View Full Version : modifcaçoes em F36 e F90
jpaflores
04-25-2010, 08:29 PM
Estou compartilhando informaçoes das minhas modificaçoes em meus aparelhos:
01 F90 fica em um lugar meio quente preventivamente coloquei uma ventuinha interna e esta funcinando bem .
Requer uma boua pratica em solda e um bom ferro de baixa potencia .
materiais:
01 transistor npn BC337
01 resistor de 2k2 1/8W
01 ventuinha de 12v pequena
fita dupla face (colar retrovisor de carro 3M)
colei a ventuinha por dentro na tampa na direçao do CI principal puchando o vento de dentro para fora .
fio branco +12v fonte
fio preto GND controlado pelo transistor
resistor de 2k2 ligado a linha de 3V3 para base do transistor
desta forma a ventuinha so liga quando o sistema esta alimentado
segue as fotos das ligaçoes
jpaflores
04-25-2010, 08:34 PM
Outros membros podem postar suas modificaçoes. fiquem a vontade .
moderaçao nao achei outro lugar melhor para fazer este post ja que problemas f90 estava fechado.
jpaflores
05-04-2010, 03:24 PM
Bem simples mas o fan fica ligado direto mesmo com o deco off com isso voce aumenta o fluxo de ar e poeira e dependendo do ambiente o barulho poderia incomodar sem falar na poeira dentro do aparelho .e nao aquedito que seja preciso um fan tao grande usei um de chip set bem pequeno pois se o projeto funciona sem com uma quena ajuda ja melhora muito.
Esta e minha opniao!!!
jairo
05-04-2010, 09:07 PM
Bem simples mas o fan fica ligado direto mesmo com o deco off com isso voce aumenta o fluxo de ar e poeira e dependendo do ambiente o barulho poderia incomodar sem falar na poeira dentro do aparelho .e nao aquedito que seja preciso um fan tao grande usei um de chip set bem pequeno pois se o projeto funciona sem com uma quena ajuda ja melhora muito.
Esta e minha opniao!!!
Ótima dica do colega.Acrescentando mais uma seria o seguinte,para a ventoinha não ficar ligado direto mesmo quando está desligado pelo stanby, basta entrar em menu-configuração-outros-deixe o relógio desligado.Com isso, o ponto de onde é tirado os 3,3V conforme a foto( o transisto deixa de ser polarizado). A tensão dos 3,3V do aparelho, é a mesma que alimentado o processador do display e da placa principal e também o que polariza o regulador do tuner.Parabéns pela dica e por ser solidário com todos..."Isto é,:) que é ser TEAM"
jpaflores
05-04-2010, 10:20 PM
Sim eu sabia do detalhe e a coisa funciona automaticamente nao inportando a funçao sempre que a CPU estiver ligada o fan funciona nao importa se para manter o relogio ou o deco como um todo.
No F36 liguei direto na linha de 12V pois a CPU funciona o tempo todo.
quisa007
05-14-2010, 05:31 PM
Estou compartilhando informaçoes das minhas modificaçoes em meus aparelhos:
01 F90 fica em um lugar meio quente preventivamente coloquei uma ventuinha interna e esta funcinando bem .
Requer uma boua pratica em solda e um bom ferro de baixa potencia .
materiais:
01 transistor npn BC337
01 resistor de 2k2 1/8W
01 ventuinha de 12v pequena
fita dupla face (colar retrovisor de carro 3M)
colei a ventuinha por dentro na tampa na direçao do CI principal puchando o vento de dentro para fora .
fio branco +12v fonte
fio preto GND controlado pelo transistor
resistor de 2k2 ligado a linha de 3V3 para base do transistor
desta forma a ventuinha so liga quando o sistema esta alimentado
segue as fotos das ligaçoes
minha duvida é seguinte:tenho uma placa de nobreak aqui em casa que possue varios transistores bc 337,todos são npn?ou existe pnp?como faço para saber se é npn?obrigado.
headvision
05-17-2010, 10:50 AM
Senhores, fiz o seguinte procedimento em meu F90 e até o momento, 5 meses, está funcionando perfeitamente.
Reparei que o processador e um regulador de tensão negativa, ambos localizados na placa principal, aqueciam além do razoável ( por volta de 60° C ), mesmo que eles estivessem montados com dissipadores metálicos. Aliás, são dois únicos componentes que estão montados com dissipadores, sendo fáceis de achar. Como achaei que esses dissipadores pudessem estar subdimensionados, resolvi troca-los por outros de maiores dimensões ( áreas de dissipação ).
O dissipador original do processador era feito de uma chapa de latão simples e foi substituído por outro de alumínio com aletas, retirado do chipset de um motherboard de PC desativado. Apesar de ter área de dissipação bem maior do que o original, esse substituto continuou a aquecer a ponto de não poder tocá-lo com o dedo, como acontecia com o de latão, mas, com certeza, deve estar melhor do que antes.
Para substituir o dissipador do regulador de tensão ( 3 pinos TO220 - parece um transistor de potência de 3 pinos, tipo TIP e se localiza na borda da placa), tive que retirar o componente da placa, já que não havia espaço para instalar um maior na placa. É fácil, basta soldar 3 fios para fazer a extensão e parafusar na carcaça do aparelho. Só não pode esquecer de isolar o CI do dissipador, pois é um regulador de tensão negativa e a parte metálica que fica em contato com o dissipador não é terra. Existem várias opções para substituir esse dissipador no mercado. Basta escolher um que se encaixe mecanicamente na caixa e que seja maior do que o original e pronto.
