PDA

View Full Version : VPN no DD-WRT - COMO CONFIGURAR

oxbox
06-05-2010, 09:55 AM
Instruções genéricas pra configurar uma VPN PPTP no DD-WRT:
www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Static_PPTP_VPN_Client

Instruções genéricas pra configurar uma VPN OpenVPN no DD-WRT:
www.dd-wrt.com/wiki/index.php/OpenVPN

Seção VPN inteira da Wiki:
www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Category:Tunneling

Vale a pena dar uma olhada no forum do DD-WRT pra outras dicas.

Lembrando que não são todos os builds DD-WRT que suportam PPTP/OpenVPN. PPTP é suportado em todos, MENOS nas Micro. Já o OpenVPN só nos builds VPN, Big e Mega. Veja quais builds seu roteador suporta carregar e use o adequado. Se você usar um servidor VPN PPTP facilita.
Veja as tabelas "build features" desse link:
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/What_is_DD-WRT%3F
Veja linhas PPTP Client e OpenVPN versus o build que suporta nas colunas.

Segue exemplo......o tutorial é para o ACEVPN com cliente OpenVPN. Pra outros servidores será semelhante, só mudar servidor/usuário/senha/certificado.

DD-WRT em modo roteador:
http://www.acevpn.com/knowledge-base/configure-ace-vpn-on-dd-wrt-router/
(alternativa: http://viewer.zoho.com/docs/gcbdpf )

DD-WRT em modo AP Client:
http://www.acevpn.com/knowledge-base/configure-ace-ssl-vpn-on-dd-wrt-router/
(alternativa: http://viewer.zoho.com/docs/zcccac1 )

nnn1965tt
06-05-2010, 10:49 AM
Tenho um Dlink DIR600 c/ firmware DD-WRT, porém não estou conseguindo configurar o VPN.

Criei login e senha no ultravpn.fr mas não consigo configurar os dados no roteador:confused:

oxbox
06-05-2010, 10:56 AM
Tenho um Dlink DIR600 c/ firmware DD-WRT, porém não estou conseguindo configurar o VPN.

Criei login e senha no ultravpn.fr mas não consigo configurar os dados no roteador:confused:

o DD-WRT tem builds simplificados que não incluem o cliente VPN por padrão. O que é carregado no DIR-600 é um desses? Dê uma olhada....(ver edit abaixo)

existem alguns padrões distintos de VPN. O DD-WRT suporta cliente PPTP e OpenVPN. Veja qual é o do seu servidor VPN (PPTP é mais leve e mais fácil configurar e pra uso de CS é suficiente).

já deu uma procurada no forum do DD-WRT? Lembro de ver no passado por lá uns tutoriais pro ItsHidden. Talvez ajude pra esse servidor VPN que você escolheu.

EDIT: o build DD-WRT carregado por padrão no DIR-600 é o STD. Esse build só tem cliente PPTP. Então somente servidores VPN que trabalham com PPTP (é a maioria) poderão ser configurados nele. Não conseguirá configurar um servidor usando OpenVPN.

oxbox
06-18-2010, 08:45 PM
Mais alguns tutoriais de como configurar o DD-WRT tanto com OpenVPN quanto PPTP:
http://www.vpnblog.net/au-sujet-des-routeurs-vpn/

oxbox
06-22-2010, 02:42 AM
Mais um tutorial tanto pra OpenVPN quanto pra PPTP:
www.plugngeek.net/anti-hadopi-5-le-routeur-maison

leoloko69
06-28-2010, 05:55 PM
Configurando PPPOE + VPN CLIENT (PPTP)

Dados de Referência
VPN Server: www.vpnpop.com
Type: PPTP
Router A: D-Link DSL-2640b (Modem)
Router B: DIR-600 com firmware alternativo DD-WRT v24-sp2 (04/23/10) Build 14311
Modo de conexão do router B: Roteador (Não está como AP Client)

Configurações do Router A
IP: 192.168.1.1
MASK: 255.255.255.0
Connection Type: PPPOE LLC (ele mesmo se conecta na internet)
DHCP Server: Enable
DHCP IP Range: 192.168.1.2 até 192.168.1.254

Configurações Router B (DD-WRT)
O router A está conectado no Router B através da porta LAN do router A até a porta WAN do router B, ou seja, ele está utilizando o Router A para saída WAN apartir do router B. Logo abaixo é importante observar que o Router B está em uma faixa diferente do Router A, sendo o A 192.168.1.0 e o B 192.168.2.0

Setup -> Basic Setup
IP: 192.168.2.1
MASK: 255.255.255.0
GATEWAY: 192.168.1.1
DNS: 192.168.1.1
WAN Connection Type: Automatic Configuration - DHCP (Aqui ele vai utilizar o router A para obter o ip da WAN e dar acesso a internet no Router B)
STP: Disable
DHCP Server: Enable
DHCP IP Range: 192.168.2.100 até 50 users, ou seja 192.168.2.149

Setup -> Advanced Routing
Certificar-se de que a opção Gateway está selecionada em Operation Mode, clicar abaixo em "Apply Settings"

Nesse momento se você estiver conectado na porta LAN do router B e renovar seu IP para obter o endereço novo da faixa 192.168.2.0, você já estará navegando na internet, porém sem VPN ainda.

