lfcastilhos".
Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pela descoberta do "erro" na saída "spdif" dos efenoventa.
Olha só, amigo, hoje meu Lexuz está ligado só via HDMI na minha TV e o meu DVD ligado na TV, como sempre foi... é um Philips 5.1. Quando quero assistir uma programação com um som mais apurado eu abaixo totalmente o volume da TV, ligo o DVD e deixo o som rolar só nele.
Percebo que quando a transmissão de áudio é em 5.1 o sistema funciona (sai som em todas as caxinhas... hehehe). Mas percebo, também, um certo atraso na voz dos personagens, jornalistas, apresentadores, etc.
A pergunta é: Eu teria um ganho "real" de som caso ligasse o efenoventa via spdif direto no DVD?
Por mais que a operação pareça simples, tenho medo de abrir o aparelho e danificá-lo.
Agradeço desde já a atenção.
Abração,
Mister Raul
jorel
03-10-2010, 03:21 PM
lfcastilhos, parabens pela descoberta, cheguei na madrugada do serviço e vi o poste com a solução, entao agora pela manha resolvi testar, a placa do meu efe90 é igual a sua e a troca funcionou de primeira, 100%, antes so tinha som em dois canais com a opção LPCM, quando colocava BS dificilmente tinha som e quando tinha era em dois canais, como estava funcionando com os fios trocados eu nao sei mas agora esta OK, 5.1 perfeito.
Sou de Porto Alegre
TV LG FullHD mod. 26LU50FR
HT Sony S-Master mod. STR-KS1000
Meu home não tem HDMI, a saida digital do F90 n funfava
Conectei o HDMI na TV e da TV para o home fui de SPDIF
Tdo funciona perfeitamente !!
Nem precisei inverter os fios .... foi mais fácil
Abçs
oxbox
03-10-2010, 11:35 PM
Meu home não tem HDMI, a saida digital do F90 n funfava
Conectei o HDMI na TV e da TV para o home fui de SPDIF
Tdo funciona perfeitamente !!
Nem precisei inverter os fios .... foi mais fácil
Abçs
Só que o som tende a ficar pior. Além do que pra ouvir rádio ou só ouvir canais de TV você terá que deixar TV ligada a toa.
Só que o som tende a ficar pior. Além do que pra ouvir rádio ou só ouvir canais de TV você terá que deixar TV ligada a toa.
Não sabia sobre a qualidade. Assim q puder invertos os fios e confirmo
Qto ao rádio, nem tinha pensado. Nem usei os canais de audio, porém faz muuuito sentido e a energia gasta a mais n é pouca ...
Valeu pela dica !
fabiorb
03-10-2010, 11:54 PM
Cara vc salvou o dia com essa solução...
Ontem a noite, cheguei em casa abri o deco e troquei os fios...
Foi dificil só pra tirar os conectores, mas uma lapiseira me ajudou muuuito rsrsrs:):D
Agora tá saindo Audio Digital e os canais com DD 5.1 estão funcionando perfeitamente...
Mas uma vez muito obrigado...
Boa noite Lipe,
Cara todos os canais com som? inclusive bobo e bobo agade????
abraços.
mryakko
03-11-2010, 01:00 AM
Ótimo, Parabéns, pelo tutorial agora está funcionando a saída ótica.
Outra solução bacana que eu fiz e acho que muita gente já fez, mas não vi comentários e que o US8 é traseiro eu coloquei uma extensão de US8 para facilitar.
(Não e gambiarra e sim adaptação com tecnologia)
luizpjunior
03-11-2010, 01:30 AM
Só uma duvida, o som com o SPIDF fica muito melhor que com o cabo do video componente, tipo assim, aqui em casa esta:
Efenove - HDMI para TV
Efenove - cabo componente para HT (o cabo do video do efenove para tv) funciona o 5.1 nos canais diponiveis!!!
Tenho uma TV SEMP 32 LCD.
Já li em topicos anteriores, a explicação!! Para pegar o 5.1 puro tem que ser com SPIDF, senão sai o som esterio!!
Só que fiquei com outra duvida, na minha tv e no HT não tem entrada SPIDF, como faço?
samework
03-11-2010, 02:07 AM
se vc ler algumas páginas pra trás verá qual é a solução.
Esses montadores Chineses! Deixaram a ligação invetida!
Segui o tutorial do Castilhos e bingo, agora funciona 5.1 nos canias disponíveis, MAS TEM QUE TER CUIDADO E PACIÊNCIA NA DESMONTAGEM E REMOTAGEM DOS FIOS.
Ótima dica, agora posso dizer que estou satisfeito com o aparelho.
Valeu pessoal!
willianrizzi
03-11-2010, 10:21 AM
Parabens "lfcastilhos"!
Cheguei em casa ontem, testei mais uma vez o SPIDF e nada de som, então fiz a inversão dos fios e o som está perfeito.
paulinho.stay
03-11-2010, 10:29 AM
Parabens lfcastilhos ,
Invertir o fios e bingo !! e ainda de quebra o tc.popcorn que estava mudo, ta falando que é uma beleza . Agora apenas o raposão e agabeo agades estão mudos aqui em BH.
abraço a todos.
lfcastilhos
03-11-2010, 10:55 AM
Só que fiquei com outra duvida, na minha tv e no HT não tem entrada SPIDF, como faço?
Qual é teu HT? marca/modelo?
Boa noite Lipe,
Cara todos os canais com som? inclusive bobo e bobo agade????
abraços.
então na verdade os canais s/ audio continuam iguais..
que são a plimplim agad e o agabeoh agad e o popcorn.
Creio que isso seja outra coisa e não a saida spdif, deve ser firm.
Mas com os outros canais tá perfeito...:D
Mister Raul
03-11-2010, 11:49 AM
Ao Oxbox, ou a quem possa ajudar:
Tenho um HT Philips modelo MX 2600, e estou querendo usar o SPDIF...
Verifiquei no manual e vi que ele possui um plug com o nome "Digital-out".
Pergunta:
Se eu plugar o cabo SPDIF nessa "saída" e conectar no efenoventa, vai dar certo? Esse plug ao invés de out não teria que ser in?
Obrigado!
lfcastilhos
03-11-2010, 11:50 AM
Canais sem som não tem nada haver com SPDIF, é outro problema.
Esse tutorial é para resolver o problema de não sair som na saída ótica SPDIF, o problema dos canais sem som é outro departamento.
lfcastilhos
03-11-2010, 11:58 AM
Ao Oxbox, ou a quem possa ajudar:
Se eu plugar o cabo SPDIF nessa "saída" e conectar no efenoventa, vai dar certo? Esse plug ao invés de out não teria que ser in?
Negativo, esse seu HT é simples e não tem entrada de áudio digital, não tem como decodificar o DolbyDigital do F90 com ele, o que vc pode fazer é ligar as saídas RCAs analógicas do F90 na entrada auxiliar do HT e simular 5.1 canais.
Não é o ideal, mas ajuda.
Mister Raul
03-11-2010, 12:10 PM
Valeu lfcastilhos!
Obrigado pelo esclarecimento!
luizpjunior
03-11-2010, 12:10 PM
Qual é teu HT? marca/modelo?
HT304Sl da LG e a TV é a Semp LC3245W
Hoje esta ligado o efenove por hdmi na tv, e do efenove para o ht por audio video, o som sai nas 5 caixas somente em alguns canais, colocando no EQ do ht, em Playmovie(algo assim), nos dvd que tem 5.1 o som sai que é uma beleza, apesar de não aparecer nem no ht nem na tv que esta com som Dolby Digital.
