View Full Version : Estrutura dos arquivos ABS / UDF
nightkiller
03-17-2010, 03:20 PM
Espaço para os interessados em colaborar com o "desvendamento" do formato dos arquivos ABS / UDF.
Nosso interesse inicial é com o User DB (o UDF) para que possamos editar canais e alterar seus parâmetros e propriedades sem o uso dos editores de canais disponiveis atualmente.
Olá nightkiller,
Me apresento aqui. Eu e outro usuário do fórum (xpto2) também estamos estudando os formatos da parte User DB do arquivo ABS.
Acho interessante colocares as informações que já tinhas disponibilizado em outro post de outro tópico.
Embora tenhas feito em cima do arquivo UDF, me pareceu muito com o que vi no ABS. Tenho a impressão que o formato do userdb nesses dois arquivos é muito parecido senão igual.
Abraço
nightkiller
03-17-2010, 05:31 PM
pir8,
Bom saber que existem mais pessoas interessadas nisso.
Eu nem vou repostar aqui o que eu havia colocado no outro tópico porque pretendo dar mais uma fuçada amanhã ou sexta... ai já aproveito e dou uma organizada nas informações.
Realmente, até o ponto que pude observar (apenas os satelites no momento), o formato dos arquivos é o mesmo. Apenas os cabeçalhos (que eu ainda não tenho certeza se são mesmo cabeçalhos) é que são diferentes. O conteúdo em si é gravado do mesmo jeito em ambos os formatos.
Acredito que o ABS seja um tipo de container, e dentro de um desses containers fique o UDF praticamente sem modificações.
Vocês já tiveram algum progresso? Em que ponto estão?
Fizemos algumas anotações mas nada muito conclusivo ainda...
Estamos empolgados com esse negócio mas infelizmente estamos com pouco tempo nos próximos dias. :(
Nosso objetivo principal é começar um editor de canais multiplataforma open source pro F90. Já começamos a fazer algumas experiências em Java.
Talvez pudéssemos juntar os interessados e compartilhar um repositório comum (CVS, SVN, GIT etc) para facilitar a troca de conhecimentos.
glauber
03-17-2010, 06:48 PM
pir8,
Bom saber que existem mais pessoas interessadas nisso.
Eu nem vou repostar aqui o que eu havia colocado no outro tópico porque pretendo dar mais uma fuçada amanhã ou sexta... ai já aproveito e dou uma organizada nas informações.
Realmente, até o ponto que pude observar (apenas os satelites no momento), o formato dos arquivos é o mesmo. Apenas os cabeçalhos (que eu ainda não tenho certeza se são mesmo cabeçalhos) é que são diferentes. O conteúdo em si é gravado do mesmo jeito em ambos os formatos.
Acredito que o ABS seja um tipo de container, e dentro de um desses containers fique o UDF praticamente sem modificações.
Vocês já tiveram algum progresso? Em que ponto estão?
É isso mesmo nightkiller. O ABS é um "container". Consegui detectar a separação das seções (maincode, userdb, hs11, etc.) dentro do arquivo. Assim que acessar o computador onde estão meus estudos, começo a postar aqui.
jecastro
03-17-2010, 07:45 PM
O arquivo ABS é simplesmente uma cópia digital da eprom, se a eprom tem 4Mb ele terá 4Mb, muitos dos bits não significam nada, são espaços vazios.
oxbox
03-17-2010, 08:15 PM
Não deixem de olhar a pasta Ferramentas Avançadas do Kit de Sobrevivência. Entre outras coisas podem desmembrar e remontar um ABS.
azbombom
03-20-2010, 09:03 PM
Para ajudá-los, andei pesquisando na internet e encontrei no forum G6 muitas informações sobre a estrutura dos Firmwares e processadores utilizados nos DECOs que conhecemos.
Até um diagrama elétrico de um DECO e o Data Sheet do processdor do S900Hd está disponível lá.
Acredito que em matéria de pesquisa, lá é o cminho ideal para obtermos informações iniciais.
Abraço...
lgobbo
04-19-2010, 03:50 PM
Sabemos que os Az S8xx usam o chipset ALI3329E, e existe muitos outros decoders semelhantes/clones tambem baseados nesse chipset, minha dúvida é saber se existe alguma compatibilidade de firmware, pelo menos parte com o firmware ALI3329E ? pois sempre tem o firware atualizado em um site de k*e*ys europeu para os ALI3329E e outros.
oxbox
04-19-2010, 03:53 PM
Sabemos que os Az S8xx usam o chipset ALI3329E, e existe muitos outros decoders semelhantes/clones tambem baseados nesse chipset, minha dúvida é saber se existe alguma compatibilidade de firmware, pelo menos parte com o firmware ALI3329E ? pois sempre tem o firware atualizado em um site de k*e*ys europeu para os ALI3329E e outros.
Siga as regras do forum: sempre que for postar leia o tópico inteiro antes.
Se tivesse feito isso nesse aqui veria que o propósito é bem distinto.
lgobbo
04-20-2010, 12:52 PM
Siga as regras do forum: sempre que for postar leia o tópico inteiro antes.
Se tivesse feito isso nesse aqui veria que o propósito é bem distinto.
Realmente, postei no tópico errado, se possível pode ser apagado meu post.
vBulletin® v3.8.2, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.