Security -> Firewall
SPI Firewall: Disable

Services -> VPN
PPTP Client: Enable
Server IP or DNS Name: IP do VPN Server (No meu caso o ip do vpnpop, use o ip mesmo ao invés do nome)
Remote Subnet: 0.0.0.0
Remote Subnet Mask: 0.0.0.0
MPPE Encryption: mppe required,no40,no56,stateless
MTU: 1450
MRU: 1450
NAT: Enable
User Name: seu user do vpn server
Password: Sua senha do vpn server

* Nesse momento, já deveria funcionar, porém aqui não funcionou, exigindo então a criação de uma rota, então bamos adelante:

Administration -> Commands

Copiar o seguinte script (Script retirado da internet) na caixa de texto:

# Get the number of IP addresses of the PPTP server
no_of_ip=`nslookup $1 | grep "ip_do_seu_vpn_server" | sed "1d" | wc -l`

# Save all IP addresses of the PPTP server to a temp file
nslookup $1 | grep "ip_do_seu_vpn_server" | sed 1d > /tmp/fstmp

# Get the address of the default gateway from routing table
default_gateway=`route -n | grep '^0\.0\.0\.0[ \t]\+[1-9][0-9]*\.[1-9][0-9]*\.[1-9][0-9]*\.[1-9][0-9]*[ \t]\+0\.0\.0\.0[ \t]\+[^ \t]*G[^ \t]*[ \t]' | awk '{print $2}'`

# Exclude the IP addresses of the PPTP server from routing table
j=0
while [ "$j" != "$no_of_ip" ]
do
let m=j+1
ip=`sed -n "$m"p /tmp/fstmp | cut -f3 -d" "`
route add $ip gw $default_gateway
let j+=1
done

rm /tmp/fstmp

Substitua os trechos "ip_do_seu_vpn_server" pelo ip do seu vpn server, lembrando de usar o ip mesmo ao invés do nome.

Após digitar o script, clicar no botão "Save Custom Script", em seguida copiar o outro script na caixa de texto:

sleep 30
/tmp/custom.sh ip_do_seu_vpn_server

Após copiar clicar em "Save Startup"

Após este procedimento, vá em Administration -> Management e no final da página clique em "Reboot Router"

Quando seu router B voltar, você já deverá navegar através da VPN.

Este modo que configurei faz com que todo equipamento conectado nas portas LAN do Router B, naveguem através da VPN.

Como este modelo do Router A tem 4 portas LAN, eu posso ligar o que eu desejar nas portas do Router A que eu navegarei por fora da VPN, ou seja:

Router B: Navegar com VPN
Router A: Navegar sem VPN

Outro detalhe importante de mencionar, eu ainda não testei o CS, pois como não estava conseguindo configurar nem corri atrás de server ainda, agora que está tudo ok vou atrás de um server céu, se alguém puder indicar eu agradeço, estou com o AZ-AMERICA S812.

Mais um detalhe, na configuração do Router B eu desabilitei o firewall, porém deve ter como deixar habilitado, na verdade eu nem testei com ele habilitado... hehehe

Espero ter ajudado, se faltar alguma coisa vocês podem ir falando e eu vou ajustando.

OBS: Testei com o server itshidden e não funcionou não sei pq, o ideal seria que vocês ajudassem e testassem outros server, pois eu achei que esse vpnpop era 100% free, porém parece ser free/trial, por outro lado é um VPN PPTP, então com outros deve funcionar tb.

natonatonato
06-28-2010, 11:07 PM
leoloko69

Acabei de testar no pr.ivacy.com. Não funcionou.

Meu setup é um pouco diferente:

Um DLS-G264T como modem e AP para o comp. da casa.
Um DIR600 como AP (outra SSID, mesma faixa de ip) para os CS.
Um DIR600 como repeater bridge em cada S900.

