PDA

View Full Version : Tutorial para atualização do F-90 via rede - Cliente e Servidor

AFELETRO
04-28-2010, 12:28 PM
Bom dia a todos!

Não sei se já tem um post similar a este no fórum, fiz uma procura, entrei nos sub-fóruns e li todo o KIT mas não encontrei nada. Se realmente já tem, peço a moderação que excluam este post.

Frequento o fórum a bastante tempo, sempre obtive respostas a maioria das minhas dúvidas e agora finalmente chegou a minha vez de contribuir com a comunidade.

Consegui configurar o F-90 para realizar a atualização via rede. Testei no meu servidor e deu certo, funciona perfeitamente.

Na verdade o processo é bem simples, você informa o endereço de download e o aparelho baixa o firmware disponível no servidor. É necessário ter um servidor configurado, por isso segue o tutorial em 2 partes, uma para o servidor e outra para o cliente.

Tentei deixar o mais bem explicado possível, mas se alguém tiver alguma sugestão eu altero o post, sem problemas.

--------CONFIGURAÇÃO SERVIDOR: -----------

Você precisa ter um espaço em algum servidor HTTP. Alguém precisa cuidar para que o firmware esteja sempre atualizado, etc... Não sei como seria a viabilidade deste processo, imaginando que, por exemplo, se alguém contratasse um serviço de hospedagem e disponibilizasse este serviço, em dias de apagão não sei se o servidor suportaria 4.000 - 5.000 downloads simultâneos. Tem a questão do limite de banda também. Enfim isso são detalhes e segue abaixo o como se faz para configurar o servidor.

Isso pode ser feito em casa também, se instalar um servidor HTTP em um computador da rede. Ao invés de informar o endereço www você informa o endereço do computador servidor na rede.

1- No servidor você precisa ter dois arquivos, um é um arquivo chamado "download_setting.cfg" e outro é a atualização do F-90. No software do F-90 o cliente digita o endereço do servidor e o F-90 procura este arquivo que contém os dados para download do novo firmware.

2- O arquivo "download_setting.cfg" contém um número sequêncial, um código que serve para identificar que o arquivo é para o F-90, o número da versão do firmware e o nome do arquivo que é o firmware do F-90.
Como exemplo, vamos supor que a versão nova do firmware é V-1.02 e o nome do .abs do firmware é o F90_23_04_2010_some_bugs_fixed.abs.

Abra o bloco de notas e digite assim (sem aspas): "1=35004-04002;V-1.02;F90_23_04_2010_some_bugs_fixed.abs;" note que o ";" separa os campos. Vá em "Arquivo -> salvar como...", em "Nome do arquivo" coloque download_setting.cfg e em "Salvar como tipo:" selecione "Todos os arquivos". Clique em salvar.

3- Através de algum programa FTP, coloque os dois arquivos (download_setting.cfg e F90_23_04_2010_some_bugs_fixed.abs) na raiz da pasta "PUBLIC_HTML" do servidor. Se seu servidor possuir "FTP", pode colocar na pasta "PUBLIC_FTP".

A configuração do servidor está feita. Sempre que houver alteração do firmware, será necessário alterar no arquivo download_setting.cfg a versão do firmware e o nome do ABS.

--------CONFIGURAÇÃO CLIENTE: -----------

O que é necessário:
- Acesso a internet
- Um cabo de rede
- Rede com roteador instalado

Você precisa configurar seus dispositivos de rede como se houvesse outro micro a ser instalado.
1- Se você tem ADSL: precisará de um modem/roteador com HUB ou modem bridge com roteador.
2- Se você tem Virtua: se você já tem roteador, a princípio está tudo OK (se tem mais de 1 PC em sua casa, provavelmente está tudo pronto). Se você tem apenas 1 computador, precisará comprar um roteador para permitir acesso de mais equipamentos.

Conexão com o F-90:
É necessário ligar um cabo de rede do F-90 ao roteador que distribui internet a rede. É necessário que o servidor DHCP esteja fornecendo IPs a rede e tenha algum IP disponível para o F-90. A maioria dos roteadores já estão configurados desta maneira, porém às vezes é feita alguma modificação no software do roteador e estas configurações não funcionam.

Desligue o F-90 na chave traseira, conecte o cabo de rede ao roteador e ao F-90 e ligue o roteador e o receiver.

Configuração do software:
Após certificar-se que todo o hardware necessário está funcionando corretamente, é preciso configurar o F-90 para realizar o download.

