PDA

View Full Version : QoS no TP-LINK TL-WR642G - COMO CONFIGURAR

Pacifico
06-05-2010, 10:35 AM
Tenho interesse em saber como configurar o QoS e como devo proceder..
Já sei que é possível porque o manual do modelo mais simples ver 1.0 ( I ) diz que sim ( página 53 ), vejam o endereço para download do manual em anexo.

http://www.tp-link.com/english/soft/200977200931.pdf

Para os Leigos: este procedimento ajuda a eliminar as paradinhas em CS configurando o seu roteador de maneira que haja prioridade e exclusividade em velocidade para IPs e portas utilizadas pelo seu decoder de TV.

Pacifico
06-05-2010, 11:23 AM
Como saber de que maneira setar a banda correta já que sei que o cabo de rede do meu Deco está na saída física RJ-45 n. 01 do Roteador?
Parece fácil a configuração mas neste âmbito sou apenas usuário......vou continuar lendo o manual para tentar descobrir...

Quem souber manda as dicas ai OK....

oxbox
06-05-2010, 11:34 AM
O QoS desse roteador não é por porta física. É só por IP de máquina do lado LAN dele.

Pelo que dei uma lida você vai precisar fazer:

1-configurar o roteador pra dar sempre o mesmo IP pro seu AzAmerica (veja nas opções/manual se dá pra forçar sempre um mesmo IP pra um MAC específico....e aí veja o MAC do seu Az e force o IP dele). Se ele não tiver como fazer isso, você deverá desativar a opção de dar IP automático dele e só usar IPs manuais. Aí em cada um dos seus PCs, notebooks, Az você vai configurar manualmente um IP único pra cada um.

2-ligue o QoS
3-especifique se é ADSL ou outro
4-especifique o quanto você tem de internet (no manual não fala nada e isso é importante, mas deve ser de download....dica prática: coloque uns 90% do que o seu provedor fala que te vende)
3-especifique o IP do seu Az no início e fim da faixa
4-selecione a opção de banda mínima pro IP do Az
5-coloque uma banda um pouco maior do que a utilizada pelo CS (o ideal seria medir quanto o CS tá gastanto....se não medir, chuta uns 50kbps que deve dar com boa sobra)
6-habilite o IP do Az e salve a configuração

Pacifico
06-06-2010, 10:08 AM
Bom dia Oxbox..

Tudo que você descreveu está sob controle e perfeitamente entendido, já dominei a questão no meu roteador, porém surgiu um empasse veja.

No meu caso o meu provedor de serviços de CS não fornece IPs, fornece algo como:

endereço.cardsharing.orv
Porta: 99000
user: nextxx
senha: na esperança
chave: 0102030405060708091011121314

E agora o que colocar naquela tabela de IPs - QoS...
voltei a estaca zero porque não encontrei IPs na tela de configuração do DHCP só a porta, acredito que algum IP está sendo usado mas como descobrir?

Obs: tenho um S900HD existe um IP + Mascara + DNS lá, porêm está em cinza.......seria este...mas está fora da tela de config. de DHCP?

Obrigado...

oxbox
06-06-2010, 10:26 AM
Cara, tem que seguir o que escrevi no post anterior. Ele já tá no passo a passo. Só o passo 1 que não tá detalhado, mas aí é você dar uma mexida no seu roteador, ler manual dele, etc. Você precisa de alguma força fazer o roteador dar sempre o mesmo IP pro S900. E você quem determina esse IP (mas coerente com a subrede dele).

Esse modelo de roteador só permite configurar o QoS em cima dos IPs que ele distribui pra máquinas da sua rede. Então pouco importa o servidor CS ou qualquer outra coisa que se conecte na internet. O foco é a sua rede (LAN).

Esmiuça o ponto 1 do meu post que a partir daí vc faz facil. Só seguir do 2 ao 6.

Pacifico
06-08-2010, 09:46 AM
Este modelo possui 4 versões ( V1 - V2 - V3 - V4 ), algumas delas possuem a função de QoS, mas a dúvida é:

Qualquer hardware lançado com este modelo aceitaría o firmware com a função QoS?