Todos usam a mesma faixa de IP 10.1.1.X

Meu intuito era colocar o DIR600 que funciona como AP tunelando toda as conexões através dele, ou seja, a dos CS e quando eu algum micro conectasse nele.

lgobbo
06-29-2010, 12:51 AM
Fiz o teste no anonine.net e no vpnpop.com, ambos sem sucesso,
Tem algum status de conexão no VPN no dd-wrt ? alem de testar qual o ip de conexão externamente ?

natonatonato
07-04-2010, 07:19 PM
Ninguém conseguiu nada de novo ?

gefex
07-06-2010, 11:28 PM
Pessoal, já tenho a solução ..... Vou fazer um tutorial e colocar aqui..... To tão contente que resolvi vir aqui compartilhar a alegria por eqto.... o tutorial irei fazer em breve..... AGUARDEM....

natonatonato
07-22-2010, 10:42 PM
Pessoal, já tenho a solução ..... Vou fazer um tutorial e colocar aqui..... To tão contente que resolvi vir aqui compartilhar a alegria por eqto.... o tutorial irei fazer em breve..... AGUARDEM....

gefex ... esqueceu o tuto???
De uma força aí, porque já perdi as esperanças.

Abraço!

gefex
07-26-2010, 06:46 PM
Não... nao esqueci nao.... so peço um tempo... to meio atrapalhado ultimamente... vou ver se essa semana eo posto o tuto... aguardem....

vitroller
07-27-2010, 11:51 AM
Caros.
Fiz a VPN funcionar ontem com dois roteadores Linksys (dd-wrt).
Configurei o segundo roteador com OpenVPN client do servidor ivacy.com pago.
Router A 192.168.1.1 (conectado via cabo ao modem)
Router B 192.168.2.1 (com via wireless com gateway 192.168.1.1) - cliente OpenVPN.
Dessa forma se conectar no Router A via wireless ou cabo, acesso sem VPN. Se me conectar via cabo no Router B, acesso através da VPN.
O único pequeno problema é que preciso discar manualmente no Router B via ssh para conectar no servidor vpn, mas vou colocar um script para conectar automaticamente.

Não... nao esqueci nao.... so peço um tempo... to meio atrapalhado ultimamente... vou ver se essa semana eo posto o tuto... aguardem....

oxbox
07-27-2010, 12:42 PM
Caros.
Fiz a VPN funcionar ontem com dois roteadores Linksys (dd-wrt).
Configurei o segundo roteador com OpenVPN client do servidor ivacy.com pago.
Router A 192.168.1.1 (conectado via cabo ao modem)
Router B 192.168.2.1 (com via wireless com gateway 192.168.1.1) - cliente OpenVPN.
Dessa forma se conectar no Router A via wireless ou cabo, acesso sem VPN. Se me conectar via cabo no Router B, acesso através da VPN.
O único pequeno problema é que preciso discar manualmente no Router B via ssh para conectar no servidor vpn, mas vou colocar um script para conectar automaticamente.

Legal. Se der pra escrever tutoriais pra ajudar a galera aí é interessante.

vitroller
07-27-2010, 04:50 PM
Ox,
Na verdade acredito que o maior problema que o pessoal está enfrentando é identificar quais equipamentos suportam VPN CLIENT. Muitos não sabem que não tem absolutamente nada a ver com VPN PASS THROUGH.

Seguem algumas dicas:
Certifiquem-se que seu equipamento suporta o modo VPN CLIENT !
Um roteador com excelente custo-benefício é esse:
http://cgi.ebay.com/Linksys-WRT54G-RG-8M-32M-DD-WRT-2-4-Mega-WRT54GS-3-0-/250657814247?cmd=ViewItem&pt=COMP_EN_Routers&hash=item3a5c5eb6e7
Trata-se de um LINKSYS WRT54GS ver3.0 (32MB de memória) já com DD-WRT versão completa (mega) instalado e testado. Sai por U$58.00 + frete.

Para configurá-lo como modo CLIENT é bastante simples. Basta seguir fielmente as instruções deste link:
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Client_Mode_Wireless
A partir deste ponto, já deve ser possível acessar a internet conectado ao seu novo router sem VPN.
Em seguida, com uma conta em algum servidor VPN já criada e testada, deve ser feita a configuração do roteador como um VPN CLIENT.
Na maioria dos roteadores, existe a opção PPTP Client ou OpenVPN Client. Estas configurações geralmente são bem detalhadas no próprio servidor VPN no qual foi criada a conta: VPNPOP, StrongVPN, Ivacy.com, etc. Nestes sites encontram-se as instruções necessárias para estas configurações.
Não testei nenhum serviço gratuito. Optei pelo pacote do Ivacy.com de U$0.65 por 1GB, sem tempo para expirar.

Ideal para acesso ao email ou internet banking através de redes não-seguras ou outras utilizações de pequeno tráfego. :)

ijskywalker
07-30-2011, 03:06 AM

gefex, pelo amor de deus o tuto, já fiz tudo, instalei e configurei DD-WRT nos dois roteadores, o client já está funcionando perfeitamente, Qos já configurado no AP, estou empacado no VPN, nada funciona, já estou enlouquecendo, preciso saber como conseguiu!!!! Espero que seja PPTP Client, pois os meus routers não suportam OpenVPN!!! INICIO A CAMPANHA: TUTO DO GEFEX JÁ! KKKKK:D