Clique no botão "Menu" do controle e entre em "Ferramentas -> Configurações da rede local". Certifique-se que a opção DHCP esteja em "Ligado". Se tudo estiver certo, nesta tela você já poderá conferir os dados fornecidos pelo seu roteador.
Você pode inserir manualmente as configurações de rede, porém precisa saber exatamente quais são estas configurações para seu roteador. Para fazer isso, vá na opção DHCP, marque como "Desligado" e preencha as informações abaixo com os dados de sua rede.

Após conferir as configurações de rede, aperte a tecla "Exit" do controle e vá na opção "Atualizar pela rede". Nesta tela informaremos o endereço do servidor para download.

Na opção "Protocolo" ese "FTP", se o servidor possuir este recurso ou mude para "HTTP" caso o endereço seja um www

Na opção "Tipo de URL" mude para "Texto". Se você configurou um servidor em sua rede local, não altere esta opção.

Na opção "URL" você vai digitar o endereço do servidor configurado.

Se estiver fazendo o download de um servidor FTP que exija nome de usuário e senha, informe nas opções "Usuário" e "Senha". Se for um servidor do tipo HTTP, ignore estes campos.

Selecione a opção iniciar e aguarde o download. Irá aparecer a tela de confirmação, pressione "Sim" e aguarde o término do download.

Após o download concluído, aparecerá a mensagem "Select chunk to upgrade", que é o modo de atualização. ALLCODE é equivalente a "ALLCODE+BOOTLOADER", use se quiser atualizar o firmware e apagar suas configurações personalizadas. Para manter suas personalizações (Favoritos, ordem de canais, etc) mude para a opção "MAINCODE". Selecione "Sim" e aguarde o processo de atualização.

Após isso o aparelho reiniciará já atualizado.

Se atualizou usando a opção "ALLCODE" precisará fazer a busca de canais novamente. Caso tenha usado a opção "MAINCODE" e alguns canais ficaram codificados, o melhor a fazer é apagar todos os canais e realizar nova busca.

flyguy
04-28-2010, 01:05 PM
Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado!

Acho que vale a pena entrar na próxima versão do kit.

oxbox
04-28-2010, 01:27 PM
Já tem um tópico sobre o assunto sim. Ele tá perdido por aí. ;)

Mas valeu mesmo assim. Aqui tá mais detalhado.

black_fire
04-28-2010, 01:50 PM
Informação adicional:

Se você não tem um roteador, você pode conectar um cabo direto do PC no Receptor, porém esse cabo tem uma configuração especial (chama-se cabo cossover)

Segue abaixo esquema de cores do cabo. Se você não tiver o alicate apropriado, pede para fazer o cabo em qualquer loja de informática.

Nesse link há mais detalhes de como fazer o cabo:
http://bit.ly/2glVcE

Diferente do cabo normal que as cores são iguais em ambas as pontas, o cabo "cross" cruza os fios verdes com os laranjas;
Ordem do fios na ponta 1: verde e branco, verde, laraja e branco, azul, azul e branco, laranja, marom e branco, marrom
Ordem do fios na ponta 2: laranja e branco, laranja, verde e branco, azul, azul e branco, verde, marom e branco, marrom

Segue abaixo imagem de cada ponta o cabo "cross".

http://www.adsl.mng.net/zaavruud/rj45/crossover.png

Abraço....

flyguy
04-28-2010, 03:38 PM
Isso é muito bom para quem vende e pode ter todos os clientes configurados para baixar a atualização direto de um servidor específico, sem ter que ficar gravando no pen drive e tal...

AFELETRO
04-28-2010, 05:07 PM
Complementando a dica do black_fire, para ligar direto no PC usando o cabo crossover, vc precisa ativar o compartilhamento de conexão a internet do windows ou usar um programa que faça isso.

Se seu modem for USB, vc provavelmente já tem uma placa de rede sobrando, mas se seu modem for ethernet terá que instalar uma 2a placa de rede para o F90.

Caso instale um servidor Web no PC, pode deixar o micro e o F-90 com ip fixo, que eles irão se enxergar sem problemas.

Flow!

egenuino
04-28-2010, 05:40 PM
Bom dia a todos!

Não sei se já tem um post similar a este no fórum, fiz uma procura, entrei nos sub-fóruns e li todo o KIT mas não encontrei nada. Se realmente já tem, peço a moderação que excluam este post.