As firmwares já baixei estão comigo porém não tenho certeza se posso instalar, será que não vai dar problema....?
O fabricante não identifica no modelo se há diferença de hardware, no meu caso uso a versão 3 ( V3 ) e o modelo é o TL-WR642G.

Se alguém souber a quem devemos consultar nos informe, o fabricante não me respondeu até o momento eu já tentei...

Grato...

oxbox
06-08-2010, 01:00 PM
Opa! Devagar!

Uma coisa é versão de firmware pra um mesmo equipamento. Para melhorias e correções de problemas no software anterior, a ser usado exatamente no mesmo equipamento.

Outra coisa é versão de hardware! Um equipamento continua usando a mesma identificação de modelo, mas por algum motivo o fabricante lança na real o novo internamente com construção um pouco diferente. (e aí obrigatoriamente cada um vai ter suas várias versões de firmware e elas não se misturam)

Se o modelo tem várias versões de hardware e você baixar uma versão de firmware que é para uma versão de hardware e colocar no outro hardware você vai matar o equipamento! Ou no mínimo fazer ele operar de forma indevida.

Veja com cuidado pra não confundir as coisas!

Pacifico
06-08-2010, 11:55 PM
Se o modelo tem várias versões de hardware e você baixar uma versão de firmware que é para uma versão de hardware e colocar no outro hardware você vai matar o equipamento! Ou no mínimo fazer ele operar de forma indevida.

Veja com cuidado pra não confundir as coisas!

OK.....o fabricante fez contato por telefone e email hoje, me mandou um firmware mas estava errado, veio a versão de uma placa de rede, pediram para que eu aguardasse o envio de um outro.......segundo eles dá para colocar em todos porém só o V4 saíu com o QoS...assim que eu receber eu colocarei à diposição para todos aqui na área específica do roteador em "AVANÇADO" OK.

Pacifico
06-14-2010, 10:30 AM
Solicitei ajuda do fabricante para substituição do firmware, meu roteador é o modelo da versão V3.
Fiz a instalação do firmware do TP-Link WR642G TL-WR64xG_v3_080628 conforme orientação do fabricante, na tentativa de verificar se a nova versão teria o QoS.
Para minha surpresa esta versão também não inclui o parâmetro desejado, em contato posterior, me informaram que só a versão V4 possui o tal parâmetro QoS.

É possível saber a versão do seu firmware na etiqueta do seu roteador, colada na parte inferior do mesmo, ou então na sua configuração via RJ-45 através do seu brouser no endereço 192.168.1.1 ( enter ).

Espero ter ajudado.

Pacifico
06-14-2010, 07:05 PM
Dear customer,

Thank you very much for your email requesting information about our product.
I am sorry if your hardware version is v3,I am sorry to tell you that it do not support IP QOS.
If you need any further help please feel free to contact me.
Best Regards
-----------------------------
Henry.Yang
Technical Support Engineer
TP-LINK TECHNOLOGIES CO., LTD.
MSN: callup123[at]sina.com
E-mail: Henry.Yang[at]tp-link.com
Tel: +1 866 225-8139
+86 755-2650-4400
Website: www.tp-link.com/support/Support.asp

Pacifico
06-22-2010, 07:37 PM
Se alguém souber de FIRMWAREs alternativos nos avise, caso contrário somente os usuários da versão 4 farão uso do QoS.
Já reclamei com o fabricante, vamos aguardar para ver se há alguma solução futura...

Pacifico
07-20-2010, 06:38 AM
Para quem tem o TL WR642G sem QoS, nele ha muitas protecoes, o usuario deve sempre ler o manual para se inteirar mais.
E possivel protege-lo de intrusos usando as funçoes de Security e tambem no Wireless.
Quem tiver duvidas me solicite.

giovanifariassa
07-31-2010, 04:28 PM
Prezado Pacifico, tenho um tplink wr642g versão 4.0 estou apanhando um pouco, pois agora um cs embromatel e uso o pc para utorrent, gostaria de fazer a divisão, pois tenho um lentox de 600 k aqui em varginha/sul de minas gerais, e pelo que eu li, o importante não é a quantidade para o cs , e sim a qualidade. você pode me ajudar ? um grande abraço para você e para o OX (que manja muito) e sua contribuição é importante para o forum. Giovani