Boa sorte.
jpaflores
05-18-2010, 09:01 PM
todo transistor escrito BC337 vai ser um NPN se por um acaso vc nao tiver exatamente este basta usar um NPN de uso geral com no minimo 40V de vce e 0,8 A de ic existem varios componentes com essa caracteristicas.BC 336-338,BD135,137,139 tambem vao servir so repare na pinagem pois sao diferentes entre familias de transistores use google tem as caractristicas de cada um.
esses componentes sao faceis de comprar e qualquer casa do ramo .
OBS : cuidado com os transistores FET'S pois a tensao no pino de controle e normalmente alta na casa dos 12VDC e nao vai funcionar neste caso.
Branquelo
05-18-2010, 10:43 PM
Pois é galera fiz um pouco diferente de vcs..
Tirei a parte de cima do deco e marquei os três buracos, cortei todos os três buracos com uma alicate que contar chapa de aço que tenho aqui em casa, depois com a furadeira fiz o buracos dos parafusos para prender as ventoinhas, arrumei uma fonte at (aquelas que tem um botão de liga e desliga) então coloquei todas as três ventoinhas de 80 mm ligado nela. pronto funciona que e uma beleza
segue fotos..
visualmente nao fica muito bonitu, mais esfria que é uma beleza.
as duas das pontas jogam o vento pra dentro e a do meio é o exaustor.
Fica a dica :D
quisa007
05-19-2010, 08:18 PM
todo transistor escrito BC337 vai ser um NPN se por um acaso vc nao tiver exatamente este basta usar um NPN de uso geral com no minimo 40V de vce e 0,8 A de ic existem varios componentes com essa caracteristicas.BC 336-338,BD135,137,139 tambem vao servir so repare na pinagem pois sao diferentes entre familias de transistores use google tem as caractristicas de cada um.
esses componentes sao faceis de comprar e qualquer casa do ramo .
OBS : cuidado com os transistores FET'S pois a tensao no pino de controle e normalmente alta na casa dos 12VDC e nao vai funcionar neste caso.
muito grato pelo retorno,andei "googando"e achei o datasheet do transistor,com um multimetro verifiquei que me da o valor 230,de acordo com datasheet o transistor esta ok,no entanto,a base esta no lugar certo, pino central,agora o C eo E estão em posição invertida da foto do datasheet,pergunto: não há problema ´ja que o 3v3 estara na base?este transistor esta fazendo o papel de um relê?não haverá danos no efe90 se inverter o coletor e emissor?
abço.
jpaflores
05-19-2010, 09:44 PM
Verfiquei a foto e esta coreta, a pinagem e a ligaçao!
faz diferensa sim a inverçao de C e E, o emissor deve estar ligado ao GND verifique onde esta a divergencia de informaçoes pois todo erro tem um efeito destrutivo por menor que seja nao e bom .
quisa007
05-22-2010, 05:41 PM
jpaflores,com a minha falta de conhecimento,achava que o coletor que deveria ser ligado a placa e não o emissor,agradeço seus esclarecimentos e procederei com a instalação do cooler,consegui um de chipset o transistor e dois resistores de 4k6 que ligarei em paralelo.tudo peça usada.Me confirme:emissor ligado no gnd da placa do deco,dois resistores em paralelo totalizando 2k3 ligados na base,negativo da ventola no coletor do transistor ,positivo da ventola no 12vcc,uffa desculpa por alguma coisa e + uma vez obrigado.
muito atencioso estou a disposição também.
já esta funcionando ficou otimo,obrigado.
jpaflores
05-22-2010, 10:59 PM
jpaflores,com a minha falta de conhecimento,achava que o coletor que deveria ser ligado a placa e não o emissor,agradeço seus esclarecimentos e procederei com a instalação do cooler,consegui um de chipset o transistor e dois resistores de 4k6 que ligarei em paralelo.tudo peça usada.Me confirme:emissor ligado no gnd da placa do deco,dois resistores em paralelo totalizando 2k3 ligados na base,negativo da ventola no coletor do transistor ,positivo da ventola no 12vcc,uffa desculpa por alguma coisa e + uma vez obrigado.
pode colocar so 1 resistor de 4k6 entre a base e a linha de 3v3 nao precisa ser exato o valor do resistor para essa aplicacao.
de nada estamos aqui para ajudar e tirar duvidas.
jpaflores
09-08-2011, 11:36 AM
Tambem pode usar essa tecnica no S900 basta achar os pontos principais:
1- +12 voltes direto da fonte.
2- GND o mais perto do conector da fonte.
3- +3V3 que desligue junto com o systema sem o relogio no display.
quisa007
09-08-2011, 11:39 AM
Tambem pode usar essa tecnica no S900 basta achar os pontos principais:
1- +12 voltes direto da fonte.
2- GND o mais perto do conector da fonte.
3- +3V3 que desligue junto com o systema sem o relogio no display.
Soh tem um detalhe que talvez o sr possa esclarecer:
1°o cooler faz muito barulho,como podemos diminuir a rotação dele?
Absss.
jpaflores
09-23-2011, 02:01 PM
duas maneiras
1 ligar o cooler de 12V com alimentaçao de 5 voltes
2 colocando resistor em serie pode comessar com 47R 1W.
Eu uso cooler pequenos exatamente para nao fazer barulho os coolers de CPU da serie atlon fazem muito barulho prefiro os Intel
vBulletin® v3.8.2, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.