Obrigado pela ajuda
paulinho.stay
03-11-2010, 12:20 PM
Canais sem som não tem nada haver com SPDIF, é outro problema.
Esse tutorial é para resolver o problema de não sair som na saída ótica SPDIF, o problema dos canais sem som é outro departamento.
mais sabe de uma coisa intrigante , depois da inversão passei a ter audio no popcorn hd , so por desencargo desfiz a inversão e o som foi embora...:confused:
Mister Raul
03-11-2010, 12:28 PM
Castilhos,
Pelo visto então eu nunca tive um som digital 5.1, né?
Quando vejo DVD nesse HT, tenho a opção de som 5.1, e realmente, o som sai em todas as caixas...
Hoje o meu efenoventa tá ligado na tv via hdmi, e a tv no HT com os RCA's originais... Em alguns programas e filmes vindos do efenoventa vejo que o som é dividido... confesso que sempre tive a sensação de estar com um som 5.1... mas pelo visto vou ter que comprar um receiver...
lfcastilhos
03-11-2010, 12:36 PM
Seu HT tem 5.1 real quando está tocando DVDs, desde que devidamente configurado para tocar as trilhas com 5.1 canais.
Ele não tem uma entrada digital para decodificar som digital 5.1 de outras fontes (F90 por exemplo).
Mas ligando o F90 na auxiliar stereo você tem o DolbyPrologicII que dá uma sensação de 5.1, mas não é 5.1 real.
Só compre um receiver ou um som melhor se vc realmente é exigente, caso contrário deixe assim mesmo.
luizpjunior
03-11-2010, 12:40 PM
Seu HT tem 5.1 real quando está tocando DVDs, desde que devidamente configurado para tocar as trilhas com 5.1 canais.
Ele não tem uma entrada digital para decodificar som digital 5.1 de outras fontes (F90 por exemplo).
Mas ligando o F90 na auxiliar stereo você tem o DolbyPrologicII que dá uma sensação de 5.1, mas não é 5.1 real.
Só compre um receiver ou um som melhor se vc realmente é exigente, caso contrário deixe assim mesmo.
Obrigado!!
chanbil
03-11-2010, 01:11 PM
O que fazer?
O meu f90 nao aparece imagem e som em hdmi. Fui no menu e só aparece as resoluções 480 e 576.
Só consegui faze-lo funcionar na saída de audio e video (o interessante que os canais hd aparecem na resolucao 480???)
alguma dica?
obs.: minha tv tem HDMI
Le_moreira
03-11-2010, 01:44 PM
O que fazer?
O meu f90 nao aparece imagem e som em hdmi. Fui no menu e só aparece as resoluções 480 e 576.
Só consegui faze-lo funcionar na saída de audio e video (o interessante que os canais hd aparecem na resolucao 480???)
alguma dica?
obs.: minha tv tem HDMI
Chanbil,
No menu configurações de TV mude para YUK pronto será habilitado. Mude a resolução pra 1080_60 Mhz
Um forte abraço.
:cool:
CFortuna
03-11-2010, 03:04 PM
lfcastilhos,
Não estou envolvido com a falta de som SPDIF, mas só de acompanhar o tópico e "presenciar" seu envolvimento na solução do problema de tantos, sinto-me na obrigação de dar-lhe os parabéns.
Que você sirva de exemplo para muitos outros.
[ ]'s
lfcastilhos
03-11-2010, 03:22 PM
lfcastilhos,
Não estou envolvido com a falta de som SPDIF, mas só de acompanhar o tópico e "presenciar" seu envolvimento na solução do problema de tantos, sinto-me na obrigação de dar-lhe os parabéns.
Que você sirva de exemplo para muitos outros.
[ ]'s
Agradeço os parabéns, mas não podemos esquecer que a solução não partiu apenas da minha pessoa, foi uma solução encontrada em equipe.
Temos que lembrar que o OXBOX deu grandes idéias e dicas, mandando informações sobre circuítos de aúdio SPDIF, óptico e digital.
E que o objetivo inicial não era consertar o óptico mas criar uma saída de aúdio digital coaxial para testarmos.
Muitos outros users também haviam relatado problemas e contribuiram informando os equipamentos que eles estavam usando e o tipo de problema que enfrentavam. Isso tudo desde dezembro de 2009.
De posse dos relatos do problema, das idéias, dos links sobre os circuítos SPDIFs foi relativamente fácil perceber que havia algo de errado. E a idéia de inverter os fios foi apenas uma tentativa que deu sorte.
O fato é que agora temos a solução e o Team não precisa mais se preocupar com isso.
Mas o mais importante é que a solução é livre, não é necessário mandar para alguém e pagar para arrumar.
oxbox
03-11-2010, 04:09 PM
O fato é que agora temos a solução e o Team não precisa mais se preocupar com isso.
Médio! hehe
O Team já vinha olhando esse tópico. E depois da descoberta alertei eles para que cuidem de avisar um passarinho e esse passarinho piar nos ouvidos das fábricas. E assim evitarmos a continuidade (ou o retorno, caso tenha sido problema de lote) desse problema.
E novamente: o que importa é que vc não ficou parado, achou o problema e - principalmente - compartilhou a solução. Poucas pessoas fazem isso no forum. E são justamente essa meia dúzia de 6 ou 7 que realmente fazem a diferença. Seria muito bom se tivessemos uma dúzia inteira, de 50 ou 100, quem sabe 1000 com postura assim. :D
minelly
03-11-2010, 05:09 PM
mais sabe de uma coisa intrigante , depois da inversão passei a ter audio no popcorn hd , so por desencargo desfiz a inversão e o som foi embora...:confused:
Cara, em que cidade você está? Aí tem outros canais que não tem áudio e continuaram sem ou foi só o popcorn hd que não tinha áudio?
Estou querendo montar um HT, e caso tenha alguma relação com a solução da falta de áudio em alguns hds, acredito que vou acelerar o processo :)
Abs!
lcvslcvs
03-11-2010, 05:46 PM
Meus sinceros agradecimentos a todos que contribuiram para esta maravilhosa solução para o problema. A placa da minha Ferrari90 tem a mesma numeração da imagem postada pelo lfcastilhos e a inversão dos fios fez nascer o som dolby digital 5.1 no meu HT.
paulomontanha
03-11-2010, 05:56 PM
realmente esta de parabéns...isso ajudou em muito , antes usava um emulador de 5.1 para poder iludir os ouvidos agora esta 100% mais uma tks!!
paulinho.stay
03-11-2010, 08:07 PM
Cara, em que cidade você está? Aí tem outros canais que não tem áudio e continuaram sem ou foi só o popcorn hd que não tinha áudio?
Estou querendo montar um HT, e caso tenha alguma relação com a solução da falta de áudio em alguns hds, acredito que vou acelerar o processo :)
Abs!
companheiro , eu estou em BH/MG, alguns ja disseram que não tem nada a ver porém não foi so uma coincidência pois o processo reverso anula o som.
Seria interessante se mais alguem aqui de BH que ainda não fez o troca dos fios tb pudesse dar seu depoimento ...
abraços.
ruyleal
03-11-2010, 10:54 PM
Parabens ao castilhos. Fiz o procedimento e esta rolando bonito o SPDIF. Só permaneceram mudo os canais de sempre bibiouagadê, Telemilho agadê, e raposa+nacionalgeografia agadê. Os demais o som ficou espetacular.
Show.
:)
wagnerdamas
03-11-2010, 10:57 PM
[QUOTE=thundergui;39819][B][COLOR="Red"]
Você liga seu F90 no seu receiver/home theater pela saída digital óptica (saída SPDIF)? E está com problema de não ter áudio em nenhum canal? Ou o áudio está bem estranho (p. ex. 2.0 funciona picotando e em 5.1 nunca funciona)? Então leia este tópico inteiro.