Frequento o fórum a bastante tempo, sempre obtive respostas a maioria das minhas dúvidas e agora finalmente chegou a minha vez de contribuir com a comunidade.

Consegui configurar o F-90 para realizar a atualização via rede. Testei no meu servidor e deu certo, funciona perfeitamente.

Na verdade o processo é bem simples, você informa o endereço de download e o aparelho baixa o firmware disponível no servidor. É necessário ter um servidor configurado, por isso segue o tutorial em 2 partes, uma para o servidor e outra para o cliente.

Tentei deixar o mais bem explicado possível, mas se alguém tiver alguma sugestão eu altero o post, sem problemas.

--------CONFIGURAÇÃO SERVIDOR: -----------

Você precisa ter um espaço em algum servidor HTTP. Alguém precisa cuidar para que o firmware esteja sempre atualizado, etc... Não sei como seria a viabilidade deste processo, imaginando que, por exemplo, se alguém contratasse um serviço de hospedagem e disponibilizasse este serviço, em dias de apagão não sei se o servidor suportaria 4.000 - 5.000 downloads simultâneos. Tem a questão do limite de banda também. Enfim isso são detalhes e segue abaixo o como se faz para configurar o servidor.

Isso pode ser feito em casa também, se instalar um servidor HTTP em um computador da rede. Ao invés de informar o endereço www você informa o endereço do computador servidor na rede.

1- No servidor você precisa ter dois arquivos, um é um arquivo chamado "download_setting.cfg" e outro é a atualização do F-90. No software do F-90 o cliente digita o endereço do servidor e o F-90 procura este arquivo que contém os dados para download do novo firmware.

2- O arquivo "download_setting.cfg" contém um número sequêncial, um código que serve para identificar que o arquivo é para o F-90, o número da versão do firmware e o nome do arquivo que é o firmware do F-90.
Como exemplo, vamos supor que a versão nova do firmware é V-1.02 e o nome do .abs do firmware é o F90_23_04_2010_some_bugs_fixed.abs.

Abra o bloco de notas e digite assim (sem aspas): "1=35004-04002;V-1.02;F90_23_04_2010_some_bugs_fixed.abs;" note que o ";" separa os campos. Vá em "Arquivo -> salvar como...", em "Nome do arquivo" coloque download_setting.cfg e em "Salvar como tipo:" selecione "Todos os arquivos". Clique em salvar.

3- Através de algum programa FTP, coloque os dois arquivos (download_setting.cfg e F90_23_04_2010_some_bugs_fixed.abs) na raiz da pasta "PUBLIC_HTML" do servidor. Se seu servidor possuir "FTP", pode colocar na pasta "PUBLIC_FTP".

A configuração do servidor está feita. Sempre que houver alteração do firmware, será necessário alterar no arquivo download_setting.cfg a versão do firmware e o nome do ABS.

--------CONFIGURAÇÃO CLIENTE: -----------

O que é necessário:
- Acesso a internet
- Um cabo de rede
- Rede com roteador instalado

Você precisa configurar seus dispositivos de rede como se houvesse outro micro a ser instalado.
1- Se você tem ADSL: precisará de um modem/roteador com HUB ou modem bridge com roteador.
2- Se você tem Virtua: se você já tem roteador, a princípio está tudo OK (se tem mais de 1 PC em sua casa, provavelmente está tudo pronto). Se você tem apenas 1 computador, precisará comprar um roteador para permitir acesso de mais equipamentos.

Conexão com o F-90:
É necessário ligar um cabo de rede do F-90 ao roteador que distribui internet a rede. É necessário que o servidor DHCP esteja fornecendo IPs a rede e tenha algum IP disponível para o F-90. A maioria dos roteadores já estão configurados desta maneira, porém às vezes é feita alguma modificação no software do roteador e estas configurações não funcionam.

Desligue o F-90 na chave traseira, conecte o cabo de rede ao roteador e ao F-90 e ligue o roteador e o receiver.

Configuração do software:
Após certificar-se que todo o hardware necessário está funcionando corretamente, é preciso configurar o F-90 para realizar o download.

Clique no botão "Menu" do controle e entre em "Ferramentas -> Configurações da rede local". Certifique-se que a opção DHCP esteja em "Ligado". Se tudo estiver certo, nesta tela você já poderá conferir os dados fornecidos pelo seu roteador.
Você pode inserir manualmente as configurações de rede, porém precisa saber exatamente quais são estas configurações para seu roteador. Para fazer isso, vá na opção DHCP, marque como "Desligado" e preencha as informações abaixo com os dados de sua rede.