Em especial veja os posts 103, 104 e 105:
http://www.az-world.net/forum/showpost.php?p=55058&postcount=103
http://www.az-world.net/forum/showpost.php?p=55060&postcount=104
http://www.az-world.net/forum/showpost.php?p=55065&postcount=105
e todos que vêm em seguida deles.
IMPORTANTE: esse é um problema identificado, mas talvez o seu problema seja outro! Talvez até mesmo seu cabo que está quebrado ou mal encaixado.
OXBOX
Fiz esta alteração sugerida, deu certo!!!abriu o áudio 5.1 de todos os canais HD, exceto agabeo HD e Netgio HD.Os outros funcionaram legal mas Tele HD e Popcorn e Multi HD estão ainda com atraso nas falas.Espero que a Team logo logo resolva este problema!!!
Mister Raul
03-12-2010, 08:59 AM
realmente esta de parabéns...isso ajudou em muito , antes usava um emulador de 5.1 para poder iludir os ouvidos agora esta 100% mais uma tks!!
Paulo, como é que funciona isso?
thundergui
03-12-2010, 02:27 PM
alguns receivers tem esse recurso de emular ou simular um 5.1, distribuindo o som pelas caixas de acordo com a frequência.
somen0
03-12-2010, 05:08 PM
Ai galera, sou novo na área, pois comprei o meu esta semana e hoje já travou. Felizmente saiu rápidinho a vacina.. Qto a dúvida de canais 5.1, no meu eu instalei ele com o cabo de vídeo componente e o cabo óptico digital, e todos os canais 5.1 estão funcionando normalmente. A propósito, meu receiver é um JVC.
Abs.
crisaf
03-12-2010, 10:55 PM
O meu o som ficava picotando e com um chiado muito alto, agora o home reconheceu o audio 5.1
A unica coisa é que alguns canais estão sem som ou trava e tem que trocar para dud en ai volta.
Mas legal ficou bom!!!!
gbnaboa
03-13-2010, 11:04 AM
Segui o procedimento, abrindo o F90 e acabei por tomar a decisão se somente inverter a posição do conector no SPDIF. Fica meio forçado mas fiquei com medo de quebrar a ponta do cabo/conector somente invertendo o 1 e o 3 de posição no conector conforme os posts:
http://www.az-world.net/forum/showpo...&postcount=103
http://www.az-world.net/forum/showpo...&postcount=104
http://www.az-world.net/forum/showpo...&postcount=105
Agora tá funcionando perfeito!!!! :D
Muito obrigado lfcastilhos e Oxbox. Fica claro que os membros desse forum podem tb contribuir em muito e a uniao faz a força!!!:)
Esse era um item que com certeza nao iria ser resolvido via firmware!!!
ossocao
03-14-2010, 02:31 AM
companheiro , eu estou em BH/MG, alguns ja disseram que não tem nada a ver porém não foi so uma coincidência pois o processo reverso anula o som.
Seria interessante se mais alguem aqui de BH que ainda não fez o troca dos fios tb pudesse dar seu depoimento ...
abraços.
Foi coincidencia, liga no conector RCA que tem som no popcorn. A bEty mudou algo esse dias em BH que fez o som aparecer nesse canal. Aqui não uso a spdif e o som apareceu a alguns dias no HDMI e no RCA.
Claro que se vc reinverter da o problema de novo do spdif e vc volta a não ter o som. Como vc usa a spdif não ia ver som nele nunca pois estava invertida. Portanto não foi a inversão e sim alguma correção nos ultimos firm ou alguma mudança na bet.
oxbox
03-14-2010, 03:30 AM
Para conhecimento de todos: a fábrica dos LexuzBOX já foi informada do problema para checarem seus processos e evitarem repetí-lo.
charlesmr
03-14-2010, 01:00 PM
Eu consegui resolver o problema por acidente e é muito simples, sem precisar desmontar nada.
A soluçao para quem usa o cabo optico eh: quando vc for encaixa-lo na saida optica do seu F90, somente encoste, nao o plugue até o final. No Home theather vc deve encaixa-lo ate o final. Pronto os canais com Dolby digital 5.1 irao funcional em 5.1 e os 2.0, basta vc colocar na opcao dolby prologic II so seu HT que tambem ficara 5.1. Eh show de bola.
Valeu pessoal.
oxbox
03-14-2010, 01:42 PM
Eu consegui resolver o problema por acidente e é muito simples, sem precisar desmontar nada.
A soluçao para quem usa o cabo optico eh: quando vc for encaixa-lo na saida optica do seu F90, somente encoste, nao o plugue até o final. No Home theather vc deve encaixa-lo ate o final. Pronto os canais com Dolby digital 5.1 irao funcional em 5.1 e os 2.0, basta vc colocar na opcao dolby prologic II so seu HT que tambem ficara 5.1. Eh show de bola.
Valeu pessoal.
Se os fios tiverem invertidos dentro isso não vai fazer "a mágica" de desinverter. Seu problema era outro....mal encaixe do seu cabo no seu F90.
Pra fio invertido a ÚNICA solução é abrindo e desinvertendo. É questão elétrica. Não tem como fazer diferente.
powercablebox
03-14-2010, 11:22 PM
Para conhecimento de todos: a fábrica dos LexuzBOX já foi informada do problema para checarem seus processos e evitarem repetí-lo.
Sera que perdemos a garantia se fizermos o procedimento da inversao dos cabos? Os revendedores vao dar garantia apos abrir o aparelho?
ossocao
03-15-2010, 12:08 AM
Sera que perdemos a garantia se fizermos o procedimento da inversao dos cabos? Os revendedores vao dar garantia apos abrir o aparelho?
KKK Garantia? Vc comprou com nota em qual loja? Esse aparelhos são daquele tipo: La garantia soy jo. kkkk
oxbox
03-15-2010, 02:26 AM
Pergunte pra quem te vendeu uai!
bafana
03-17-2010, 04:27 PM
No meu primeiro posto gostaria de parabenizá-los pelo trabalho de alto nível.
Como indicado, reli com atenção as quase 20 paginas de posts e o máximo que vi foi um probelma similar ao meu, ainda sem resposta.
Tenho um HT LG genérico HT503SH que insiste em atrasar a reprodução do áudio digital.
Comparando com o da TV eles começam sincronizados e aos poucos o do HT (num pitch levemente reduzido) começa a ficar pra trás.
A inversão proposta resolveria isso ? Meu áudio sempre saiu.
Primeiro o Deco ia pra TV(Scarlet II) via HDMI e essa entregava para o HT via ótico.
Depois liguei direto o cabo ótico do Deco no HT.
Nos 2 casos, atraso em relação a TV, perfeitamente sincronizada.
Se alguém passou ou passa por situação semelhante, seria legal trocar idéias.
Abs.
lfcastilhos
03-17-2010, 07:30 PM
Eu noto atraso, na TV.
Quanto ao Dolby Didital, não tenho notado atrasos.
Pode confirmar isso?
O problema é apenas com o HT ou é com o som da Tv também?
bafana
03-17-2010, 07:45 PM
Salve lfcastilhos,
obrigado pela resposta e parabéns novamente pela solução compartilhada.
A TV está perfeitamente sincada.
O HT é que está atrasando.
Depois de algum tempo com os 2 ligados, o HT começa a replicar a TV, tamanha a diferença.
Será o HT que tá bichado ?
Abs.
andreylm@hotmail.com
03-17-2010, 08:05 PM
Ola colegas
Consegui resolver o meu outro problema sobre a saida optica, apos conseguir colocar ela para funcionar (com a troca dos fios) o som apos um tempo dava umas travada uns chiado e eu tinha que desligar o HT e religar ele ai funcionava por mais um periodo e dava o mesmo problema. tentei fazer varias coisas para resolver, busquei na internet tudo sobre o decoder e sobre o HT e não estava resolvendo o meu problema, ate que achei o problema, foi só eu desligar o cabo HDMI que liga o HT na TV cabo este que nem em uso ficava mais era ele que estava causando o problema, o pq acontecia isto eu não sei mais o problema era ele.
agora ja estou a 3 dias direto com som optico funcionando que por sinal nos canais que tem DD é muito bom
o meu HT é um LG 502SH
talves o nosso amigo que postou aqui que esta com um problema com o 503SH faça o mesmo que eu fiz talves resolva
lfcastilhos
03-17-2010, 11:46 PM
Salve lfcastilhos,
obrigado pela resposta e parabéns novamente pela solução compartilhada.
A TV está perfeitamente sincada.
O HT é que está atrasando.
Depois de algum tempo com os 2 ligados, o HT começa a replicar a TV, tamanha a diferença.
Será o HT que tá bichado ?
Abs.
É no mínimo estranho, eu faria alguns testes, mas já te adianto que não percebi isso aqui.
Como é um problema isolado sugiro que vc faça algumas alterações no deco e no HT.
Segue o exemplo do andreylm[at]hotmail.com que, usando um HT parecido com o seu, teve um problema isolado e achou a solução.
somen0
03-19-2010, 12:34 PM
Amigos, estou vendo que praticamente todos vocês estão tendo problemas com a saída óptica digital na Ferrari 90, mas praticamente todos estão usando o cabo HDMI + Optico Digital para audio.
O problema da incompatibilidade não está nos receivers ou HTs de vocês, mas sim na ligação do cabo HDMI juntamente com o OD. Essa incompatibilidade se dá pelo fato do cabo HDMI também transmitir o som digital óptico, e por isso dar incompatibilidade.
No meu aparelho eu resolvi o problema fazendo a ligação do cabo óptico digital juntamente com o cabo de video componente, que também é digital e não gera incompatibilidade com o cabo de audio que nem o HDMI.
Tentem fazer isso, pois o meu está 100% desde que instalei, e com a mesma qualidade nos canais agade.
Abraços e espero poder ter ajudado.
oxbox
03-19-2010, 12:41 PM
...o cabo de video componente, que também é digital...
Não vou entrar no mérito da sua dica/solução, mas corrigindo: video componente é analógico! E se usado com cabo de pior qualidade em canais HD a imagem fica certamente pior que via HDMI (além de depender da qualidade da entrada componente da TV).
lfcastilhos
03-19-2010, 12:45 PM
Não sei de qual incompatibilidade vc está falando.
Mas se vc leu todo o tópico sabe que o problema que estávamos enfrentando era de fabricação.
Se for o caso do colega que está tendo problema de sincronia no audio TV com o do HT aí pode ser uma boa idéia.
No meu caso sempre usei o vídeo componente e a SPDIF e nunca havia funcionado até a solução que está na página 11 (http://www.az-world.net/forum/showthread.php?t=4905&page=11) ser encontrada.
somen0
03-19-2010, 07:06 PM
Olha lfcastilhos, pode até ser um problema de decoders mais antigos, pois o meu eu comprei a pouco tempo, e como falei no post, apenas conectei os cabos de video componente e óptico digital e tudo funcionou perfeitamente, sem problema nenhum de audio, ou de sincronismo com o video da TV. Apenas tem um delay de sincronismo nos canais da bobosat agade, mas porque isso é um problema da Bet. Eu fui funcionario da Bet e isso é um problema que vem sendo corrigido, mas apresenta o delay ainda.
Em relação ao post do nosso amigo oxbox, sobre o cabo de video componente, ele também faz a transmissão digital, e a única diferença em relação ao HDMI, é que este suporta 1080p, enquanto que o Video Componente vai até o 1080i.
E estou falando em qualidade de video e audio em HT, ou seja, CABOS DE ALTA QUALIDADE e não promoções compradas em supermercados.
Se o cabo de video não tiver o terminal banhado a ouro e ser blindado, não faz a menor diferença qual cabo usar, pois todos irão apresentar interferência.
No meu caso, o meu f90 está ligado com um cabo Acoustic Research, com terminais banhados a ouro e não genéricos!!
Caso queira sugestão de cabos de verdade, segue abaixo:
Video Componente:
http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=PR191&ord=0
HDMI:
http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=W301M&ord=0
oxbox
03-19-2010, 07:19 PM
Em relação ao post do nosso amigo oxbox, sobre o cabo de video componente, ele também faz a transmissão digital
somen0, componente é analógico. Sempre. Por construção.
Pra mais detalhes, veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Component_video
Padrões comuns de conexões em video digital, encontrável em equipamentos residenciais, são DVI e HDMI. Somente esses.
Edit: até tem digital usando uma "cara" semelhante, mas não é o mesmo. Na Wiki acima inclusive cita.
BIZUNGA
03-19-2010, 11:08 PM
hotmail.com;58268]Ola colegas
Consegui resolver o meu outro problema sobre a saida optica, apos conseguir colocar ela para funcionar (com a troca dos fios) o som apos um tempo dava umas travada uns chiado e eu tinha que desligar o HT e religar ele ai funcionava por mais um periodo e dava o mesmo problema. tentei fazer varias coisas para resolver, busquei na internet tudo sobre o decoder e sobre o HT e não estava resolvendo o meu problema, ate que achei o problema, foi só eu desligar o cabo HDMI que liga o HT na TV cabo este que nem em uso ficava mais era ele que estava causando o problema, o pq acontecia isto eu não sei mais o problema era ele.
agora ja estou a 3 dias direto com som optico funcionando que por sinal nos canais que tem DD é muito bom
o meu HT é um LG 502SH
talves o nosso amigo que postou aqui que esta com um problema com o 503SH faça o mesmo que eu fiz talves resolva
Amigo,
Resolvi o meu problema usando a sua dica. E não é que deu certo mesmo ????
Coincidência ou não, tenho o mesmo HT L*G que vc.
Abraço
thundergui
03-20-2010, 04:42 PM
ox e castilho, o q vcs acham de eu editar o primeiro post daqui e colocar a solução encontradas logo na primeira pagina, assim o pessoal nao fica boiando ou procurando outras supostas soluçoes que possam comprometer o aparelho da rapaziada, como conectar o cabo "meio solto", ou ligar com o componente em vez do hdmi...
afinal ja foi confirmado que a solução é uma só, o problema de inversão na fabricação do aparelho.
pq mesmo com os links la na primeira pagina a maioria parece nao ter lido a solução.
oxbox
03-20-2010, 08:26 PM
ox e castilho, o q vcs acham de eu editar o primeiro post daqui e colocar a solução encontradas logo na primeira pagina, assim o pessoal nao fica boiando ou procurando outras supostas soluçoes que possam comprometer o aparelho da rapaziada, como conectar o cabo "meio solto", ou ligar com o componente em vez do hdmi...
afinal ja foi confirmado que a solução é uma só, o problema de inversão na fabricação do aparelho.
pq mesmo com os links la na primeira pagina a maioria parece nao ter lido a solução.
thundergui legal sua iniciativa, mas......certamente quem hoje não lê aquele vermelhão lá do 1o tópico não lerá também se você copiar e colar o conteúdo direto pra lá.