Após conferir as configurações de rede, aperte a tecla "Exit" do controle e vá na opção "Atualizar pela rede". Nesta tela informaremos o endereço do servidor para download.

Na opção "Protocolo" ese "FTP", se o servidor possuir este recurso ou mude para "HTTP" caso o endereço seja um www

Na opção "Tipo de URL" mude para "Texto". Se você configurou um servidor em sua rede local, não altere esta opção.

Na opção "URL" você vai digitar o endereço do servidor configurado.

Se estiver fazendo o download de um servidor FTP que exija nome de usuário e senha, informe nas opções "Usuário" e "Senha". Se for um servidor do tipo HTTP, ignore estes campos.

Selecione a opção iniciar e aguarde o download. Irá aparecer a tela de confirmação, pressione "Sim" e aguarde o término do download.

Após o download concluído, aparecerá a mensagem "Select chunk to upgrade", que é o modo de atualização. ALLCODE é equivalente a "ALLCODE+BOOTLOADER", use se quiser atualizar o firmware e apagar suas configurações personalizadas. Para manter suas personalizações (Favoritos, ordem de canais, etc) mude para a opção "MAINCODE". Selecione "Sim" e aguarde o processo de atualização.

Após isso o aparelho reiniciará já atualizado.

Se atualizou usando a opção "ALLCODE" precisará fazer a busca de canais novamente. Caso tenha usado a opção "MAINCODE" e alguns canais ficaram codificados, o melhor a fazer é apagar todos os canais e realizar nova busca.

Eu postei algum tempo atrás algumas dessas informações, para quem se interessar, pode encontrar em: http://alturl.com/43rb

Aproveitando a pauta: alguém sabe se um F90 pode virar um servidor de atualizações ?

swart
04-28-2010, 06:16 PM
[...]
[...]

Segue uma dica para quem quiser testar em casa (via rede local):
Tem um webserver chamado "Usb Webserver" que funciona muito bem, testei no windows 7 e não teve problemas (só precisou liberar o firewall que abriu uma janela perguntando se era pra liberar assim que rodou o programa)
Ele roda até direto do pendrive se quiser, não precisa instalar, interface simples e é free.
é só procurar nos sites de download tipo baixaki, superdownload, google, etc..

abraço,
swart

CFortuna
04-29-2010, 04:56 PM
Pessoal,

Verificando o menu Ferramentas no F-90, notei uma opção que ainda não tinha visto: configuração de DDNS.

No meu parco entendimento, isso serve para que ele seja localizado na Internet sem necessidade de um IP (público) fixo. (DDNS de Dynamic Domain Name System)

Essa opção é realmente nova ou eu que não a tinha visto? Isso significa que o equipamento está preparado para ser acessado via rede/internet. Ou é para disponibilizar arquivos ou para CS....

Fica aí minha dúvida para o pessoal que entende falar sobre o assunto.

[ ]'s

AFELETRO
04-29-2010, 09:41 PM
Eu também vi esta opção quando estava testando a atualização via rede. Devia estar ali escondida a um bom tempo... hehehehe...

Geralmente se usa o DDNS para acessar algum dispositivo remotamente. Estou rodando desde às 14:00 de hoje um port scan no F-90 para ver se tem alguma porta aberta. Testei com as mais comuns e não havia nenhuma aberta. Estou testando da porta 1 até a 65535... vai demorar um pouco...

Testei com a minha conta do noip.org e ele autenticou normalmente, porém só fez isso.

Se descobrir alguma coisa eu posto aí.

Flow!

flunardi
04-30-2010, 03:15 AM
Excelente tutorial, estarei realizando o procedimento em breve. Pratico demais.

Obrigado!

CFortuna
05-04-2010, 10:07 AM
Estou rodando desde às 14:00 de hoje um port scan no F-90 para ver se tem alguma porta aberta. Testei com as mais comuns e não havia nenhuma aberta. Estou testando da porta 1 até a 65535... vai demorar um pouco...

Testei com a minha conta do noip.org e ele autenticou normalmente, porém só fez isso.

Se descobrir alguma coisa eu posto aí.

Flow!

E aí, meu camarada? Conseguiu descobrir alguma coisa..?

[ ]'s

cadoman
05-04-2010, 10:23 AM
Grande post Afeletro! Creio que isso pode gerar um servidor de atualizações automático para nós logo....