O buraco é mais embaixo: povo não lê nem a página onde postam! Querer que voltem no 1o post de um tópico de muitas páginas então é utopia. Por mais óbvio que seja essa postura e também recomendado nas regras do forum.
bafana
03-21-2010, 11:43 PM
Grande forum, grandes dicas.
Graças a dica do andreylm e a participação de todos resolvi meu problema com o audio. Acho que HDMI e entrada ótica é demais pro ELEGÊ, que inexplicavelmente atrasa o som.
Um vergonha pro fabricante.
Mais uma vez obrigado pela preciosa informação.
Abs
andreylm@hotmail.com
03-22-2010, 08:11 PM
Grande forum, grandes dicas.
Graças a dica do andreylm e a participação de todos resolvi meu problema com o audio. Acho que HDMI e entrada ótica é demais pro ELEGÊ, que inexplicavelmente atrasa o som.
Um vergonha pro fabricante.
Mais uma vez obrigado pela preciosa informação.
Abs
que legal que conseguir ajudar varias pessoas que estavam com problema semelhante ao meu, e foi aos 45 do 2º tempo que eu descobri pois ja estava ate vendo locais de assistencia tecnica da ELEGE para levar o HT.
só não postei a solução antes pq eu queria realmente ter certeza que era aquilo mesmo pois era uma coisa tão simples. mais agora é só som DD.
Rajjax
03-23-2010, 01:29 AM
aqui fiz o esquema de trocar os cabos internamente e funcionou perfeitamente =)
tem alguma configuração q seria melhor? alguem sabe a diferença do BS Out pro LPCM Out?
HDMI + Optical 100%
oxbox
03-23-2010, 01:34 AM
aqui fiz o esquema de trocar os cabos internamente e funcionou perfeitamente =)
tem alguma configuração q seria melhor? alguem sabe a diferença do BS Out pro LPCM Out?
HDMI + Optical 100%
Baixe e leia o Kit de Sobrevivência. Suas dúvidas estão no FAQ.
Rajjax
03-23-2010, 10:18 PM
Baixe e leia o Kit de Sobrevivência. Suas dúvidas estão no FAQ.
eu tenho o kit de sobrevivencia aqui, eu li praticamente inteiro (tenho o F90HD a uns meses já,nunca precisei pergunta nada aqui , eu só leio basicamente)
mas sinceramente nao achei nada sobre as saidas de som... só fala q é melhor ligar diretamente do aparelho ao HT, pois fica melhor o som e tal, coisa q eu já imaginava (nao passa pelo amplificador da tv).
Irei dar mais uma procurada.
Abraços
flyguy
03-23-2010, 10:45 PM
Nesse próprio tópico tem dizendo o que é BS OUT e o que é LPCM OUT, as diferenças e o que é melhor... basta ter um pouco de paciência e procurar direito.
oxbox
03-23-2010, 11:53 PM
eu tenho o kit de sobrevivencia aqui, eu li praticamente inteiro (tenho o F90HD a uns meses já,nunca precisei pergunta nada aqui , eu só leio basicamente)
mas sinceramente nao achei nada sobre as saidas de som... só fala q é melhor ligar diretamente do aparelho ao HT, pois fica melhor o som e tal, coisa q eu já imaginava (nao passa pelo amplificador da tv).
Irei dar mais uma procurada.
Abraços
Procure ter sempre a última versão do Kit. Tem no FAQ como escrevi.
E, lógico, aqui no forum também como o colega acima citou.
raverbh
03-24-2010, 02:14 PM
porém adquiri um HT sony DDW885 meio antigo mas muito bem aconselhado pelo HT forum
to kerendo trocar por um eFf90 para usufruir do som 5,1
ninguem aki posui esse ht?
ouvi relatos de pessoas que tem tv HD não funcionarem as hdmi dele,
isso procede?
Viler
03-26-2010, 10:50 AM
Procure ter sempre a última versão do Kit. Tem no FAQ como escrevi.
E, lógico, aqui no forum também como o colega acima citou.
Senhores,
TV = LN40A550
HT = SONY HT-SS1100
Video:
F90 -> TV ( HDMI )
Audio:
F90 -> HT ( SPDIF )
Problema :
Sempre que a configuração de audio no F90 está em "PCM out" tudo funciona... exceto os 2 ja conhecidos sem áudio.
Quando mudo a configuração para "BS out" todos os agades ficam mudos inclusive a raposa se eu navegar somente entre eles os mudos. Mas se eu colocar em qualquer um dos canais mudos e navegar para um canal que é nativo "PCM" por exemplo: R3d3 B0b0. e ficar apertando o botão de voltar para canal anterior, irei ficar anternando entre eles dois a R3d3 B0b0 e agade qualquer mudo certo?... errado ! depois de alguns vai e vem entre os canais o som do canal agade funciona ! seja ele 2.0 ou 5.1. Ja fiz esse teste com mais de uma canal agade realmente so não funciona com os dois canais conhecidos sem áudio.
Tenho o ultimo Kit de sobrevivência que baixe a 3 dias. E nele não encontrei nada referente a esse problema .... será que devo seguir o procedimento de inversão da entrada SPDIF ?
leo.uff
03-26-2010, 02:19 PM
Senhores,
TV = LN40A550
HT = SONY HT-SS1100
Video:
F90 -> TV ( HDMI )
Audio:
F90 -> HT ( SPDIF )
Problema :
Sempre que a configuração de audio no F90 está em "PCM out" tudo funciona... exceto os 2 ja conhecidos sem áudio.
Quando mudo a configuração para "BS out" todos os agades ficam mudos inclusive a raposa se eu navegar somente entre eles os mudos. Mas se eu colocar em qualquer um dos canais mudos e navegar para um canal que é nativo "PCM" por exemplo: R3d3 B0b0. e ficar apertando o botão de voltar para canal anterior, irei ficar anternando entre eles dois a R3d3 B0b0 e agade qualquer mudo certo?... errado ! depois de alguns vai e vem entre os canais o som do canal agade funciona ! seja ele 2.0 ou 5.1. Ja fiz esse teste com mais de uma canal agade realmente so não funciona com os dois canais conhecidos sem áudio.
Tenho o ultimo Kit de sobrevivência que baixe a 3 dias. E nele não encontrei nada referente a esse problema .... será que devo seguir o procedimento de inversão da entrada SPDIF ?
Conserta o plug que tudo se resolve.
gadgetmaniac
03-28-2010, 04:49 AM
Lfcastilhos,
Obrigado pela iniciativa, cara! Você merece um prêmio!
Fiz o procedimento aqui em casa e tá funcionando 100% !!!!!!!!
Parabéns! Show de bola!
Abs,
GM
ConectionLost
04-03-2010, 10:56 AM
Resolvi o problema como manda o kit de sobrevivência, agora SPDIF funcionando normal, obrigado.
Abraço.
JPGouvanere
04-06-2010, 10:39 PM
Após ler e reler todos os posts deste tópico, tomei coragem e mesmo com o mínimo entendimento de tecnologia, resolvi abrir minha F90 e inverter os fios. Fiz como manda o figurino, com uma chave de fenda de ponta bem fina consegui retirar e inverter os fios sem quebrar nada.
Depois foi testar e não é que funcionou!!!!
Meu HT é um Panasonic.
Valeu mesmo.
luizcebola
04-26-2010, 02:19 PM
Meu HT eh um pioneer com entrada coaxial,existe um aparelho da toslink que converte o sinal do f90 optico para coaxial,alguem ja usou este conversor ou usou a dica do ox de converter o sinal optico do f90 em coaxial como no esquema do f40 que esta postada aki.
oxbox
04-26-2010, 05:38 PM
Meu HT eh um pioneer com entrada coaxial,existe um aparelho da toslink que converte o sinal do f90 optico para coaxial,alguem ja usou este conversor ou usou a dica do ox de converter o sinal optico do f90 em coaxial como no esquema do f40 que esta postada aki.
Nesse tópico mesmo (ou será um específico!? não me lembro...) tem uma série de esquemas (nível TTL/SPDIF) para adaptação de saída coaxial. São genéricos, não é só pro F40 não. Podem ser usados em quaisquer aparelhos que têm saída digital em nível TTL (se vc não sabe o que é isso, relaxa...o que importa é que o F90 é).
Se não achar facil aqui (use o Search), tem no Kit de Sobrevivência do F90 também já separadinho.
Se você tem alguma familiaridade mínima com eletrônica dá pra fazer já o circuito mais simples por exemplo. Vai precisar só de um ferro de solda que custa uns R$5 em lojas tipo 1,99 e talvez outros R$5 em componentes eletrônicos.
Ou qualquer técnico faz com tranquilidade até mesmo as soluções mais complexas.
luizcebola
04-26-2010, 06:55 PM
Só pra confirmar OX teria que fazer uma das 2 opções abaixo correto?
Para aqueles que querem usufruir do áudio 5.1 do seu F40, mas o seu receiver/home theater só tem entrada de áudio digital coaxial - e não ótpica, como tem no Lexuz -, é possível por uma simples modificação resolver o problema.
- abra o F40. Dentro será possível ver o conector de áudio digital que alimenta a saída óptica.
- há um plug que sai da placa mãe e vai até a porta serial do F40 (utilizada para atualições por cabo). Desligue esse da placa mãe.
- pronto! agora temos áudio digital no conector da porta serial! Nos pinos 2 (vivo) e 5 (terra)
- compre um conector serial fêmea e troque uma ponta do seu cabo de áudio digital por ele. Solde a malha do cabo no pino 5. O fio central no pino 2.
- agora é só ligar o cabo com a ponta do conector serial no F40 e a ponta RCA no seu receiver/home theater.
Com isso tanto a saída óptica quanto a serial ficam desabilitadas para as suas funções originais. Para voltar, basta desfazer o acima (voltar a serial e plugar a óptica).
- deste puxe (solde) par de fios também até o RCA fêmea colocado na carcaça. Cuidado para não inverter terra com vivo...o terra vai na parte externa do RCA. O vivo vai na parte central.
- pronto! Agora o coaxial (RCA) está em parelo com o optico! Só usar um OU outro. Não os 2 ao mesmo tempo. E com cabos padrão de mercado.
oxbox
04-26-2010, 10:16 PM
Só pra confirmar OX teria que fazer uma das 2 opções abaixo correto?
Pro F40 sim.
Pro F90, que é o assunto desse tópico aqui, não.
Como já sugeri antes: leia o Kit de Sobrevivência do F90.
luizcebola
04-26-2010, 10:42 PM
OX antes de perguntar aki ja tinha lido o kit pois não gosto de perguntar de bobeira,alias antes de perguntar aki li todas as paginas do topico pra ver se algo me ajudava e não achei nada,acabei de ler novamente o kit e só achei algo ref a HT no topico FAQ mas la não tem nada que sane minha duvida,acho que vou optar pelo adaptador de audio optico x coaxial e ver se funciona, sera que tem um kit sobrevivencia mais novo, baixei mes passado sera que é isso, tem algum mais recente?
lfcastilhos
04-27-2010, 12:30 AM
OX antes de perguntar aki ja tinha lido o kit pois não gosto de perguntar de bobeira,alias antes de perguntar aki li todas as paginas do topico pra ver se algo me ajudava e não achei nada,acabei de ler novamente o kit e só achei algo ref a HT no topico FAQ mas la não tem nada que sane minha duvida,acho que vou optar pelo adaptador de audio optico x coaxial e ver se funciona, sera que tem um kit sobrevivencia mais novo, baixei mes passado sera que é isso, tem algum mais recente?
Compre o adaptador que também resolve, se quer mais informaçõs sobre ele te recomendo consultar o HTForum.
lonerf
04-30-2010, 09:05 AM
Esse problema pode ser resolvido de diversas maneiras, podemos tentar forçar o conector do barramento para entrar invertido na board do F90, acho que é possível, pode danificar o conector do barramento mas vai funcionar. Só que eu achei mais prudente fazer de uma forma mais sutil, apenas invertendo os fios que ficam nas extremidades do barramento, mantendo fio terra (1 - GND) no mesmo lugar.
Ou seja, na imagem anterior, aquela onde vemos o barramento numerado, temos de inverter os fios de número 2 e 3 e manter o fio 1 no mesmo lugar.
Qualquer dúvida nesse ponto me mandem MP.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/conector2.jpg
Lembre-se que é um pouco chato trocar os fios de posição do barramento, eles tem uma travinha e puxar o fio com força vai danificar o conector, é preciso um objeto pontudo apertado contra a travinha do conector para retirar o fio do conector, quem conhece sabe do que estou falando.
Nessa foto os fios já estão trocados e conectados na board do F90, a foto não é muito boa, mas é possivel notar que o pino 2 agora conecta ao VCC, mesma coisa para o pino 3 este último conectado ao Spdif Signal.
Uma outra maneira de conferir os fios é pela cor, ou melhor textura de cada fio, o fio com a textuta vermelha mais grossa é o signal, enquanto que o fio do outro extremo com a textuta mais fininha é o VCC.
Lembre-se de não mudar o fio central, que corresponde ao GND, sob risco de queimar seu F90.
Agora basta fechar o deco e testar, espero que ajude quem tem o mesmo problema que eu tive.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/conector3-1.jpg.
Passo 3: Testar
Aqui funcionou de boa, DolbyDigital no HT.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/receiver.jpg
Atenção:
Sabemos que esse problema afeta apenas alguns users, ou seja, tivemos algum ou alguns lotes com problema e pelo que parece tudo está resolvido, eu não sei como foi resolvido, se nos decos que o SPDIF funciona mudou a revisão da board ou se mudou a revisão da placa da fonte ou se eles inverteram os fios do barramento. O ideal seria termos acesso ao interior de um F90 original e com o SPDIF funcionando de fábrica.
Segue a revisão da placa da fonte para conhecimento.
http://i597.photobucket.com/albums/tt55/lfcastilhos/fonte.jpg
Ola cara, obrigado pela postagem, me ajudou aqui.
Eu fiz o passo que você descreveu como "forçar" o barramento, mas não forcei, pois pequei uma lixinha de unha e fui raspando as travinhas até o passo em que ele ficava sem forçar e ao mesmo tempo não focasse solto. O importante é que deu certo. Um abraço.
dudale1
05-03-2010, 10:07 AM
Conforme informação do tópico, abri meu f90 e inverti a posicao dos fios no conector, conforme sugerido. Testei e funcionou. Fico agradeci pela informação e a explicação muito bem detalhada. Valeu ...