AFELETRO
05-04-2010, 07:18 PM
Após 27 horas de port scan, não foi encontrada nenhuma porta aberta... acredito que deva ser usado para servidor de card sharing. Consegui autenticar no noip.com, porém ainda não consegui acessar o equipamento. Vamos continuar pesquisando o aparelho, qualquer novidade postamos para o pessoal.

MAC_RJ
05-25-2010, 04:18 PM
Legal isso aí, já havia brincado com acesso via rede, mas empaquei na geração do arquivo download_settings.cfg.
Como é que eu descubro a versão do firmware para gerar esse arquivo?

jcanjo
05-26-2010, 01:07 PM
Legal isso aí, já havia brincado com acesso via rede, mas empaquei na geração do arquivo download_settings.cfg.
Como é que eu descubro a versão do firmware para gerar esse arquivo?

Dentro do kit em ferramentas avancadas/scindeur, tem executavel que mostra as versao de cada opção do firmw. e gera também um arquivo txt com as informações.
Procure pela opção maincode (2 opção).
Depois e só colocar no cfg.

PenaBranca
05-26-2010, 05:49 PM
Ola

O programa esta me resultando a versao do firmware
Version : V1.01B8*

devo colocar V1.01B8* ou V-1.01B8* ?
e este '*' deixo?

jcanjo
05-28-2010, 05:56 PM
Ola

O programa esta me resultando a versao do firmware
Version : V1.01B8*

devo colocar V1.01B8* ou V-1.01B8* ?
e este '*' deixo?

o Correto e: V-1.01B8*

segue a linha que tem que estar digita no download_setting.cfg
1=35004-04002;V-1.01B8*;F90_23_05_2010.abs;

nemmeviu
05-26-2011, 02:53 PM
Boa tarde,
Ainda sobre o DDNS, alguém pesquisou algo no sentido de haver um software que conect via web (lógico) no F90 e transmita os canais para o PC, talvez por isso ele tenha esta possibilidade de DDNS ????

oxbox
05-26-2011, 04:30 PM
Boa tarde,
Ainda sobre o DDNS, alguém pesquisou algo no sentido de haver um software que conect via web (lógico) no F90 e transmita os canais para o PC, talvez por isso ele tenha esta possibilidade de DDNS ????

Não, isso não é possível. Ele tem DDNS porque pode ser configurado como um servidor de CS. Tem tópico sobre isso (os do S900 são iguais) por aí.

jpaflores
06-08-2011, 08:25 PM
Gostei da ideia de atualisar aparelhos de clientes .
Nao entendo muito sobre IP e esses detalhes .
teria como eu configurar os f90 de meus clientes para assessar um computador na minha casa o qual eu so ligaria nos dias de atualisaçao e isso tudo via internet ?
obrigado

tarcis
06-08-2011, 09:24 PM
sim.

basta ter um servidor web rodando com um cliente ddns na sua casa e a porta do roteador aberta (porta 80 direcionada para o seu pc caso use roteador).

aí configura no f90 do seu cliente em texto o ddns da sua casa (ou se vc tiver ip fixo poe logo o ip)

e poe no seu servidor web os 2 arquivos como explicado anteriormente

teria como eu configurar os f90 de meus clientes para assessar um computador na minha casa o qual eu so ligaria nos dias de atualisaçao e isso tudo via internet ?
obrigado

luluxiu
06-18-2011, 03:57 AM
É chamado de "servidor de rede USB" funciona muito bem no Windows 7 testando um servidor de rede, não há problema só precisa liberar o firewall para abrir uma janela perguntando se você deseja publicar, desde que o programa é executado, se ele funciona em linha reta stick você quer, não precisa instalar, interface simples, de forma gratuita.

egenuino
06-18-2011, 08:31 AM
obrigado

Aqui tem um tutorial bem detalhado para isso: http://alturl.com/43rb

Como voce não entende muito sobre ips, vamos as considerações:

- Voce provavelmente não tem um ip fixo para isso, então deve publicar seu ip, nesse caso deve usar um serviço tipo dyndns, ele vai publicar seu ip como um nome.
- Segundo problema, se voce não tem ip fixo então as portas para os serviços normais da internet estão bloqueadas (80,21,110, etc), voce terá que usar uma porta alternativa tipo 8080 no servidor de web.

O resto deve ser tranquilo, se tiver alguma dúvida, me manda uma MP.