LucasBSB
05-08-2010, 03:40 PM
fiquei cm medo de danificar os fios e aqueci uma faquiinha no fogão e fui tirando as travinhas de plastico do conector , ao inves da lixa como o amigo do post acima usou, usei uma faquinha quente e passei , tirei rapidamente as travinhas e coloquei o conector invertido no barramento , funciono 100% 5.1 ^^ Obrigado a todos !
frs79
05-26-2010, 06:33 PM
abri meu motor e vi que os fios estão invertidos desde a placa da entrada óptica, o fio do spdif está no local vcc e vice versa (o fio 2 está no 3 e o 3 está no 2). Na outra placa já tentei das duas maneiras diferentes, invertendo e sem inverter. de um jeito só sai chiado, do outro nem funciona..... comprei pelo áudio 5.1 e só ouço chiado. Qdo uso a saída stéreo em um Ap de som (2.0) e tanto em bs out ou lpcm funcionam, mas é só conectar o cabo óptico e nada. O engraçado é que só funcionou uma vez o óptico.
droque
05-28-2010, 04:37 PM
Existe algum F90 que venha com o cabo certo ?
Tinha dois F90 aqui, ambos funcionavam o SPDIF, só que pausava muito o som em BS OUT, e dava varios estalos, eu tinha que usar em LPCM , invertendo funcionou numa boa. Agora uso o BS OUT finalmente :)
Meus aparelhos sao de DEz-2009
O engraçado é ter funcionado "mais ou menos" quando o cabo estava invertindo, mesmo em bs out. Alguem explica isso ?
oxbox
05-28-2010, 04:40 PM
Existe algum F90 que venha com o cabo certo ?
Tinha dois F90 aqui, ambos funcionavam o SPDIF, só que pausava muito o som em BS OUT, e dava varios estalos, eu tinha que usar em LPCM , invertendo funcionou numa boa. Agora uso o BS OUT finalmente :)
Meus aparelhos sao de DEz-2009
O engraçado é ter funcionado "mais ou menos" quando o cabo estava invertindo, mesmo em bs out. Alguem explica isso ?
Sim! A maioria dos F90 na real não têm o problema.
E a explicação do porque funcionava mais ou menos tá aí pra trás no tópico.
frs79
05-28-2010, 05:14 PM
Sim! A maioria dos F90 na real não têm o problema.
E a explicação do porque funcionava mais ou menos tá aí pra trás no tópico.
Ox, já vi esse assunto de maneira exaustiva e estou qse vendendo o aparelho pq não consigo som nele muito menos HD. Sou de RIb black aqui c4n4is HD já N3 (o q tudo indica). leia meu comentário acima nessa mesma página e veja o que acontece com o sistema 5.1 qdo usado num HT. já 2.0 funciona normal.
valeu!!!
oxbox
05-28-2010, 05:34 PM
Ox, já vi esse assunto de maneira exaustiva e estou qse vendendo o aparelho pq não consigo som nele muito menos HD. Sou de RIb black aqui c4n4is HD já N3 (o q tudo indica). leia meu comentário acima nessa mesma página e veja o que acontece com o sistema 5.1 qdo usado num HT. já 2.0 funciona normal.
valeu!!!
Se o seu F90 não funciona em 5.1 com seu receiver só tem 4 opções. Pode estar acontecendo 1, 2 ou mais delas. Olhe com calma tudo:
1-você não configurou corretamente: opções nos menus e/ou cabo mal colocado/com problema. Reveja opções e use outro cabo.
2-seu F90 tem o problema desse tópico e você não o corrigiu adequadamente
3-seu F90 em particular tem problema. Aí só técnico pra tentar arrumar. Começe observando se o encaixe do cabo não tá ruim.
4-seu receiver é incompatível com o F90. Teste o F90 com outro que sabidamente funciona com o F90 pra confirmar. (eu por exemplo já vi receiver incompativel com S900...e testes mostraram que com certeza o problema é do receiver e não do S900)
Não tem muito segredo.
frs79
05-28-2010, 06:07 PM
Se o seu F90 não funciona em 5.1 com seu receiver só tem 4 opções. Pode estar acontecendo 1, 2 ou mais delas. Olhe com calma tudo:
1-você não configurou corretamente: opções nos menus e/ou cabo mal colocado/com problema. Reveja opções e use outro cabo.
2-seu F90 tem o problema desse tópico e você não o corrigiu adequadamente
3-seu F90 em particular tem problema. Aí só técnico pra tentar arrumar. Começe observando se o encaixe do cabo não tá ruim.
4-seu receiver é incompatível com o F90. Teste o F90 com outro que sabidamente funciona com o F90 pra confirmar. (eu por exemplo já vi receiver incompativel com S900...e testes mostraram que com certeza o problema é do receiver e não do S900)
Não tem muito segredo.
Valeu OX, deve ser imcompatibilidade mesmo, vou tentar tudo de novo, mas não tenho muitas opções, pois o mesmo cabo que ligo no f90 é o que eu jogo PS3 no HT (óptico) então funcionando está. quanto defeito de hardware no plug óptico do f90 tbém não deve ser, pois invertendo como nas fotos deste fórum/tópico deste assunto, ele emite som chiado (parece o chewwbaca do Star Wars kkkkk). invertendo do outro jeito q seria o certo não sai som algum kkk estranho nééé. Só sobra saber se é configuração ou incompatibilidade. Mas o que tem há ser feito na configuração??? não muito!!!! lembrando que funciona usando cabo stéreo ligado a um Som 2.0 nas duas formas de configuração! qual seria a maneira correta de configurar usando o óptico? Me ajude por favor....
jrtrindade
06-07-2010, 11:19 PM
Boa noite amigos do forum,
Estava com meu f90 conectado na tv via hdmi e o som funcionava normalmente , coisas de copa do mundo ... peguei o f90 e conectei em um projetor via video componente ... não só nao funcionou o video componente ... como agora o som do HDMI nao esta mais funcionando.
Alguem tem alguma ideia do que pode ser?
Ps. ja testei o cabo e outro aparelho e o cabo nao apresentou problema.
Grato.
J.
oxbox
06-07-2010, 11:44 PM
Boa noite amigos do forum,
Estava com meu f90 conectado na tv via hdmi e o som funcionava normalmente , coisas de copa do mundo ... peguei o f90 e conectei em um projetor via video componente ... não só nao funcionou o video componente ... como agora o som do HDMI nao esta mais funcionando.
Alguem tem alguma ideia do que pode ser?
Ps. ja testei o cabo e outro aparelho e o cabo nao apresentou problema.
Grato.
J.
Ficou plugando e desplugando o cabo HDMI com o F90 e/ou TV ligados? Se sim, grandes chances de ter queimado a saída do F90 ou a entrada da TV.
Sempre conecte/desconecte cabos com tudo desligado da tomada ou nas chaves gerais.
No mais, tente em outra entrada da TV ou até outra TV.
E experimente mudar as opções de video (RGB, etc.) e áudio (BS OUT, etc.).
marckbranco
06-13-2010, 12:12 PM
Quero agradecer ao autor da solução apresentada, funcionou 100% aqui comigo, bastou inverter os cabos das extremidades que resolveu o problema.
:)
fibramatrix
07-19-2010, 08:47 PM
O f90 tem saida digital optico certo? mim falem essa saida é usado o cabo toslink por que comprei um cabo e ficou curto a conecção tem alguma marca que possa mim informar?
microalerta
09-19-2010, 11:06 PM
Presados amigos, gostaria de saber se os F90 dos srs tambem apresentam a saida de som muito baixo.
Uso a saida optica do F90 para um receiver STR-DG820 da SONY, e para ouvir alguma coisa tenho que coloca-lo no maximo para compensar o volume entao sai um chiado geral ou deixar o F90 com volume maximo, mas corro o risco de queimar autofalantes da TV, se esquecer no maximo, quando for usar o som da TV em condições do dia a dia.
Por acaso alguém tem uma solução, pois este problema nao foi discutido ainda e não tem no KIT.
abç
microalerta
Jefferson Santos
10-11-2010, 02:31 PM
Minha conficguração:
Deco -> HT
Ht -> TV
Tudo via HDMI.
Somente funciona som 2.0..
Conectando o cabo optico conseguirei audio 5.1 ?
oxbox
10-11-2010, 02:44 PM
Minha conficguração:
Deco -> HT
Ht -> TV
Tudo via HDMI.
Mas o canal tá transmitindo em 5.1??? A grande maioria é só 2.0. E os que são 5.1 às vezes também mandam em 2.0 em alguns horários.
No mais, o F90 via HDMI/SPDIF manda 5.1 na boa se deixar a opção de áudio em BS OUT. Se o seu já tá assim, o problema tá no HT...ele deve tá configurado pra fazer down pra 2.0
motoca
10-11-2010, 06:37 PM
Boa tarde pessoal.
Meu F90 não dava sinal de vida ao home theater. Fiz a mudança dos cabos e ele começou a enviar algum sinal... mas o HT reconhecia o Dolby digital e alguns segundos depois ficava mudo. Tentei alterar tudo quanto foi configuração, mas nada.
Abri o F90 novamente e percebi que a textura dos cabos não estava da mesma forma que no kit de sobrevivência. Peguei um voltímetro e vi que o pino do meio estava mandando 1V e o da ponta estava com 0,5V. Resolvi mexer e acho que queimei a saída SPIDF, pois a luzinha vermelha não acende mais. Fiz merda.
Pergunta: Alguém sabe onde posso comprar a saída TOTX179? Já procurei no e-bay... mas não encontrei.
Será que encontro na Sta Ifigênia?
oxbox
10-11-2010, 08:13 PM
Boa tarde pessoal.
Meu F90 não dava sinal de vida ao home theater. Fiz a mudança dos cabos e ele começou a enviar algum sinal... mas o HT reconhecia o Dolby digital e alguns segundos depois ficava mudo. Tentei alterar tudo quanto foi configuração, mas nada.
Abri o F90 novamente e percebi que a textura dos cabos não estava da mesma forma que no kit de sobrevivência. Peguei um voltímetro e vi que o pino do meio estava mandando 1V e o da ponta estava com 0,5V. Resolvi mexer e acho que queimei a saída SPIDF, pois a luzinha vermelha não acende mais. Fiz merda.
Pergunta: Alguém sabe onde posso comprar a saída TOTX179? Já procurei no e-bay... mas não encontrei.
Será que encontro na Sta Ifigênia?
esse saída mesmo só procurando...não sei te falar. Mas dá uma olhada se não tem compatíveis com ela, outro código mas equivalente.
De qualquer forma, se ela pifou realmente, e só ela, dá pra fazer uma saída spdif coaxial. Dá uma lida no kit de sobrevivência ou aí pro meio do tópico que vai achar sobre. Só fazer pequeno e simples circuito pra ajustar níveis de tensão na saída do F90. Aí liga no seu HT por coaxial.
motoca
10-11-2010, 09:41 PM
esse saída mesmo só procurando...não sei te falar. Mas dá uma olhada se não tem compatíveis com ela, outro código mas equivalente.
De qualquer forma, se ela pifou realmente, e só ela, dá pra fazer uma saída spdif coaxial. Dá uma lida no kit de sobrevivência ou aí pro meio do tópico que vai achar sobre. Só fazer pequeno e simples circuito pra ajustar níveis de tensão na saída do F90. Aí liga no seu HT por coaxial.
Então Oxbox, logo após enviar a mensagem, acendeu essa luz: tentar fazer uma saída coaxial com ajuda do kit de sobrevivência... Eu já utilizo um conversor ótico/coaxial, pois meu HT é coaxial.
Você conhece alguém que fabrique isso? Porque não manjo muito de eletrônica e não estou com muito tempo para me aventurar...
oxbox
10-11-2010, 09:49 PM
Então Oxbox, logo após enviar a mensagem, acendeu essa luz: tentar fazer uma saída coaxial com ajuda do kit de sobrevivência... Eu já utilizo um conversor ótico/coaxial, pois meu HT é coaxial.
Você conhece alguém que fabrique isso? Porque não manjo muito de eletrônica e não estou com muito tempo para me aventurar...
Já leu o Kit?????
Lá vai achar sugestões de circuitos. Se vc consegue usar um multimetro, o mais simples lá você mesmo faz....basta ter um ferro de soldar que compra em loja de 1,99 por aí. Mas se não quiser, leve o documento lá e o F90 pra qualquer técnico em eletrônica, de audio/TV mesmo. Explique o que quer e ele fará com pé nas costas, até mesmo os circuitos mais sofisticadinhos sugeridos ou outros que ele conheça.
E dá pra tirar o conector optico da carcaça e no lugar colocar um RCA fêmea. (o circuito mais simples dá pra montar soldando os componentes direto no conector....e dele sair 2 fios que vão pra placa...bem simples)
Jefferson Santos
10-11-2010, 11:41 PM
Mas o canal tá transmitindo em 5.1??? A grande maioria é só 2.0. E os que são 5.1 às vezes também mandam em 2.0 em alguns horários.
No mais, o F90 via HDMI/SPDIF manda 5.1 na boa se deixar a opção de áudio em BS OUT. Se o seu já tá assim, o problema tá no HT...ele deve tá configurado pra fazer down pra 2.0
só transmite em 2.0 até msm os HD's. Meu HT é Sony HTSS360 com TV Sony Bravia e aparentemente esta tudo certo com a conexão, qdo deixo em BS Out o HT fik sem som.
Vou colocar o cabo e ver o que acontece. postarei aqui o resultado.
oxbox
10-11-2010, 11:44 PM
só transmite em 2.0 até msm os HD's. Meu HT é Sony HTSS360 com TV Sony Bravia e aparentemente esta tudo certo com a conexão, qdo deixo em BS Out o HT fik sem som.
Vou colocar o cabo e ver o que acontece. postarei aqui o resultado.
Então o HT não está decodificando o stream de audio. Na pior das hipóteses teria que sair 2.0 se o canal tá em 2.0. Ficar sem som tem algo errado. É alguma configuração nele possivelmente....vc tá ligando por HDMI não teria o problema citado nesse tópico.
E tem que deixar em BS Out se pretende ter 5.1. Não pode usar outra opção.
E outra coisa.......muitos HTs não suportam pass de audio+video por HDMI. Ou passam audio ou passam video. Não é o caso do seu? Veja o manual dele.
IgorFrSP
10-12-2010, 01:06 AM
Minha conficguração:
Deco -> HT
Ht -> TV
Tudo via HDMI.
Jefferson,
Alguns HTs não extraem áudio do HDMI, apenas fazem o loop do cabo para a TV, por algum motivo (no meu caso, inclusive, com um HT modelo HT-SS1100 da Sony). Outros, extraem somente áudio 2.0, e da mesma forma, fazem o loop para a TV.
Agora alguns POUCOS fazem extração de áudio do HDMI em 5.1 E TAMBÉM loop para a TV.
Ligando via ótico, é bem provável que consiga áudio 5.1 nos canais que transmitem. No meu caso, o HT ainda reconhece automaticamente qual a entrada de áudio e muda automaticamente (1.0, 2.0, 2.1, 5.1, Dolby, Dolby PL e DTS). São os formatos mais comuns.
Ademais, o Ispídi já te orientou quanto às configurações do aparelho. Empreste um cabo ótico de alguém e teste antes de comprar. Uma certeza eu te dou: O F90 extrai áudio em 5.1 e manda pelo ótico, pois isso já testei aqui também e funcionou.
Abraço!
vBulletin® v3.8.2, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.